Onix, HB20 e Polo disputam quem é o melhor automático turbinado

por AutoPapo

NOTÍCIAS

AutoPapo | Notícias

 Carro turbo e automático, para muita gente, já
 é um caminho sem volta. Quem tem o primeiro
 contato com a transmissão que dispensa o
 pedal da embreagem fica mal acostumado...

Carro automático

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Assim como um veículo com motor turbinado.
 Então, que tal comparar três opções que
 reúnem esses dois atributos? Colocamos na
 mesa Onix, HB20 e Polo.

Motor turbo

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Separamos versões dos compactos com
 motor turbo e câmbio automático, mas
 com preços próximos.

Versões 

Saiba mais

Preços de Onix, HB20 e Polo

Volkswagen Polo Comfortline 1.0 170 TSI AT: R$ 101.990

Hyundai HB20 Comfort 1.0 TGDI AT: R$ 100.390

Chevrolet Onix LTZ Turbo AT: R$ 100.690

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Todos os concorrentes são 1.0 turbinados e
 três-cilindros e, apesar de ter perdido
 potência, o Polo 2023 ainda se sobressai
 nesse quesito justamente graças ao motor TSI.

Desempenho e consumo

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 São 116 cv de potência com etanol e 109 cv
 com gasolina, mas com acelerações
 bastante espertas e pontuadas pelo
 câmbio automático de seis marchas 

Polo 

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 O Onix turbo de 116 cv é mais ligeiro. Faz o 0 a
 100 km/h em 10,1 segundos, contra 10,5
 segundos do Polo. O HB20, apesar de mais
 potente (120 cv), é o mais lento: 10,7 s.

Velocidade

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Porém, falta pimenta nas arrancadas do Onix,
 que não são tão impetuosas como as do Polo,
 que se sobressai também nas retomadas,
 graças ao torque disponível nas 1.750 rpm.

Arrancadas 

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Mas na questão da retomada, o mais
 ligeiro acaba sendo o HB20, com seus 17,5
 kgfm a 1.500 giros.

HB20

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 No consumo, conforme avaliações do Inmetro
 para a Tabela 2022 do PBEV, o Polo se mostra
 o mais eficiente em todos os ciclos e com
 qualquer um dos combustíveis.

Consumo 

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 A construção do Polo, feito sobre a cultuada
 plataforma MQB, resulta em um carro muito
 na mão e no chão. O modelo tem acerto
 firme e encara curvas como poucos.

Comportamento dinâmico

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 O Onix e o HB20, por sua vez, têm uma pegada
 mais suave. Não que sejam carros inseguros,
 mas o hatch da Hyundai passa uma sensação
 de carroceria que rola mais nas curvas.

Onix e HB20

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Recentemente remodelado, o HB20 de segunda
 geração tem capricho e design na cabine. Claro
 que não é o suprassumo do revestimento, mas
 as partes plásticas aparentam qualidade.

Conforto e acabamento

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Neste quesito, o Onix também agrada. Quem
 decepciona mesmo é o Polo que, apesar de
 ter melhorado, ainda abusa de muito
 revestimento que aparenta simplicidade.

Simplicidade 

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Em espaço, porém, o Polo ganha um pouco
 dos rivais, com mais oferta de vão para
 pernas e joelhos de quatro ocupantes, além
 de posição de dirigir mais ergonômica.

Espaço interno

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 O isolamento acústico do HB20 também
 melhorou bastante na renovação de meia-
 vida, enquanto o Onix mantém um silêncio
 digno a bordo, seguido do Polo. 

Isolamento

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 No espaço do porta-malas, os compactos
 da Hyundai e da VW empatam nos 300
 litros, enquanto o Onix fica atrás, com 275 l.

Porta-malas

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Em segurança, o trio tem em comum os
 controles eletrônicos de estabilidade, tração e
 subidas. Onix e HB20 são equipados com 6
 airbags, enquanto o Polo Comfortline vem com 4.

Equipamentos

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Câmera de ré só o GM tem, mas o Volks
 tem o sensor de estacionamento traseiro,
 itens inexistentes no exemplar da marca
 coreana.

Câmera de ré 

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 Fora as bolsas, o Polo se sobressai em itens de
 segurança. É dotado de vetorização de torque,
 faróis full LED com ajuste de altura,
 monitoramento da pressão dos pneus e DRL.

Segurança

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 No conforto, a versão intermediária do
 hatch da marca alemã é o único com
 saídas do ar-condicionado para o banco
 traseiro e troca de marchas no volante.

Ar-condicionado

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 O carro da Chevrolet é o único entre os três a
 ter banco traseiro bipartido, faróis de neblina
 e luz no porta-malas. O HB20 não oferece
 ajustes de altura e profundidade do volante.

Ajustes

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 A central multimídia dos três merece elogios. A
 MyLink com tela de 8” é intuitiva, porém ainda
 não permite conexão sem fio com Android Auto e
 Apple CarPlay como na blueMedia e na VW Play.

Multimídia

Saiba mais

AutoPapo | Notícias

 O compacto da GM supera o Hyundai no total
 das revisões com preço fixo até os 60 mil km
 por menos de R$ 100. O Polo se mostra com
 preços bem fora da curva para o segmento. 
 

Manutenção de Onix, HB20 e Polo

Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais

Confira a matéria completa no nosso portal

Saiba mais