Nova Montana, na verdade, deveria se chamar Mancona

Nova picape da Chevrolet oferece menos potência que as caminhonetes intermediárias e leva menos peso que as leves

chevrolet montana premier 2023 verde 1
Montana tem jeitão de Fiat Toro, mas tem menos potência e menor capacidade de carga (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 10/02/2023 às 10h03
Atualizado em 13/02/2023 às 17h33

A Nova Chevrolet Montana chegou ao mercado depois de uma gestação de quase dois anos (desde o anúncio), em meados de 2021. Esse carro é a grande aposta da marca para o ano e irá brigar no aquecido mercado de picapes.

Mas a GM produziu uma caminhonte que não é para quem precisa de uma picape. Isso porque suas dimensões, capacidades e conjunto mecânico estão aquém das rivais. Daí, se a Montana fosse apelidada de Mancona, não seria um exagero.

VEJA TAMBÉM:

Montana em números

A Chevrolet Montana tem 4,71 metros de comprimento e 2,80 metros de distancia entre os eixos. Ela conta com uma caçamba que comporta 874 litros. Já sua capacidade de carga varia de 600 kg (transmissão automática) e 638 kg (transmissão manual). É a picape que leva menos peso tanto entre as médias quanto entre as intermediárias, ficando apenas acima da Strada, com caixa CVT e a jurássica VW Saveiro. Confira:

Modelo Capacidade de carga
Fiat Strada Volcano CD (CVT) 600 kg
Volkswagen Saveiro Robust CD 623 kg
Fiat Strada Freedom CD 650 kg
Renault Duster Oroch Outsider CD 650 kg
Fiat Toro Freedom CD 750 kg
chevrolet montana premier 2023 verde trasiera lateral mancona
Caçamba leva 874 litros de volume

No comprativo entre o volume de caçamba, a Montana não deixa a desejar. Ela só perde para a Toro. Veja os números:

Modelo Volume caçamba
Volkswagen Saveiro Robust CD 580 litros
Renault Duster Oroch Outsider CD 683 litros
Fiat Strada Volcano CD 844 litros
Chevrolet Montana CD 874 litros
Fiat Toro Freedom CD 937 litros

Potência da Mancona

A Chevrolet Mancona… ops, Montana é equipada com motor 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm de torque. Entre as leves não há o que constestar. Afinal são 26 cv e 7 kgfm a mais que na Strada. Ela também supera com facilidade a Saveiro CD, que entrega 116 cv e 16,1 kgfm de torque.

Mas quandos e comprara com as picapes intermediárias, com motor turbo, a Montana fica a desejar. Confira os motores de suas rivais.

Modelo Motor Potência Torque
Renault Duster Oroch Outsider CD 1.3 turbo 170 cv 27,5 kgfm
Fiat Toro Freedom CD 1.3 turbo 185 cv 27,5 kgfm

E quando se fala em tanque de combustível, o reservatório da nova Montana também fica aquém. Veja!

Modelo Volume do tanque
Chevrolet Montana CD 44 litros
Renault Duster Oroch Outsider CD 45 litros
Volkswagen Saveiro Robust CD 55 litros
Fiat Strada Volcano CD 55 litros
Fiat Toro Freedom CD 55 litros

Preços da nova Montana

Versão Preço
Turbo 1.2 MT6 R$ 116.890
LT 1.2 MT6 R$ 121.990
LTZ 1.2 AT6 R$ 134.490
Premier 1.2 AT6 R$ 140.490

Aceleração da Chevrolet

No quesito aceleração de 0 a 100 km/h, a Montana é espertinha e só fica atrás da Oroch turbo. Mas, quando o assunto é velocidade máxima, ela fica por último, com máxima de 160 km/h. Mas como a velocidade máxima nas vias brasileiras é de até 110 km/h (120 km/h em algumas estradas no interior de São Paulo), pouca gente vai notar, mas é “mancona”. Confira os números:

Modelo Aceleração Velocidade Máxima
Renault Oroch 1.3 AT 9,8 s 189 km/h
Chevrolet Montana 1.2 AT 10,1 s 180 km/h
Fiat Toro 1.3 AT 10,7 s 201 km/h
Volkswagen Saveiro 1.6 MT 10,9 s 172 km/h
Fiat Strada 1.3 MT 11,2 s 168 km/h
Chevrolet Montana 1.2 MT 11,7s 180 km/h
Fiat Strada 1.3 AT 12,0 s 165 km/h

Consumo da Mancona

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), a Montana leva a melhor em relação às demais intermediárias e da Saveiro, mas fica atrás da Strada. Veja a tabela:

Modelo Urbano E Rodoviário E Urbano G Rodoviário G
Fiat Toro AT 6,6 km/l 8,0 km/l 9,5 km/l 12,2 km/l
Renault Oroch AT 7,4 km/l 7,8 km/l 10,5 km/l 11,0 km/l
Volkswagen Saveiro MT 7,6 km/l 8,6 km/l 10,9 km/l 12,1 km/l
Chevrolet Montana AT 7,7 km/l 9,3 km/l 11,1 km/l 13,3 km/l
Chevrolet Montana MT 8,3 km/l 9,6 km/l 12,0 km/l 13,6 km/l
Fiat Strada AT 8,8 km/l 9,8 km/l 12,5 km/l 13,3 km/l
Fiat Strada MT 8,9 km/l 10,0 km/l 12,5 km/l 14,3 km/l

Peso

No quesito peso, a Montana é a mais leve entre as intermediárias, mas fica atrás das leves. Confira:

Modelo Peso Relação Peso x Potência
Volkswagen Saveiro MT 1.133 kg 9,76 kg/cv
Fiat Strada MT 1.167 kg 10,90 kg/cv
Fiat Strada AT 1.235 kg 11,54 kg/cv
Chevrolet Montana MT 1.273 kg 9,57 kg/cv
Chevrolet Montana AT 1.310 kg 9,84 kg/cv
Renault Oroch AT 1.432 kg 8,42 kg/cv
Fiat Toro AT 1.670 kg 9,02 kg/cv
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
22 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Thiago 23 de março de 2023

Essa matéria é um sinal de fim do blog. Só está se sustentando ainda com o dinheiro que vem da “strada” da vida…

Avatar
Morpheu 23 de março de 2023

Jornalista em fim de carreira. Triste fim.

Avatar
Junior Boaro 16 de fevereiro de 2023

Um completo sem noção escrevendo…

Avatar
Ricardo 16 de fevereiro de 2023

Matéria de estagiário. O sujeito fala em “Mancona” aí na própria tabela dele a Mancona só perde pra Oroch no 0 a 100.

Avatar
Heitor 16 de fevereiro de 2023

Além da matéria ser cometimento ridículo, existe um erro: no texto o autor diz que a velocidade máxima é 160 km/h no entanto no quadro comparativo a velocidade máxima e 180 km/h.

Avatar
Sergio Garcia 15 de fevereiro de 2023

Essa matéria é totalmente descabivel, sendo o seu autor simplesmente um desinformado e que não sabe a verdadeira proposta desse novo carro Montana, um idiotice muito grande nessa publicação.

Avatar
Giovana 15 de fevereiro de 2023

Cara, que matéria ridicula, tendenciosa, e muito sem noção, você quer tanto vender publicidade assim?

Melhore como jornalista!!!

Avatar
Leonardo 12 de fevereiro de 2023

Matéria tendenciosa!
Desconecta com a realidade, e forjando números, velocidade final 160 . Kkk
Será a melhor proposta no segmento. Já reservei a minha.

Avatar
gelim 11 de fevereiro de 2023

Tá faltando assunto né…..matéria besta….

Avatar
Jotanael 12 de maio de 2023

Manda uma macona aí para minha garagem..
Porque aqui ela vai se chamar MONTANA..

Avatar
Theo 10 de fevereiro de 2023

Que matéria boba. Ok, o autor é bem abobalhado, mas ele demonstra enorme dificuldade de analisar estratégia de posicionamento de mercado. A estratégia da GM foi achar uma posição intermediária. Ela vai arrancar volume da Strada com a versão LS e LT e arrancar volume da Toro nas versões LTZ e Premier. A Toro de entrada parte de 147k, 14k a mais que a LTZ. Enfim, já são mais de 10.000 unidades vendidas…

Avatar
Henrick 10 de fevereiro de 2023

Matéria horrível, puramente tendenciosa.

Avatar
Marcelo 10 de fevereiro de 2023

É, sempre suspeitei que a perseguição do Boris à Toyota tinha algo por trás. Dessa vez a perseguição foi na GM, e foi mais descarado do que o padrão… tem algo e$tranho por trá$ me$mo…

Avatar
Marcos 10 de fevereiro de 2023

Essa matéria difamatória contra a Montana é PI-CA-RE-TA-GEM!

Avatar
Marcos 10 de fevereiro de 2023

Eu até gostava desse Auto-Papo… mas essa matéria descaradamente paga pela fiat, sem o aviso de conteúdo publicitário queimou o filme legal… VER-GO-NHO-SO!

Avatar
Delano 10 de fevereiro de 2023

A típica reportagem paga para ser tendenciosa.
Mancada tenha sido essa reportagem pois não acrescentou nada, pois os números já haviam sido divulgados e como foi falado acima, hoje o pessoal não compra um equipamento desse para trabalhar apenas é muito mais lazer. E ter um pouco mais de espaço na hora de carregar algum pouco maior.

Avatar
Luiz 10 de fevereiro de 2023

Um pouco tendenciosa essa materia. Praticamente só apontou comparativos em que a montana se saiu pior. Nos quesitos que ela sai melhor nem abordou. Falta o comparativo de consumo, comparativo de peso do veiculo, como ela é no quesito segurança e etc.

Avatar
CJ 10 de fevereiro de 2023

Diferença pequena entre as rivais que não justifica uan matéria tão crítica, vai vender muito e provavelmente na prática deve ser mais econômica, mais robusta e andar mais que as rivais

Avatar
Juliano 10 de fevereiro de 2023

Materia um tanto tendenciosa.

Avatar
Navegador 10 de fevereiro de 2023

Mais que suficiente. Maioria compra estes tipos de veículos para ir a shopping.
Na caçamba, carregam desilusões e ventos.

Avatar
Felipe 10 de fevereiro de 2023

Faltou falar que ela pesa 350 kg a menos que a Toro ,e bebe sim bem menos ,anda bem sim diferente do que diz o falacioso anunciado da reportagem ,anda um pouco menos que Toro e ORoch turbo sim , mas anda bem mais que a manca strada cvt ,já andei diversas vezes no ônix turbo o carro anda bem ,pelos números a Montana performa da mesma forma o que a meu ver está ótimo .Vai vender muito ,a conferir senhor Picaretagem rs

Avatar
Emerson Leone 10 de fevereiro de 2023

Ridícula essa reportagem …totalmente paga , ela não está concorrendo com a toro …e mesmo assim chega bem perto . Portanto com as que concorre já engoliu. E vai tirar até o espaço da que nem concorre q é a toro

Avatar
Deixe um comentário