O que significa o ‘km/l e’ dos carros híbridos plug-in e elétricos?

A etiqueta de eficiência energética do Inmetro e a tabela com todos os carros novos apresentam esse dado dos modelos eletrificados, mas não o explica

byd king brasil gs 2025 prata frente
Repare que os dados estão sob uma coluna que fala de carros elétricos (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 19/07/2024 às 09h02
Atualizado em 19/07/2024 às 18h15

Os carros novos vendidos no Brasil precisam ter seu consumo, eficiência energética e emissões aferidos dentro dos padrões do Inmetro. Os resultados saem em uma tabela e estão presente na etiqueta colada nos carros zero km. Um dado que vêm gerando polêmica e sendo usado de forma errada é o “km/l e“, presente em carros elétricos e híbridos plug-in.

Indo direto ao ponto, o “km/l e” publicado pelo Inmetro não é referente sobre consumo de combustível. Ele é o resultado de um cálculo sobre a eficiência energética de um carro elétrico ou de um híbrido plug-in rodando sem acionar o motor a combustão.

PBEV BYD SONG PLUS Bullet v1
Apenas os híbridos plug-in e elétricos trazem essa medição

VEJA TAMBÉM:

Essa eficiência do motor elétrico é convertida para o “km/l e” para demonstrar qual seria o consumo caso o carro fosse a combustão. A ideia é medir o “consumo de eletricidade” do carro, já que o motor, o peso, a aerodinâmica, os pneus e outros fatores pesam na eficiência e autonomia de um veículo independente da forma de propulsão. Nesse cálculo é usado como referência que cada kW equivale a 120 ml de gasolina.

Com esse “km/l e” o consumidor pode comparar dois carros elétricos que está em seu radar. Por exemplo: um pode ter a bateria maior, porém o motor dele é menos eficiente no uso urbano, o que resultaria em autonomia menor.

O mesmo vale para carros híbridos plug-in, o “km/l e” serve para medir a eficiência apenas no modo de condução onde o motor elétrico e as baterias estão tracionando o veículo. Para o Inmetro, o consumo de combustível referente ao modo de condução híbrido é o que está na coluna que informa o combustível utilizado.

O “km/l e” está sendo usado para enganar

Recorte tabela consumo inmetro pbev
Repare nesse recorte da tabela que a divisão clara entre consumo de combustível e o consumo equivalente para baterias

As normas do Inmetro para medir o consumo de combustível dos carros são padronizadas. O que está na tabela e na etiqueta foi aferido no modo de condução que o carro está na hora que a partida é dada.

Ou seja, não são realizados ajustes como alternar para o modo mais econômico ou programar uma reserva de carga para a bateria. Por isso, não é raro ver motoristas afirmando que conseguem médias de consumo melhores que as vistas nos dados oficiais.

Como já falamos diversas vezes, esses dados são referenciais. O fato de serem padronizados significa que todos os carros foram aferidos da mesma forma e nas mesmas condições, isso gera um parâmetro seguro para a comparação.

O “km/l e”, por ter sempre um dado mais otimista que o consumo de combustível, começou a ser usado por chamar mais a atenção. Isso ficou popular após a Toyota divulgar o dado quando lançou o RAV4 Plug-in Hybrid. Em modo elétrico ele consume o equivalente a 35 km/l na cidade, porém o consumo de combustível é de 14 km/l.

Alguns até tentam falar que o “km/l e” representa o consumo em modo híbrido, enquanto a outra medida é só do motor a combustão. Isso cai por terra pelo dado não informar o combustível e também estar presente nos carros 100% elétrico.

Se você está pensando em comprar um carro elétrico ou um híbrido plug-in, nossa dica é que tome cuidado na hora de se informar sobre o consumo. A letra “e” junto do km/l muda completamente a informação. No AutoPapo usamos apenas o consumo de combustível e a autonomia para evitar confusões e garantir a precisão para nossos leitores.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário