Yamaha finalmente apresenta seu câmbio automatizado para motos

A tecnologia japonesa permite que o condutor troque as velocidades apenas por botões ou deixem que a moto faça isso sozinha

cambio automatizado yamaha
A Tecnologia se parece muito com algumas já existentes no mercado (Foto: Yamaha | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 27/06/2024 às 19h02

Um câmbio automatizado Yamaha foi apresentado pela marca para equipar suas motocicletas. Denominada Transmissão Manual Automática da Yamaha (Y-AMT), a tecnologia dispensa os pedais de troca e manete de embreagem deixando todo o trabalho para os dedos do condutor ou para o próprio motor.

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Operando na opção de condução automatizada (AT) basta que o piloto acelere e/ou freie a moto para conduzi-la. Todas as trocas são feitas automaticamente pela motocicleta.

Esta categoria ainda permite que o motociclista escolha dentre dois modos de condução: “D+” e “D”. O primeiro trabalha de uma forma mais esportiva e proporciona trocas mais tardias – o que pode ser traduzido como funcionamento do motor em giros mais altos. Já o modo D deixa a moto com uma pegada mais urbana e tranquila.

Mas aqueles que quiserem continuar dominando a moto podem selecionar a opção manual (MT) que permite que as trocas sejam feitas apenas por botões no puinho esquerdo, já que não há mais pedal de mudanças de velocidade ou manete de embreagem.

cambio automatizado yamaha 1

Para realizar as mudanças basta apertar os botões de “+” com o indicador para passar, ou o “-” com o polegar, para reduzir.

  • O novo câmbio automatizado Yamaha ainda permite que, no tipo MT apenas o botão + seja puxado para passar e empurrado para descer as marchas, o que ajuda em uma condução mais esportiva e evita que o piloto tenha que usar mais de um dedo,

A japonesa ainda não especificou quando ou em quais motos o câmbio automatizado Yamaha será aplicado, porém ela aponta que ele estará em uma gama de modelos futuros.

cambio automatizado yamaha 2

Tecnologias semelhantes ao câmbio automatizado Yamaha

Algumas montadoras já utilizam tecnologias semelhantes, automatizadas e semi automatizadas. Fora os quickshift que várias usam para permitir que o manete de embreagem seja dispensado e o condutor troque as marchas apenas com os pés, a conterrânea  e rival Honda já tem um sistema bem similar a este que a Yamaha apresenta. Chamado de DCT ele porta duas embreagens para realizar as trocas com mais eficiência.

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