Lucro das montadoras: 5 grandes migués da indústria

por AutoPapo

NOTÍCIAS

 A cadeia automotiva é complexa e conta com
 uma política tributária perversa. Mas as
 fabricantes e o mercado também têm
 seus subterfúgios para faturar.

Cadeia automotiva

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 São os "migués automotivos" dos quais as
 montadoras se valem para diferentes
 objetivos, como garantir seu lucro.

"Migués"

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 Faixa de tributação por motor, ajustes para
 poder colocar uma tração 4×4, híbrido-leve
 para se valer de rodízio... Tem muito atalho
 que parece "migué". Veja alguns:

Atalhos

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 Os carros com conjuntos de 1.0 a 2.0, a
 gasolina, são tributados em 13%. Enquanto os
 acima de 2.0 pagam entre 18% e 25%. Esse
 critério vale independente de potência.

Motor 1.0 turbo

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 Em abril de 2022 foi anunciada uma
 redução de 35% na cobrança do IPI para
 picapes, furgões e vans. Aumentando o lucro
 das montadoras. Lobby?

Onda picapeira?

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 A legislação brasileira proíbe carros de passeio
 movidos por motor diesel. Mas a Mercedes deu
 "um jeitinho" para encaixar o SUV ML nas regras
 para veículos de uso produtivo e jipes.

SUV de luxo com motor diesel

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Dados da CNT indicam que o Governo desembolsou R$ 4,8 bilhões com subsídio ao óleo diesel, buscando ajudar os caminhoneiros. Mas beneficiou as montadoras também.

Combustível subsidiado

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Por serem considerados eletrificados, os híbridos-leves ficam livres do rodízio em São Paulo. Isso mesmo sem terem de fato um motor elétrico que traciona as rodas.

Isenção de rodízio para um mero gerador

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