10 dicas para usar o
Câmbio automático

por AutoPapo

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Em um passado não tão distante, carro com
câmbio automático tinha estigma de
manutenção cara e consumo bem mais
elevado de combustível

Má fama

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Hoje, o item é praticamente majoritário em alguns segmentos, como o de sedãs e SUVs médios. Sendo assim, deixamos aqui 10 dicas caso já tenha ou vá ter no futuro:

Como usar?

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Acionamento do freio é praticamente obrigatório
na hora de ligar um carro automático. É um
sistema de segurança que os veículos ATs trazem
justamente para evitar acidentes

Pé no freio

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A sugestão é você meio que esquecer e parar
sua perna esquerda. Articulando bem o joelho,
encoste o calcanhar embaixo do assento ou
repouse a perna nos descansa-pé

Perna esquerda…

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“P” – (“park” – estacionar)
“R” – (“reverse” – marcha-a-ré)
“N” – (“neutral” – neutro/ponto morto)
“D” – (“drive” – dirigir)

Letras e funções

3

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O ideal é você fazer movimentos suaves e seguir uma rotina na hora de sair ou estacionar. O Boris já deu essa dica. Veja o vídeo:

Na ordem e
com leveza

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Nada de pousar a mão sobre a manopla do
câmbio automático. Também mudar a todo
momento a posição da caixa sobrecarrega
os componentes da transmissão

Deixe quieto!

5

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Alguns câmbios automáticos oferecem opções
como “L” (“low” – baixa) e “3”, “2” e “1”. Elas são
boas de usar em declives, pois funcionam como
um freio-motor

“L” e números?

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Geralmente, não. A não ser que seu carro
tenha modos de condução que, além de elevar
os giros do motor, atuem na direção, câmbio,
gerenciamento eletrônico e suspensão

“S” é potência?

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Utilize as mudanças sequenciais na estrada e
em trechos de serra com muitas curvas. Você
irá segurar melhor o carro e ajudará nas
ultrapassagens

Trocas sequenciais

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Para essa opção de mudanças sequenciais, é
necessário colocar o câmbio na posição “M” ou
deslocar a manopla. No quadro, deverá
aparecer o número da marcha

Como brincar
de play station?

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Na hora de retomadas ou de fazer
ultrapassagens, pise fundo no acelerador. Assim
a central eletrônica entenderá a necessidade
de uma aceleração mais vigorosa

Kickdown

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Não se desespere! Veículos com esse tipo de
transmissão geralmente trazem uma plaqueta
removível que destrava o sistema e deixa o
carro solto

Enguiçou, e agora?

Bônus