Ford Raptor T1+ chegará em Dakar com o motor do Mustang

Revelado pela estadunidense em Goodwood, o protótipo de rally que correrá em 2025 conta com o coyote V8 de 5.0 L

ford raptort1 2024 2
O modelo é um protótipo especial (Foto: Ford | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 13/07/2024 às 11h02
Atualizado em 18/07/2024 às 22h25

O Festival de Velocidade de Goodwood já começou e para aproveitar este grande palco do cenário mundial a estadunidense Ford trouxe uma versão diferente de sua caminhonete Raptor. Chamada de Ford Raptor T1+, a picape foi desenvolvida pela Ford Performance em parceria com a M-Sport especialmente para o Rally Dakar, que acontecerá apenas em janeiro de 2025. Além desta peculiar caminhonete a fabricante expões uma versão homologada  para as ruas do Mustang GT3, o GTD, e outros modelos eletrificados.

VEJA TAMBÉM:

ford raptort1 2024 3

Segundo a própria fabricante, a Ford Raptor T1+ reúne o que a Ford Performance tem de melhor em termos de design e capacidade off-road. Ela é equipada com suspensão avançada, independente na dianteira e na traseira, amortecedores Fox ajustáveis, rodas de alumínio de 17×8,5 polegadas, pneus de 37 polegadas e freios de seis pistões com discos ventilados de 355 mm. O curso das rodas é de até 350 mm.

  • Seu motor V8 5.0 é baseado no Coyote, o mesmo que equipa os Mustang convencionais, porém usa um sistema exclusivo de cárter seco e escapamento especial com alta potência e torque para enfrentar terrenos acidentados.
ford raptort1 2024 4

A Ford Raptor T1+ ainda possui estrutura de aço T45 e painéis de fibra de carbono, incluindo grade dianteira com o nome Ford em destaque. Além de bitola larga para maior estabilidade off-road, de 2.300 mm, ela tem distância entre o solo e o assoalho de 400 mm, ângulo de ataque superior a 70° e peso mínimo de 2.010 kg.

Outros veículos Ford expostos em Goodwood

O Mustang GTD é outro destaque da marca que será visto pela primeira vez nas pistas. A versão homologada para as ruas do GT3 (exclusivo para pistas) chega com o mesmo motor V8 5.2 de mais de 800 cv.

ford mustang gtd cinza frente parado 2
O motor V8 5.2 com supercharger produz mais de 800 cv

Além dos dois gigantes, o Ford Capri retorna como uma releitura SUV do clássico cupê esportivo, desta vez com motor elétrico. Com aceleração de 0 km/h a 100 km/h em 5,3 segundos, autonomia de 627 km e porta-malas de 572 litros, o esportivo familiar tem interior luxuoso e minimalista.

  • Sua tela central de 14,6 polegadas pode ser deslocada para cima ou para baixo e ele oferece ainda tecnologias inteligentes, carregamento sem fio para celular e banco do motorista aquecido, com memória e função de massagem.

Já a Ford SuperVan 4.2 é a nova versão elétrica do conceito lançado há 30 anos, a Supervan 3. Ela é uma atualização da SuperVan 4, completamente redesenhada para aumentar a força descendente, – agora de mais de 1.995 kg a 240 km/h – incluindo spoilers de fibra de carbono e chassi com peso reduzido.

Trouxemos uma linha sensacional de veículos para o Festival de Goodwood deste ano, que mostra a abrangência do nosso trabalho”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance. “Seja um carro de rua ou de corrida, eletrificado ou movido a gasolina, estamos criando o tipo de veículos revolucionários que só a Ford pode produzir.”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário