Vidros fechados aumentam a segurança dos passageiros

Os vidros fechados ajudam na hora em que o automóvel capota em uma curva, por exemplo, e os ocupantes do veículo são projetados para fora do mesmo

Existem algumas recomendações de segurança que a maioria dos motoristas ignora, por achar que o acidente só acontece com os outros. Então, vai aqui mais uma dica pra ser ignorada pela maioria dos motoristas. Alguns automóveis mais sofisticados têm sensores que percebem a possibilidade do carro capotar numa curva de estrada. Se ele derrapa e levanta uma roda, por exemplo, é sinal que vai capotar.

E entra então em ação um sistema que fecha o teto solar, ajusta o cinto de segurança no corpo dos passageiros e sobe os vidros das janelas. Fechar o teto solar e ajustar o cinto é de fácil compreensão, mas por que subir os vidros? Porque as fábricas perceberam que vários desses acidentes em que o carro capota lateralmente, há uma tendência pela força centrífuga de jogar os braços do motorista, ou do passageiro, para fora do automóvel. O que provoca lesões gravíssimas que poderiam ser evitadas se as janelas estivessem fechadas.

Então vai aqui a dica de só andar na estrada com as janelas fechadas. Primeiro: porque elas contribuem para a aerodinâmica. Em segundo lugar: pela segurança, para evitar a possibilidade de graves lesões nos braços do motorista ou de passageiros.

Foto Shutterstock

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Dê sua opinião:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Publicado por

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Últimas Notícias

Gostas de SUV? A Caoa Chery vai lançar mais dois deles

Caoa Chery promete lançar dois novos utilitários no Brasil: um ainda este ano; outro deverá chegar em breve repleto de…

3 de agosto de 2020

[Vídeo] O que acontece dentro de um pneu quando o carro está em movimento?

Imagens ajudam a entender porque o pneumático tão importante para a dirigibilidade e, consequentemente, também para a segurança do veículo

3 de agosto de 2020

Nova gasolina: preciso regular o motor? Já está nos postos?

Novo padrão para o combustível já está estabelecido, mas muitos motoristas ainda estão em dúvida sobre sua aplicação no dia…

3 de agosto de 2020

Isenção de IPVA: quem tem direito em cada estado

Cobrança da taxa é de responsabilidade de cada estado; no geral, veículos com mais de 15 anos de fabricação são…

3 de agosto de 2020

‘Nova gasolina’ ou etanol? Continua a regra dos 70%?

Regra que determinas novo padrão para o combustível começa a valer nesta segunda-feira (3) e promete melhorar consumo em até…

3 de agosto de 2020

Nova gasolina passa a valer a partir de hoje; o que muda ao abastecer?

Válida a partir de hoje, a nova gasolina determinada pela ANP terá, na teoria, mudanças importantes. Na prática, ela influi…

3 de agosto de 2020