Produção brasileira de motos tem o melhor maio desde 2012

Foram fabricados 160 mil unidades de motocicletas, constatando a expectativa de alta do mercado de duas rodas no país

Fábrica de motocicleta / Produção de moto
Foram fabricadas 160.389 motocicletas em maio (Foto: Shutterstock )
Por AutoPapo
Publicado em 11/06/2024 às 11h07

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo – divulgou os resultados da indústria de duas rodas deste mês de maio de 2023 e apontou que a produção de motos continua crescendo.

Com 160.389 motocicletas produzidas em maio, as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM – alcançaram o melhor resultado para o mês desde 2012.

VEJA TAMBÉM:

Na comparação com o ano passado, o volume foi 3,4% superior. Já em relação a abril, houve queda de 1,8%, resultado do menor número de dias úteis (dois dias a menos), devido aos feriados do Dia do Trabalho e Corpus Christi.

  • De janeiro a produção de motos registrou 761.734 unidades, alta de 13,8% na comparação com o mesmo período de 2023.
  • Nos cinco primeiros meses de 2023, a produção de modelos bicombustíveis cresceu 16,7% e totalizou 497,9 mil unidades.

A associação ainda aponta que no acumulado do ano a indústria também registrou o melhor desempenho dos últimos 13 anos.

Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Bento, todas as associadas cumprem o planejamento para atender a demanda do mercado, que segue tendência de alta.

O polo de motocicletas em Manaus mantém seu ritmo de produção e de investimentos para atender aos novos consumidores e àqueles que querem trocar suas motocicletas por modelos mais atualizados e com mais recursos tecnológicos”, afirma o presidente  a respeito da produção de motos.

Vendas no varejo

Os licenciamentos apresentaram alta de 1,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado e somaram 164.533 unidades. Esse foi o melhor resultado para o mês desde 2011. Em relação a abril foi registrado recuo de 3,4%.

A categoria mais emplacada foi a Street, com 77.117 unidades e 46,9% de participação no mercado.

No quinto mês do ano, que teve 21 dias úteis, a média diária de vendas foi de 7.835 motocicletas. As motocicletas de baixa cilindrada foram as mais licenciadas e responderam por 80,4% do mercado. Já os modelos de média cilindrada tiveram 16,8% de participação e os de alta cilindrada, 2,9%.

De janeiro a maio, os licenciamentos cresceram 19,9% e totalizaram 767.281 unidades. De acordo com dados da Abraciclo, esse é o melhor resultado para os primeiros cinco meses do ano, desde 2008.

Exportações

Em maio, as associadas da Abraciclo exportaram 1.476 motocicletas. O volume é 51,1% inferior ao alcançado no mesmo mês de 2023 e 44,3% menor na comparação com abril. No acumulado do ano foram embarcadas 13.503 unidades, retração de 20,4% na comparação com o mesmo período de 2023.

  • Os números de vendas nacionais e internacionais devem seguir acompanhando a produção de motos.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário