Quebra-molas só serve para acidentar e dar prejuízo no Brasil

Sem respeitar medidas e especificações, lombadas e quebra-molas são instalados de forma irregular provocando acidentes e causando prejuízos

As lombadas têm sido uma dor de cabeça para os motoristas
Cena rara: maioria dos quebra-molas não são sinalizados corretamente e não respeitam especificações (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 17/09/2023 às 15h03

Há dois anos atrás, uma notícia estarrecedora vinda de Uberaba, Minas Gerais. Um motociclista perdeu o controle da sua moto ao passar por uma dessas famigeradas lombadas, esses quebra molas, chamados oficialmente de Ondulação transversal.

Ele perdeu o controle, bateu numa árvore e morreu. Não tive notícias sequer da família processando a prefeitura. Não tive notícias do Ministério Público arguindo a prefeitura de Uberaba.

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Afinal, esse quebra mola, essa ondulação transversal, está dentro dos parâmetros determinados pelo Contran? Porque tem medida, tem altura, tem largura e quase nenhum que eu conheça no Brasil respeita isso. São todos ilegais.

Quem coloca esses quebra molas, essas lombadas nas ruas, nas estradas, estão agindo ilegalmente porque nenhum respeita o que determina a lei, que é a altura máxima, largura mínima, sinalização, x metros antes.

Farra dos quebra-molas

Pinturas transversais em amarelo para chamar a atenção. O Ministério Público Federal já foi atrás? Já perguntou se essa lombada respeita a lei? O CREA, Conselho dos Engenheiros, já foi descobrir, verificar qual foi o engenheiro da prefeitura ou da concessionária, da prefeitura ou da empreiteira, que constrói essas verdadeiras aberrações, para saber se estão cumprindo a lei? Afinal, é terra de ninguém mesmo esse nosso país?

Você já teve seu carro provavelmente esbarrado embaixo de alguma delas, que já te causou um prejuízo, provavelmente. Eu já tive. Eu já estou pensando como e quem processar, pra que essas ilegalidades não continuem impunes pelo país.

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4 Comentários
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Paulo Ramos 18 de setembro de 2023

Nenhum deles é feito de acordo com a resolução 600/2016 do CONTRAN. Aqui em Brasília mesmo não são feitos conforme a resolução.

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Cesar Basso 17 de setembro de 2023

Se a velocidade da via é 40km/h a lombada deveria permitir sua transposição nessa velocidade. Tentem fazer isso…acidente na certa.

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Santiago 17 de setembro de 2023

Pra piorar o absurdo, a sinalização de aviso fica sempre afixada no poste. E como o motorista deve dirigir olhando pra rua, e não pro poste, a m… acaba sendo inevitável de acontecer.

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João Paulo 17 de setembro de 2023

No Brasil só trator mesmo. Uma das características que dou atenção é a altura mínima do solo.

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