Nem todo ‘Jet Ski’ é um Jet Ski, e ai de quem errar

Muitos ainda confundem acreditando que toda moto aquática é um Jet Ski, mas este nome tem dona e ela não gosta de emprestar

moto aquatica yamaha fx cruiser svho sound
Várias marcas do mundo fazem a moto aquática, mas só uma o Jet Ski (Foto: Yamaha | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 20/07/2024 às 15h02

No início dos anos 2000 um comercial da Marinha do Brasil ficou muito famoso por sua campanha de conscientização a atenção dos banhistas e condutores de veículos asiáticos, a fim de evitar acidentes. Na mensagem ao espectador, o velejador e medalhista olímpico Lars Grael, apontou que: “os carros são como as lanchas, as motos são como os jet skis e os pedestres como os banhistas”. Até a época esta fala que carrega a metonímia do jet Ski e moto aquática não tinha nenhum problema e a Kawasaki não se importava com essa correlação. Mas hoje em dia é importante saber que  nem todo “Jet Ski” é um Jet Ski, ou você pode ouvir um bocado dessa fabricante de motos japonesa.

VEJA TAMBÉM:

Indo direto ao ponto, o nome Jet Ski é de propriedade da Kawasaki, uma marca de veículos que fabrica motos aquáticas e denomina as suas como tal. Por isso os Jet Skis são apenas as motos aquáticas da Kawasaki. Todas as demais devem ser tratadas pelo próprio nome ou pelo genérico, moto aquatica.

Por mais que Jet Ski seja um termo popular, o correto é moto aquática, que inclusive vieram antes dos modelos da japonesa. Elas foram criadas em meados dos anos 1960 pelo engenheiro australiano Clayton Jacobson II, um entusiasta de esportes aquáticos que tinha interesse em fazer uma embarcação que fosse ágil e divertida de pilotar na água.

Primeira moto aquatica do mundo
A primeira moto aquática do mundo nasceu em 1965 (Foto: Internet | Reprodução)

Jacobson começou a desenvolver sua ideia inicialmente fabricando modelos caseiros que combinavam um casco pequeno a um motor sem a necessidade de hélices externas, o que tornava possível operar o veículo em águas rasas.

O primeiro protótipo ficou pronto em 1965 e contava com um guidão fixo e vertical construído em alumínio e movido por um motor dois tempos que acionava uma bomba a jato. Anos depois, após o desenvolvimento de vários produtos e já nos anos 1970, Jacobson contava com um acordo de exclusividade com a Kawasaki, que durou até 1976.

Essa relação entre o engenheiro e a Kawasaki começou em 1971, quando a marca iniciou os investimentos em produtos de lazer marítimo. Em 1973, na unidade de Akashi, a Kawasaki desenvolveu um veículo usando um motor dois tempos de 2 cilindros, 398 cm³ e projetado com base nos veículos para neve. E assim inventado o chamado de Jet Ski.

Kawasaki veio a público reclamar o nome Jet Ski

Até o início dos anos 2010 estava tudo bem em chamar uma moto aquática de Jet Ski, até porque essa metonímia colocava a japonesa Kawasaki em um lugar de prestígio e referência. Mas tudo mudou em 2012, quando acidentes envolvendo motos aquáticas em São Paulo e no Piauí vieram a público e a mídia brasileira repercutiu o nome Jet Ski no envolvimento dos casos. Rapidamente a japonesa se posicionou alegando que o nome Jet Ski é de propriedade da marca e nenhuma das motos aquáticas envolvidas nos casos era da fabricante. Logo em seguida vários veículos de comunicação se retrataram e firmaram o compromisso de chamar as motos aquáticas apenas por este nome genérico.

Em seu comunicado à imprensa, a Kawasaki ainda informou que o nome Jet Ski é de posse da japonesa e registrado no Brasil desde 1985, conforme regula o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Já no restante do mundo ela é detentora desta patente desde 1973, ano de criação dos veículos.

Agora é moto aquática

Desde de os acontecimentos todos os veículos de comunicação se comprometeram a formalizar apenas o nome moto aquática, mas é claro que o cidadão não seguiu a rigor as exigência da marca e ainda chama os veículos pelo nome Jet Ski, que é quase um sinônimo. Porém, se a grande mídia não quiser ouvir, ou até correr o risco de levar um processo da Kawasaki, é melhor falar de forma correta.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jota 20 de julho de 2024

Não tem jeito, Jet Ski virou substantivo como gilete, insulfilm. Ou ainda durex, que no Brasil representa um produto e em Portugal outro (rsrs). Esse é o preço de chegar primeiro.

Avatar
Deixe um comentário