Avaliação: 911 Carrera GTS destaca-se na linhagem Porsche

Fernando Calmon conferiu o Porsche 911 GTS que é uma das versões mais interessantes deste esportivo com 60 anos de mercado

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911 GTS tem visual limpo, sem entradas de ar nos para-lamas ou imensos aerofólios (Fotos: Porsche | Divulgação)
Por Fernando Calmon
Publicado em 09/06/2024 às 11h03

O preço, claro, está bem longe de caber no bolso da grande maioria de quem senta ao volante: R$ 1,055 milhão (fora opcionais). Isso, no entanto, povoa o sonho de entusiastas ao redor do mundo e não seria diferente no Brasil. O Carrera GTS pode vir com vários dos equipamentos dos 911 Turbo e Turbo S, menos obviamente o motor mais potente e de maior torque de toda a linha (580 cv e 76,4 kgfm). O GTS se contenta com “apenas” 480 cv e 58,1 kgfm do mesmo biturbo de 3,7 litros e 6 cilindros horizontais opostos três a três.

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Entretanto, sua aceleração de 0 a 100 km/h em declarados 3,4 s deixa para trás não apenas automóveis comuns, porém a maioria de tudo que se move sobre quatro rodas, inclusive outros carros esporte. O motor posicionado atrás do eixo traseiro é herança imutável desde que a marca foi fundada em 1948.

Um arranjo único no mercado e mesmo assim apresenta comportamento em curvas excelente, perdendo apenas nesse quesito para a configuração de motor central-traseiro de alguns carros superesportes atuais. Mas, acredite, é por bem pouco, após rodar em ruas e estrada por uma semana.

porsche 911 gts laranja em movimento
Motor boxer de 480 cv garante aceleração vigorosa de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos

Conjunto de rodas e pneus é o mesmo do Turbo S, de 20 e 21 pol. frente e traseira, respectivamente, porém nada chama mais atenção do que a imensa asa traseira opcional pintada de preto. No interior, há o refinamento típico da marca alemã com materiais de acabamento de alto nível, além do interruptor de ignição/partida acionado pela mão esquerda no painel como todo Porsche. Há também o botão giratório acoplado ao raio do volante para mudar o modo de desempenho, mas isso vem direto da F-1 e adotado pelos Ferrari de rua com seu “manettino” (alavanquinha, em português) desde o F430, de 2004.

Por último, mas não menos importante, devo ressaltar precisão de direção, incrível potência de frenagem e resistência à perda de eficiência dos freios de qualquer Porsche, este último um reconhecido ponto de honra dos produtos criados em Stuttgart. O primeiro 911 GTS híbrido chegará aqui no primeiro semestre de 2025.

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1 Comentário
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Alexandre Mahler 10 de junho de 2024

3.0 e não 3.7 o boxer

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