Disputa de sedãs: novo Civic encara Corolla e Jetta

por AutoPapo

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 O novo Civic chegou para abalar as
 estruturas do segmento de sedãs médios.
 A começar pelo preço de R$ 244.900, bem
 mais caro que os rivais do segmento.

Novidade

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 Mas a 11a geração do sedã médio da
 marca japonesa também chegou cheio de
 marra no que diz respeito à tecnologia.

Sedã

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 Com um conjunto híbrido mais elaborado
 e vários itens de auxílio à condução, o novo
 Civic subiu a régua na categoria de sedãs
 médios.

Híbrido

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 Ao mesmo tempo, o exemplar da Honda
 não fica tão à frente em outros quesitos,
 de seus concorrentes Toyota Corolla e
 Volkswagen Jetta GLI.

Concorrentes

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 Se você quer preço, não tem para onde
 correr. Produzido no Brasil, o Corolla é
 imbatível nesse sentido.

Preço do novo Civic assusta

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 E trazemos para essa comparação as
 versões híbridas do carro da Toyota, que
 custam R$ 180.990 na Altis Hybrid e
 R$ 190.590, na Altis Hybrid Premium.

Comparação

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 Já o Jetta GLI, versão única do Volks que
 tem uma proposta esportiva e motor
 puramente a combustão, chega do México
 pelo preço de R$ 226.990. 

Jetta

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 O Corolla ainda se sobressai no pós-venda.
 Sinônimo de carro que não dá problema, o
 sedã, em suas variantes híbridas, tem um custo
 total das quatro primeiras revisões de R$ 3.523.

Pós-venda

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 O sistema híbrido é um capítulo à parte no
 novo Civic. Isso porque ele não é um híbrido
 convencional, onde combustão e
 eletricidade trabalham juntos sob demanda.

Tecnologia

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 No caso do Honda, o esquema e:HEV tem
 três modos de operação que permitem
 maiores alternâncias no funcionamento e,
 consequentemente, mais eficiência.

e:HEV

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 Para começar, o motor a combustão do novo
 Civic é um 2.0 aspirado de 143 cv e 19,1 kgfm.
 Aliado a ele há um motor elétrico que traciona
 as rodas e que gera 184 cv e 32,1 kgfm

Motor

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 Como funciona esse sistema e:HEV? São três
 modos de condução. No EV Drive, o novo Civic
 anda como um carro zero combustão, com
 apenas o motor elétrico tracionando as rodas.

Como funciona?

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 No Hybrid Drive, apesar do nome, a unidade a
 combustão ainda não movimenta diretamente
 as rodas. Em vez disso, fornece energia para o
 pequeno gerador alimentar as baterias. 

Gerador

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 Já o Corolla Hybrid se vale de um sistema
 híbrido “raiz”, onde há uma alternância
 entre combustão e elétrico no
 tracionamento do carro. 

Corolla Hybrid

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 O Jetta GLI, por sua vez, vai de combustão
 mesmo. E que combustão! No fim do ano,
 o sedã esportivo teve o 2.0 turbinado de
 quatro cilindros recalibrado.

Jetta GLI

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 Confira as médias, com gasolina, de
 acordo com os padrões do Programa
 Brasileiro de Etiquetagem Veicular do
 Inmetro.

Consumo

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Honda Civic

Consumo rodoviário: 15,9 km/l

Consumo urbano: 18,3 km/l

01

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Toyota Corolla Hybrid

Consumo rodoviário: 12,2 km/l

Consumo urbano: 13,6 km/l

02

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Volkswagen Jetta GLI

Consumo rodoviário: 12,2 km/l

Consumo urbano: 9,9 km/l

03

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 Em termos de conforto a bordo, os três
 sedãs quase têm um empate técnico. O
 espaço interno é bem similar entre os
 modelos.

Conforto e equipamentos

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 Civic e Corolla priorizam um rodar
 confortável, com ajuste mais macio da
 suspensão, enquanto o Jetta GLI tem
 calibragem firme.

Ajustes

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 No acabamento, o Corolla tem um padrão
 mais sofisticado nesta nova geração. O
 Jetta, como boa parte dos VW, decepciona
 um pouco nesse quesito.

Acabamento

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 Nos equipamentos, o Civic se sobressai. O
 sedã é importado em versão única com a
 última atualização do Honda Sensing, o
 pacote de itens de auxílio ao motorista.

Honda Sensing

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 Aqui não tem para ninguém. O Jetta GLI
 traz aquela mecânica de respeito da
 engenharia alemã com o tempero
 esportivo.

Desempenho

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 O motor TSI com injeção direta esbanja força
 e seus 231 cv e 35,7 kgfm garantem um 0 a 100
 km/h em 6,7 segundos, além de retomadas
 com força de sobra em baixos giros.

Motor TSI

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