Comissão aprova isenção de IPVA para motos de até 170 cm³

A medida de isenção do IPVA foi pensada para ajudar proprietários de moto de classe C,D e E que utilizam o veículo para trabalhar

Inicialmente, proposta valia apenas para motos de até 150 cilindradas
Inicialmente, proposta valia apenas para motos de até 150 cm³ (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por AutoPapo
02 de maio de 2022 16:11
Com Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou duas emendas da proposta (PRS) 3/2019, do senador Chico Rodrigues (DEM-RR). O documento determina a isenção do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) as motos de até 170 cm³.

Inicialmente, o não pagamento do IPVA abrangia apenas as motos de até 150 cm³. As duas emendas ampliaram o alcance para motos de até 170 cm³, um pouco mais potentes.

VEJA TAMBÉM:

Chico Rodrigues justificou a proposta, argumentando que 85% dos compradores de motocicletas estão nas classes C, D e E, que utilizam esse tipo de veículo para deslocamento até o trabalho, uma vez que são cidadãos com menor poder aquisitivo e que sofrem com a falta de transportes urbanos de frequência e qualidade.

A maioria dos proprietários são pessoas que usam a moto como instrumento de trabalho. Em todas as áreas, seja na cidade ou no campo. A aprovação vai obviamente beneficiar os que mais precisam. Cerca de R$ 300 economizados no IPVA já ajudam no orçamento familiar desses trabalhadores.”

As emendas foram apresentadas pelos senadores Cid Gomes (PDT-CE) e Eduardo Braga (MDB-AM) e foram acolhidas pelo relator, Mecias de Jesus (Republicanos-RR). Segundo Mecias, é preciso considerar que o objetivo do projeto é contribuir para baratear o uso das motocicletas de baixa cilindrada adquiridas pela população de baixa renda para prover seu sustento.

O relator destacou também em seu parecer que não há impedimento em relação à responsabilidade fiscal, visto que a medida tem caráter autorizativo e não vai causar renúncia de receitas para a União. O IPVA é um imposto no âmbito da competência estadual. Então, caso vire lei, o projeto não obriga, mas recomenda a isenção do imposto para os respectivos veículos no país.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário