5 inovações de
Montadoras que
Não deram certo

por AutoPapo

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AutoPapo | Notícias

Como todo o mercado, as montadoras
também se arriscam lançando novas
tecnologias. O sucesso, ou não, da ideia
vem da aceitação do público

Tentativa e erro

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São muitas as ideias mal recebidas. Sendo
assim, o AutoPapo listou cinco delas para
refrescar a memória sobre equipamentos
que não pegaram

Lista

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Há 15 anos, ter uma tela no painel era
coisa de carro de luxo. O primeiro carro nacional
a trazer um navegador embutido, com tela
monocromática, foi o Fiat Linea

GPS integrado
ao rádio

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O médio foi lançado dois anos mais tarde e
trazia em sua versão topo de linha uma central
multimídia, que mostrava um mapa para o GPS

GPS integrado
ao rádio

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Apesar do GNV ter um custo por quilometro
rodado menor do que o da gasolina/etanol, é
preciso investir no kit de conversão e correr o
risco de ter problemas no futuro

GNV de fábrica

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Os fabricantes já tentaram pegar esse público
oferecendo kits de conversão vindo de terceiros
e certificados pela fábrica

GNV de fábrica

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A estreia da injeção eletrônica no Brasil foi em
1989 e começou por modelos mais caros: VW
Gol GTi e Kadett GSI eram hatches esportivos
com preço elevado

Carburador eletrônico

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Um meio termo encontrado foi o carburador
eletrônico. Ele custava menos que um sistema de
injeção e agregava um gerenciamento eletrônico
ao antigo carburador

Carburador eletrônico

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Em 1987 a Honda lançou o primeiro sistema de
esterçamento nas quatro rodas. O sistema era
mecânico e tornava o carro mais fácil de
manobrar

Esterçamento
passivo na traseira

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Esterçamento
passivo na traseira

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Uma solução mais barata foi criada pela
Citroën, com o esterçamento passivo das rodas traseiras. Mas quando as buchas estavam gastas...

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Nos anos 2000, a Fiat não queria ficar atrás da
concorrência e lançou o Stilo Dualogic. Era
mais barato que um automático tradicional
com conversor de torque

Monoembreagem

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Mas o custo de compra menor não foi o suficiente
para fazer os automatizados caírem nas graças
do povo. Os trancos na troca de marcha
traumatizaram os clientes

Monoembreagem

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