Toyota nega garantia em Corolla que pegou fogo ‘do nada’

Versão esportiva do Toyota Corolla pegou fogo na estrada e marca coloca a culpa nos pneus fora do padrão para o modelo

corolla pega fogo
GR Corolla pegou fogo enquanto trafegava por uma rodovia numa velocidade próxima a 140 km/h (Foto: Reprodução | YouTube)
Por AutoPapo
Publicado em 29/07/2024 às 15h25
Atualizado em 29/07/2024 às 21h45

O proprietário de um Toyota GR Corolla passou por um grande susto que se transformou em uma grande dor de cabeça. Seu hatch esportivo pegou fogo repentinamente enquanto ele trafegava em uma rodovia. O episódio ocorreu na segunda quinzena de junho e foi gravado pela câmera de bordo do carro.

Após o incidente, ocorrido em uma estrada na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o proprietário acionou a garantia da Toyota para repor seu automóvel. Mas a fabricante se negou a substituir o carro incendiado por um novo.

VEJA TAMBÉM:

O motivo segundo a Toyota seria o pneu utilizado no carro. Segundo a fabricante, o esportivo estava equipado com pneus que não poderiam trafegar além de 85 mph (137 km/h) e, de acordo com o relato do motorista, o carro estava acima deste limite.

Corolla pega fogo do nada

Diante desta prerrogativa, a Toyota alega que nunca se deve dirigir acima do limite de velocidade. Para rodar acima dos 85 mph, seria necessário que as rodas estivessem calçadas com pneus de alta velocidade. Curiosamente, pneus com limite de 85 mph, nos Estados Unidos, geralmente são destinados a estepes e reboques.

A Toyota ainda orientou em sua resposta ao cliente que é necessário: “consultar um revendedor de pneus para determinar se os pneus do seu veículo são pneus de alta velocidade ou não antes de dirigir nessas velocidades. Com base em nossas descobertas de inspeção e nos fatos relacionados a este incidente, não podemos fornecer nenhuma assistência neste assunto”, aponta a japonesa.

toyota gr corolla lateral 2
GR Corolla foi importado para o Brasil com tiragem limitada a 99 unidades (Foto: Toyota | Divulgação)

No entanto, chama atenção que na inspeção feita pela Engineering Analysis Associates (EAA) no  GR Corolla, o foi descoberto um furo no bloco, assim como resíduos de óleo na turbina, nos tubos de escapamento, no chassi e na parte inferior do bloco. Ou seja, o incêndio pode ter sido motivado por algum problema no bloco 1.6 turbo do hatch.

No entanto, a Toyota contesta que um relatório da Carfax, empresa de avaliação veicular, indica que em fevereiro foi registrado avarias nos para-lamas dianteiros, na frente e traseira do esportivo devido a uma colisão, ocorrido em fevereiro deste ano. Ou seja, o carro tinha sido avariado meses antes do incêndio e conclui: “com base em nossas descobertas de inspeção e nos fatos relacionados a este incidente, não podemos fornecer nenhuma assistência neste assunto.”

O Toyota GR Corolla

O Toyota GR Corolla é a versão esportiva do médio japonês, vendido com carroceria hatchback. O esportivo com tração integral é equipado com motor turbo 1.6 três cilindros de 304 cv e 37 kgfm de torque.

Além do motor nervoso, o GR Corolla conta com rodas BBS de 18 polegadas, freios e suspensão esportiva, assim como transmissão manual de seis marchas. No Brasil, a Toyota destinou apenas 99 unidades, que foram vendidas em duas versões Core (R$ 417 mil) e Circuit (R$ 462 mil).

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário