Valiant: Aston Martin cria supercarro a pedido de Fernando Alonso

Com apenas 38 unidades, Aston Martin Valiant é uma evolução do Valour, modelo retrô criado para celebrar os 110 anos da marca inglesa

aston martin valiant 2025 dourado frente e lateral 2
Novo Aston Martin Valiant terá apenas 38 unidades produzidas (Fotos: Aston Martin | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 28/06/2024 às 08h03

A Aston Martin acaba de apresentar o Valiant, um supercarro de tiragem limitada que só foi desenvolvido porque seu principal garoto-propaganda (não é James Bond) fez encomenda. O bicampeão solicitou que a marca desenvolvesse uma versão de pista do cupê Valour.

VEJA TAMBÉM:

O Valour, por si só, já era um modelo de tiragem limitada, criado para celebrar os 110 anos da marca, com apenas 110 unidades. Mas o “Príncipe das Astúrias” queria mais e a divisão especial Q by Aston Martin acatou seu desejo.

“O Valour foi uma celebração espetacular do 110º aniversário da Aston Martin e me estimulou a criar uma versão mais extrema, inspirada em carros de corrida, focada na pista, ao mesmo tempo em que proporcionava uma condução emocionante. A Valiant nasceu da minha paixão por dirigir no limite e gostei de trabalhar em estreita colaboração com a equipe Q by Aston Martin tanto no design quanto nas especificações técnicas e acredito que criamos uma obra-prima”, comenta o piloto espanhol.

Para viabilizar o projeto, a Aston Martin decidiu construir 38 unidades do Valiant. O carro ainda não tem preço, mas a imprensa europeia estima que cada unidade não saia por menos de 1 milhão de libras (R$ 6,99 milhões em uma conversão direta).

aston martin valiant 2025 dourado perfil
Cupê ganhou elementos aerodinâmicos para otimizar o comportamento na pista

O desenho do Valiant trouxe apêndices aerodinâmicos para otimizar o comportamento na pista. O modelo ganhou um grande spoiler frontal, assim como asas laterais, extrator traseiro e uma imensa asa integrada ao para-lamas. Apesar e o motor ser dianteiro, o para-brisas traseiro deu lugar a uma tampa com lâminas, como as saídas de ar de carros com motor central-traseiro, como Ferrari F40 e Porsche 911 RSR.

Motor do Aston Martin Valiant

Sob o capô, a Aston Martin não quis saber de tendências da indústria. Não se fala em eletrificação na linha de montagem do Valiant. O supercarro é equipado com um furioso V12 5.2 de 745 cv e 76 kgfm. O Bloco é conectado a uma caixa manual de seis marchas e a tração é traseira. Ou seja, uma criatura bruta, sem assistências e que demanda experiência para conduzir.

“O Aston Martin Valiant é uma obra-prima moderna. Uma criação do Q by Aston Martin, inspirada em uma lenda do automobilismo e concebida usando a mais recente tecnologia inspirada na F1, materiais exóticos e redução de peso obsessiva. Ele se concentra em colocar o motorista em uma experiência de direção verdadeiramente única, intensa e emocional. A combinação definitiva de desempenho, dinâmica focada na pista e intensidade de supercarro, o Valiant incorpora o compromisso determinado da Aston Martin em construir carros raros e extraordinários para verdadeiros motoristas”, comenta cheio de orgulho o diretor Global de Marca e Comercial da Aston Martin, Marco Mattiacci.

O Valiant ainda conta com peças desenvolvidas em parceria com o time de engenharia da escuderia da Aston Martin. Para se ter uma ideia, o carro recebeu um subchassi impresso em 3D. Segundo a marca, a estrutura é mais leve, mas sem comprometer a rigidez a torção.

aston martin valiant 2025 dourado lateral e traseira
Na traseira, extratores, asa integrada à carroceria e quatro ponteiras de escapamento para cuspir o “bafo” do V12

A suspensão é independente e também leva componentes vindo das pistas. Os freios utilizam discos de cerâmica de carbono com 410 mm (frente) e 360 mm (traseira). As rodas são de 21 polegadas.

Por dentro, as modernidades se concentram apenas no quadro de instrumentos digital, multimídia e ar-condicionado. A transmissão tem trambulador à mostra. O volante de três raios não conta com nenhum botão sequer.

aston martin valiant 2025 interior painel
Por dentro, o Valiant tem o necessário de comodidade, mas nada de mimos e botõezinhos de assistentes

Os dados de desempenho ainda não foram divulgados. Mas o modelo fará sua estreia oficial no Festival de Velocidade de Goodwood. O preço do Valiant também não foi divulgado. Na boca miúda é dito que ele custará 1 milhão de libras (alto em torno de R$ 7 milhões em uma conversão direta). Nada que vá comprometer o caixa do espanhol.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário