Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid é o híbrido mais limpo do Brasil

Com consumo médio combinado de 32,7 km/l, SUV de 7 lugares enfrenta a concorrência entregando muita tecnologia embarcada

caoa chery tiggo 8 pro hybrid 2023 8
Carregamento do Tiggo 8 2024 pode ser realizado em tomadas comuns de 220V e em carregadores de parede (Foto: Caoa Chery | Divulgação)
Por Conteúdo de marca
CONTEÚDO PATROCINADO
Publicado em 03/05/2024 às 15h06

O Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid, versão do SUV de 7 lugares da CAOA Chery com dois motores elétricos, é o carro híbrido menos poluente do Brasil segundo os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Conheça mais detalhes do modelo, que também é referência em tecnologia e segurança.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com os números divulgados pelo PBEV, o Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid emite apenas 22 g/km de CO2, enquanto os seus principais competidores emitem pelo menos 40 g/km de CO2.

Motorização do Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid

O SUV possui um motor 1.5 Turbo a combustão, que atua em conjunto com a transmissão DHT. Essa transmissão é composta por dois motores elétricos e três marchas mecânicas, e é capaz de fazer a combinação do conjunto elétrico com o motor a combustão.

Com isso, o conjunto entrega 11 relações de marcha que proporcionam mais economia e melhor desempenho ao veículo. A potência máxima combinada entre o motor a combustão e os dois motores elétricos é de 317 cv, enquanto o torque máximo chega a 56,6 kgfm.

O Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,05 segundos. Ainda segundo o PBEV, o consumo médio combinado é de 32,7 km/l na cidade e 27,9 km/l na estrada.

Atuando de forma independente, o motor a combustão possui 147 cv de potência máxima e 22,5 kgfm de torque. Já os motores elétricos combinados entregam 170 cv de potência máxima e 34,2 kgfm de torque máximo.

caoa chery tiggo 8 pro hybrid 2024 branco rodando em avenida durante a noite
Com potência máxima de 317 cv e torque máximo de 56,6 kgfm, SUV acelera de 0-100 km em 7,05 segundos

O Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid possui dois modos de potência (EV e HEV) e dois modos de condução (Normal e Sport):

  • EV – modo 100% elétrico, em que somente um ou dois motores elétricos atuam;
  • HEV – modo híbrido que, de forma inteligente, otimiza o funcionamento dos três motores priorizando a economia de combustível;
  • Normal – disponível no modo EV e HEV e que prioriza a economia de combustível; e
  • Sport – disponível somente no modo HEV e que prioriza o desempenho.

Nos modos EV e HEV, há ainda a possibilidade de o motorista gerenciar o nível mínimo da bateria, com valores entre 20% a 70%. Caso o condutor opte por 70%, por exemplo, o veículo atua de forma a poupar a bateria para que ela não descarregue além de 70%.

Caso opte por 20%, o sistema vai entregar mais performance, entendendo que pode utilizar a carga da bateria ao máximo até atingir o nível de 20%.

Bateria, carregamento e regeneração de energia

A bateria do Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid tem capacidade total de 19,27 kWh, possibilitando uma autonomia 100% elétrica de 54 km.

O modelo possui também sistema de regeneração de energia, em que a energia cinética que seria desperdiçada em frenagens ou desacelerações é direcionada para a bateria.

Esse sistema possui três níveis de regeneração, acionado durante as frenagens e sempre que o motorista deixa de acionar o pedal do acelerador, que podem ser configurados pelo próprio condutor, sendo 1 o menor nível de regeneração e 3, o maior.

O Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid é comercializado com carregador portátil tipo 2. O carregamento pode ser realizado em tomadas comuns de 220V e em carregadores de parede.

No primeiro caso, o carregamento completo da carga da bateria leva em torno de 6h, enquanto no segundo a carga completa é realizada em 3h.

Tecnologia e Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor

Além dos mais de dez itens que a versão a combustão já traz, como 6 airbags, freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB) com função AUTO-HOLD, que mantém o carro parado no trânsito sem você precisar manter o pé no pedal de freio, HHC, HDC, ESP, TCS, BOS, BAS, ESS, TPMS e BSD, o Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid conta com:

  • ACC – piloto automático que controla a distância do veículo à frente, acelerando e freando conforme necessário;
  • AEB – função que ativa automaticamente os freios quando há risco de colisão, a partir da detecção de animais, pedestres e ciclistas;
  • FCW – sistema em que, quando há possibilidade de uma colisão com o veículo à frente, emite um alerta sonoro e visual para auxiliar o condutor;
  • TJA – função “Stop&Go” automático, utilizada em congestionamentos;
  • ICA – função de piloto automático inteligente (sistema que integra funcionalidades ADAS de Piloto Automático Adaptativo, Assistente de Direção e Frenagem automática), auxiliando e proporcionando mais segurança ao condutor;
  • LDW – Sinal sonoro e de vibração no volante caso o condutor mude de faixa sem acionar a seta;
  • LDP – Auxilia na manutenção do veículo dentro da faixa;
  • IHC – Controla o farol automaticamente alterando entre farol alto e baixo de acordo com os veículos que transitam no sentido contrário; e
  • AFS – Otimiza a distribuição do faixo luminoso dos faróis. Dependendo da velocidade, a luz é direcionada para melhorar a visibilidade em curvas.

Design do Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid 2024

O Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid tem visual próprio e diferenciado. A grade no formato Diamond com detalhes cromados, já tradicional na família PRO, trouxe ainda mais personalidade ao modelo. São exclusivos: os para-choques dianteiros e traseiros, faróis em LED inéditos, além de indicadores de direção dinâmicos, compondo assim esta identidade própria.

As rodas também são exclusivas para essa versão.

No interior, o grande destaque fica por conta da tela de 24,6″ que integra o painel de instrumentos e o multimídia. O controle do ar-condicionado também é feito por meio de uma tela colorida touch screen de 8″.

interior do caoa chery tiggo 8 pro plug in hybrid 2024
Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid tem acabamento premium com materiais nobres

O banco do motorista possui seis ajustes elétricos e ainda acerto para lombar, assim como memória para os ajustes. Outro ponto alto em termos de tecnologia está o novo sistema de som premium da Sony.

Porta-malas e capacidade de carga SUV

caoa chery tiggo 8 pro hybrid 2023 3
Capacidade de carga do Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid chega a 1930L
  • Capacidade de 193L em configuração 7 lugares;
  • Capacidade de 889L em configuração 5 lugares;
  • Capacidade de 1930L em configuração 2 lugares.

Cores do Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid 2024

O Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid é comercializado nas cores: branco (perolizado) e; preto e verde (metálicas).

Garantia

A garantia é de oito anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e motores elétricos), cinco anos para motor a combustão e transmissão (conjunto mecânico) e três anos para o veículo.

Para conhecer o preço do Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid, acesse o site da Caoa Chery.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os comentários estão fechados.