Carros mais vendidos do primeiro semestre: VW lidera em dois segmentos

A montadora alemã conseguiu ser líder no ranking geral e no de SUVs, porém sua concorrência está se mexendo para mudar isso até o final do ano

linha de montagem volkswagen polo fabrica de taubate sao paulo
A fábrica de Taubaté está a todo vapor graças ao volume de vendas do Polo (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 05/07/2024 às 10h02

Nem parece, mas já se passou a primeira metade do ano de 2024. Com isso, já temos uma prévia de como será o ranking dos carros mais vendidos, usando os lançamentos do primeiro semestre como referência.

Quem liderou foi o Volkswagen Polo, carro mais vendido do Brasil por cinco dos seis meses que se passaram. Ele conseguiu uma boa vantagem do vice, o Chevrolet Onix, que por sua vez foi seguido de perto do Hyundai HB20.

VEJA TAMBÉM:

A Volkswagen também conseguiu emplacar o SUV mais vendido do país, com o T-Cross. Sua vantagem sobre o Hyundai Creta foi apertada, entretanto.

O SUV médio mais vendido do semestre foi o Jeep Compass, mas isso pode mudar até o final do ano com base no desempenho do Toyota Corolla Cross. Essa dupla ainda emplacou quase o dobro do terceiro colocado no segmento, que foi o BYD Song Plus.

O elétrico mais bem colocado dos carros mais vendidos do semestre foi o BYD Dolphin. Seu irmão Dolphin Mini fez sucesso no lançamento, mas agora com as vendas estáveis ele se posicionou na segunda colocação do segmento.

Carros mais vendidos no primeiro semestre

Ranking Veículo Emplacamentos
Volkswagen Polo 57.862
Chevrolet Onix 43.603
Hyundai HB20 42.696
Fiat Argo 39.624
Fiat Mobi 32.240
Volkswagen T-Cross 31.519
Hyundai Creta 30.531
Chevrolet Onix Plus 29.907
Chevrolet Tracker 28.865
10º Nissan Kicks 28.181
11º Volkswagen Nivus 25.866
12º Renault Kwid 25.635
13º Jeep Renegade 23.492
14º Jeep Compass 22.791
15º Honda HR-V 21.950
16º Toyota Corolla Cross 21.844
17º Fiat Fastback 21.735
18º Fiat Pulse 18.103
19º Fiat Cronos 16.763
20º Toyota Corolla 16.502
21º Volkswagen Virtus 14.986
22º Caoa Chery Tiggo 5X 14.131
23º Hyundai HB20S 14.081
24º Toyota Yaris Hatchback 12.314
25º Renault Duster 10.173
26º Citroën C3 10.131
27º BYD Song Plus 10.038
28º Peugeot 208 9.871
29º Toyota Yaris Sedan 9.772
30º BYD Dolphin 9.608
31º Caoa Chery Tiggo 7 9.449
32º Chevrolet Spin 9.415
33º BYD Dolphin Mini 9.050
34º GWM Haval H6 9.043
35º Toyota Hilux SW4 7.631
36º Jeep Commander 7.076
37º Volkswagen Taos 7.013
38º Honda City 6.200
39º Nissan Versa 5.950
40º Honda City Hatch 5.674
41º Renault Kardian 5.191
42º Caoa Chery Tiggo 8 4.331
43º Mitsubishi Eclipse Cross 3.983
44º Citroen C3 Aircross 3.912
45º GWM Ora 03 3.687
46º Honda ZR-V 2.780
47º Nissan Sentra 2.532
48º BMW X1 2.436
49º Ford Territory 2.338
50º BYD Seal 2.193

Dentre os lançamentos do primeiro semestre, o mais bem sucedido foi o Dolphin Mini. O Renault Kardian não engrenou ainda devido a uma greve em sua fábrica, até o final do ano ele irá mostrar seu real potencial no mercado.

Quem também não conseguiu conquistar seu espaço, mesmo sem ter sofrido problemas na linha de produção, foi o Citroën C3 Aircross. Ele não conseguiu incomodar o Renault Duster (concorrente da versão de 5 lugares) ou o Chevrolet Spin (concorrente da versão de 7 lugares), mesmo com preço menor e várias promoções.

Outro lançamento que está discreto é o Honda ZR-V. O SUV médio passou o ano con vendas mensais entre 300 e 600 unidades, longe da expectativa de 1.000 emplacamentos feita  pela marca.

Caminhonetes mais vendidas do semestre

fiat strada ranch turbo 200 2025 branco banchisa frente parada
No segmento de picapes ninguém supera a Strada (Foto: Paulo Henrique Alves | AutoPapo)

A Fiat Strada não foi o carro mais vendido do Brasil no primeiro semestre, como fazia até 2023. Mas ela segue como a líder das caminhonetes e ficaria em uma segunda colocação no ranking geral, bem próxima ao VW Polo.

Na segunda posição, com menos da metade dos emplacamento da Strada, está a VW Saveiro. A montadora conseguiu alavancar os emplacamentos do carro mais antigo em produção no Brasil após o face-lift.

Como de costume, a Fiat Toro reina sozinha em seu segmento e continua à frente da Toyota Hilux — líder das médias. A Chevrolet Montana, que está sempre com volume constante de vendas, está na quinta posição.

Quem cresceu na lista das caminhonetes mais vendidas foi a Ford Ranger. A média que elevou o padrão do segmento conseguiu desbancar a eterna vice Chevrolet S10.

Dois modelos da Ram ficaram na liderança do segmento das caminhonetes grandes importadas: a Classic e a 3500. Na terceira posição está a Chevrolet Silverado. A Ford F-150 está na lanterna, com a marca limpando o estoque até a reestilização chegar.

Ranking Veículo Emplacamentos
Fiat Strada 56.597
Volkswagen Saveiro 24.477
Fiat Toro 23.206
Toyota Hilux 22.289
Chevrolet Montana 13.004
Ford Ranger 12.766
Chevrolet S10 12.360
Ram Rampage 11.375
Renault Oroch 6.227
10º Mitsubishi L200 5.505
11º Nissan Frontier 5.323
12º Volkswagen Amarok 2.397
13º Ford Maverick 1.437
14º Fiat Titano 1.030
15º Ram Classic 937
16º Ram 3500 858
17º Chevrolet Silverado 851
18º Ram 1500 824
19º Ram 2500 737
20º Jeep Gladiator 329
21º Ford F-150 258
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário