Fim do mistério: pneus novos vão nas rodas da frente ou nas traseiras?

Quando não se pode trocar os quatro pneus de uma só vez, saiba qual o eixo ideal para receber os novos compostos

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O pneu é responsável pelo contato do carro com o piso e deve merecer cuidados especiais (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
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Publicado em 19/06/2023 às 17h03
Atualizado em 19/06/2023 às 19h50

Muita gente tem dúvida sobre onde instalar um par de pneus novos. É no eixo dianteiro? É no eixo traseiro? Muita gente tem essa dúvida e por um raciocínio lógico acabam incorrendo ao erro.

Quando não é possível trocar todo o jogo de pneus, e se coloca apenas um novo par, o ideal é montá-los nas rodas traseiras. Pode parecer estranho, mas é o ideal a se fazer.

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O senso comum nos faz acreditar que as rodas dianteiras merecem os pneus mais novos e não os mais gastos. Afinal, na maioria dos carros a tração está nas rodas dianteiras, tem o peso do motor, maior carga de frenagem. E lá atrás, a vida dos pneus é mais tranquila. Mas o correto é colocar o par novo nas rodas traseiras.

Par de pneus novos

Isso porque as rodas dianteiras são direcionais, em caso de uma perda de aderência o motorista consegue corrigir a rota com a direção. Já as traseiras, em caso de perda de aderência, não há nada que o motorista possa fazer.

Assim, pneus com pouco sulcos na traseira eleva o risco de perda de controle direcional e pode aumentar o risco de um acidente. Dessa forma, é melhor manter o par mais gasto nas rodas dianteiras para que o eixo traseiro não tenha sempre o máximo de aderência.

Qual a melhor prática?

A melhor prática a se fazer é o chamado rodízio. A cada 10 mil quilômetros, o motorista deve trocar de forma cruzada os pneus dianteiros com o traseiro.

Troca cruzada, como assim? Simples. O pneu dianteiro esquerdo vai para a roda traseira direita, assim como o pneu dianteiro direito vai para a roda traseira esquerda e vice e versa.

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Rodízio periódico aumenta a vida útil dos pneus com desgaste homogêneo do jogo (Foto: Adobe Stock)

Assim, há um desgaste homogêneo da banda de rodagem de todos os pneus. Afinal, a maioria dos carros produzidos atualmente contam com tração dianteira, o que acentua o desgaste, pois os pneus das rodas da frente sofrem mais desgate pois recebem o torque do motor e fazem o esforço para sair da imobilidade.

Assim, o ideal é sempre fazer o rodízio. Mas quando não for possível e ser necessário um novo par, coloque os pneus novos nas rodas traseiras e aqueles mais gastos nas rodas dianteiras. Depois repita o processo quando estes que foram montados na frente forem descartados para instalação de um novo par.

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