Este combustível faria seu carro rodar 8 anos sem abastecer!

Cientista explica em vídeo no YouTube que com uma pastilha de Urânio do tamanho da ponta do seu dedo seria possível rodar até 180 mil km

bocal combustivel sticker verde brilhante portal
Os riscos e a segurança envolvidos são questões que não podemos ignorar (Foto: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 24/07/2024 às 08h02

Já imaginou um mundo onde seu carro fosse movido a urânio em vez de gasolina? Pode parecer ficção científica, mas foi isso que o criador de conteúdo Pedro Loos do canal no YouTube Ciência todo dia quis explorar.

Em seu vídeo, o cientista explica que o urânio é um dos combustíveis mais densos em energia que existe e que uma pequena pastilha de urânio enriquecido, pode gerar a mesma quantidade de energia que uma tonelada de carvão. Quando comparamos com a gasolina, essa pastilha de urânio equivale a 12 mil litros do combustível.

https://www.youtube.com/shorts/JYyNexmzpws

VEJA TAMBÉM:

Carro movido a urânio

Se você circular a quilometragem média anual no Brasil (20 mil km), utilizando um Chevrolet Onix que faz em média 13,9 km/l precisaria de aproximadamente 1.439 litros de combustível no ano. Basicamente isso significa que com uma pastilha de Urânio do tamanho da ponta do seu dedo seria possível rodar por 8 anos.

Pedro Loos ainda afirma que com uma única pastilha de urânio, seu carro poderia percorrer incríveis 180 mil quilômetros (levando em consideração um veículo que faz 15 km/l).

Um ponto interessante levantado pelo apresentador do vídeo é que com os hábitos de direção de hoje, essa ideia poderia trazer sérios problemas. Imagine os riscos de um vazamento de radiação em caso de acidente de trânsito. As consequências seriam desastrosas para a saúde pública e o meio ambiente.

Esses pontos destacam porque as usinas nucleares são as fontes de energia mais poderosas que temos atualmente. Não há outro combustível que se aproxime do potencial energético do urânio. No entanto, mesmo com todo esse poder, os riscos e a segurança envolvidos no uso do urânio são questões que não podemos ignorar.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário