A nova Honda Tornado está chegando, mas você lembra da XR 250?

Mesmo sendo uma trail de mais de 15 anos, a antiga tornado ainda é a referência para muitos pilotos que querem uma moto mais cross

honda xr 250 tornado
O modelo foi um dos mais queridos dos anos 2000 (Foto: Internet | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 28/06/2024 às 09h02

Uma nova Tornado foi apresentada durante o Festival Interlagos de 2024, denominada de Honda XR 300L Tornado ela está para chegar às lojas no início de julho. Porém, enquanto não temos acesso a ela, a que ainda temos aqui (no mercado de usados) é a Honda XR 250 Tornado, uma pequena trilheira querida pelos brasileiros.

VEJA TAMBÉM:

honda xr 250 tornado 2
Na Argentina ainda existe a tonado 250 (Foto: Internet | Reprodução)

Mesmo que muitos ainda se lembrem desta 250, ela já não é fabricada há 15 anos e seu lançamento foi em 2001. Na época ela chegou ao mercado como uma opção para quem queria uma moto mais popular, mas que também tivesse uma performance um pouco mais elevada e ainda fosse boa em terrenos acidentados mais tranquilos.

Além de sua confiabilidade estrutural, a antiga Honda Tornado também tinha um motor muito querido, que ficou ainda mais nostálgico depois do lançamento da XRE 300 – sua substituta – com o famoso motor “trinca ferro”, que tinha problema no cabeçote. Depois disso, quem pensou em trocar sua 250 achou melhor continuar com a antiga.

  • A Honda melhorou o motor da XRE em 2016, mas a fama perdurou até o seu fim em 2023.

Outro ponto positivo da Honda XR 250 Tornado era sua suspensão, que com 220 mm de curso na dianteira só faltou ser invertida para completar o conforto e boa absorção de impactos. Na traseira 224 mm eram aplicados.

honda re 300l tornado
A nova Tornado chega em julho (Foto: Honda | Divulgação)

Honda XR 250 Tornado

Falando um pouco mais da parte técnica a Honda XR 250 Tornado vinha equipada com um motor de 249 cm³ capaz de até 23,3 cv de potência a 7.500 rpm e 2,42 kgfm a 6.000 rpm, potência e força consideráveis para a categoria e época do modelo. Sua transmissão já contava com 6 velocidades e era banhada a óleo.

Acompanhando a parte de suspensão longa vinha um simples sistema de freios, que nos anos 2000 eram aceitáveis, sendo um disco simples na roda dianteira e tambor na traseira.

Na parte de dimensões a antiga Tornado contava com:

  • Comprimento: 2.147 mm (assento alto) / 2.130 mm (assento baixo)
  • Altura: 1.203 mm (assento alto) / 1.166 mm (assento baixo)
  • Largura: 845 mm
  • Distância entre eixos: 1.427 mm (assento alto) / 1.416 mm (assento baixo)
  • Distância mínima do solo: 281mm (assento alto) / 242 mm (assento baixo)
  • Altura do assento: 880 mm (assento alto) / 840 mm (assento baixo)
  • Tanque de combustível: 11,5 L

No quesito tecnologia, este modelo dos anos 2000 tinha o que a época disponibiliza para a categoria, um painel tecnológico porém sem medidor de combustível. E na parte de iluminação o LED ainda nem era sonhado para este tipo de moto.

A Honda XR 250 Tornado deixou saudades e continua sendo uma referência para quem busca uma motocicleta confiável. Esperamos que a nova nova XR 300L honre e supere sua “mamãe”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário