por AutoPapo
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Carro turbo e automático, para muita gente, já
é um caminho sem volta. Quem tem o primeiro
contato com a transmissão que dispensa o
pedal da embreagem fica mal acostumado...
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Assim como um veículo com motor turbinado.
Então, que tal comparar três opções que
reúnem esses dois atributos? Colocamos na
mesa Onix, HB20 e Polo.
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Separamos versões dos compactos com
motor turbo e câmbio automático, mas
com preços próximos.
Volkswagen Polo Comfortline 1.0 170 TSI AT: R$ 101.990
Hyundai HB20 Comfort 1.0 TGDI AT: R$ 100.390
Chevrolet Onix LTZ Turbo AT: R$ 100.690
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Todos os concorrentes são 1.0 turbinados e
três-cilindros e, apesar de ter perdido
potência, o Polo 2023 ainda se sobressai
nesse quesito justamente graças ao motor TSI.
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São 116 cv de potência com etanol e 109 cv
com gasolina, mas com acelerações
bastante espertas e pontuadas pelo
câmbio automático de seis marchas
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O Onix turbo de 116 cv é mais ligeiro. Faz o 0 a
100 km/h em 10,1 segundos, contra 10,5
segundos do Polo. O HB20, apesar de mais
potente (120 cv), é o mais lento: 10,7 s.
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Porém, falta pimenta nas arrancadas do Onix,
que não são tão impetuosas como as do Polo,
que se sobressai também nas retomadas,
graças ao torque disponível nas 1.750 rpm.
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Mas na questão da retomada, o mais
ligeiro acaba sendo o HB20, com seus 17,5
kgfm a 1.500 giros.
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No consumo, conforme avaliações do Inmetro
para a Tabela 2022 do PBEV, o Polo se mostra
o mais eficiente em todos os ciclos e com
qualquer um dos combustíveis.
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A construção do Polo, feito sobre a cultuada
plataforma MQB, resulta em um carro muito
na mão e no chão. O modelo tem acerto
firme e encara curvas como poucos.
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O Onix e o HB20, por sua vez, têm uma pegada
mais suave. Não que sejam carros inseguros,
mas o hatch da Hyundai passa uma sensação
de carroceria que rola mais nas curvas.
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Recentemente remodelado, o HB20 de segunda
geração tem capricho e design na cabine. Claro
que não é o suprassumo do revestimento, mas
as partes plásticas aparentam qualidade.
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Neste quesito, o Onix também agrada. Quem
decepciona mesmo é o Polo que, apesar de
ter melhorado, ainda abusa de muito
revestimento que aparenta simplicidade.
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Em espaço, porém, o Polo ganha um pouco
dos rivais, com mais oferta de vão para
pernas e joelhos de quatro ocupantes, além
de posição de dirigir mais ergonômica.
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O isolamento acústico do HB20 também
melhorou bastante na renovação de meia-
vida, enquanto o Onix mantém um silêncio
digno a bordo, seguido do Polo.
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No espaço do porta-malas, os compactos
da Hyundai e da VW empatam nos 300
litros, enquanto o Onix fica atrás, com 275 l.
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Em segurança, o trio tem em comum os
controles eletrônicos de estabilidade, tração e
subidas. Onix e HB20 são equipados com 6
airbags, enquanto o Polo Comfortline vem com 4.
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Câmera de ré só o GM tem, mas o Volks
tem o sensor de estacionamento traseiro,
itens inexistentes no exemplar da marca
coreana.
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Fora as bolsas, o Polo se sobressai em itens de
segurança. É dotado de vetorização de torque,
faróis full LED com ajuste de altura,
monitoramento da pressão dos pneus e DRL.
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No conforto, a versão intermediária do
hatch da marca alemã é o único com
saídas do ar-condicionado para o banco
traseiro e troca de marchas no volante.
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O carro da Chevrolet é o único entre os três a
ter banco traseiro bipartido, faróis de neblina
e luz no porta-malas. O HB20 não oferece
ajustes de altura e profundidade do volante.
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A central multimídia dos três merece elogios. A
MyLink com tela de 8” é intuitiva, porém ainda
não permite conexão sem fio com Android Auto e
Apple CarPlay como na blueMedia e na VW Play.
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O compacto da GM supera o Hyundai no total
das revisões com preço fixo até os 60 mil km
por menos de R$ 100. O Polo se mostra com
preços bem fora da curva para o segmento.