Quando pode desligar o controle de estabilidade?
Recentemente comentei aqui sobre a possibilidade de desligar o controle de tração do carro. Em relação ao de estabilidade, como proceder?
Por Boris Feldman 29/05/20 às 07h30Recentemente comentei aqui sobre a possibilidade de desligar o controle de tração do carro. Em relação ao de estabilidade, como proceder?
Por Boris Feldman 29/05/20 às 07h30Eu respondi há poucos dias a pergunta de um ouvinte querendo saber o por quê de se desligar o controle de tração do carro? O sistema eletrônico que impede as rodas motrizes de patinarem quando se arranca.
E, logo depois, chegou a pergunta de um outro: “para quê, igualmente, que se desliga o controle eletrônico de estabilidade, o ESC, um equipamento tão importante para a segurança?”
É o seguinte: alguns carros esportivos costumam oferecer essa opção de desligar o ESC.
O que só deve ser feito se o motorista quiser testar suas habilidades ou “se divertir” com o carro, provocando sua escorregada nas curvas ou se for com ele para um evento na pista. Pois neste caso, ao invés de ajudar, o ESC atrapalha, pois freia uma roda na curva.
O meu é Hyundai santa-fé, o piloto de tração na apaga, o que fazer, bom dia!
Eu me pergunto se o UOL paga pelas matérias de seus colaboradores… ou se os colaboradores que pagam para colocar matérias…. Nossa… quanta besteira que se lê por aqui…. falta de informações… falta de conhecimento…
Controle de estabilidade funciona e muito bem nas pistas… quem tem dúvida… só lembrar da distancia que a Renault conseguiu na Fórmula 1 tem mais de 30 anos quando colocou os controles eletronicos de estabilidade em seus carros… Sim… na pista… alguns pilotos desligam para poder arriscar um pouco mais nas curvas… e em várias situações off road se desliga tbm…
Não procede a explicação do nosso amigo Boris, pois eu tenho uma Ranger, que como toda pick-up não tem nada de esportivo, e o botão para desligar o controle de tração/estabilidade está lá.
O fato é que existem outras situações onde é desejável o desligamento do controle de tração e estabilidade. De acordo com o manual do fabricante, diz-se que em situações onde eu tenha que tirar o veículo de um lamaçal, por exemplo, ele deve ser desligado.
Também não sei se isso procede. Mas está no manual do fabricante.
Em veiculos 4×4 (tenho um) , em muitas situações de lama é necessário desligar o sistema, pois precisamos que as rodas patinem para poder sair ou ultrapassar atoleiros,que com o sistema ligado não consegue falo por experiencia própria.