Renault Duster Iconic Plus 2025: segurança coloca SUV de volta ao páreo

A montadora francesa reforçou a segurança de seu principal SUV, resolvendo algumas das maiores críticas do modelo

renault duster iconic plus 1 3 turbo 2025 cinza cassiopee com pack outsider frente parado 2
Visualmente é possível identificar a versão atualizada pelos faróis em LED (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 02/07/2024 às 19h02

O Renault Duster foi o primeiro concorrente direto do Ford EcoSport, criador do segmento de SUVs compactos. Na atual segunda geração ele patinava no mercado, por dever equipamentos de segurança e pela concorrência ter fortalecido.

Logo em janeiro de 2024 a Renault remediou as maiores críticas: trouxe um reforço na segurança de toda a linha Duster. Agora o SUV conta com seis airbags, faróis em LED, regulagem elétrica de altura do facho e sensor de chuva. Junto dessas mudanças veio o sobrenome Plus.


VEJA TAMBÉM:

No pacote de melhorias também vieram itens de conveniência, como o novo console central com apoio de braço, entradas USB do tipo C e carregador de smartphone por indução.

Ficha técnica Renault Duster Iconic Plus

O que não mudou no Renault Duster Plus foi a mecânica. O motor 1.6 aspirado segue com opções de câmbio manual ou CVT, enquanto a versão de topo utiliza o 1.3 turbo aliado a caixa CVT.

Seu porte acima da média do segmento, similar ao dos SUVs médios, fazem do Duster a opção para quem privilegia o espaço interno. A altura de rodagem também é das maiores, ajudando no fora de estrada leve.

Qual é sua carroceria?

SUV compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.

Onde é feito?

Produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Quanto custa?

R$ 157.990

Quem são seus concorrentes?

renault duster iconic plus 1 3 turbo 2025 cinza cassiopee com pack outsider detalhe grade
Os detalhes em laranja identificam a versão topo de linha (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

O Renault Duster Iconic Plus está no segmento mais concorrido do mercado Brasileiro.  Levando em conta apenas o espaço interno e a altura de rodagem, seus maiores trunfos, o concorrente mais próximo é o Citroën C3Aircross de cinco lugares.

No segmento existem também os seguintes modelos: Volkswagen T-Cross, Fiat Fastback, Honda HR-V, Caoa Chery Tiggo 5x, Peugeot 2008, Citroen C4 Cactus, Jeep Renegade, Renault Captur, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker são seus rivais.

O que ela oferece?

  • Central multimídia com tela de 8 polegadas e conectividade sem fio;
  • Carregador de smartphone por indução;
  • Chave presencial;
  • Retrovisores com regulagem elétrica;
  • Vidros elétricos com função one-touch nas quatro portas;
  • Câmeras na dianteira, traseira e laterais;
  • Cruise control;
  • Direção com assistência elétrica;
  • Rodas de liga leve aro 17″;
  • Sensor de chuva;
  • Sensor crepuscular.

Itens de segurança

  • Seis airbags;
  • Faróis em LED;
  • Faróis de neblina;
  • ABS;
  • Controles de tração e estabilidade;
  • Sensor de estacionamento;
  • Sensor de ponto cego.

Como é o motor?

O motor 1.3 turbo TCe da Renault Duster Iconic é fruto de um projeto compartilhado entre a marca francesa e a Mercedes-Benz. Ele produz 170 cv com etanol e 162 cv com gasolina. O torque é sempre 27,5 kgfm, independente do combustível.

O câmbio é CVT com simulação de oito marchas. O conjunto mecânico possui funcionamento suave, com o motor turbo entregando a força de forma progressiva em um uso mais civilizado.

Esse motor é um dos mais fortes do segmento, o que ajuda a dar um desempenho acima da média para o Duster.

Como é consumo?

Segundo a etiquetagem do Inmetro, o consumo do Renault Duster Iconic Plus é de:

Combustível Urbano Rodoviário
Etanol 7,7 km/l 8,4 km/l
Gasolina 10,8 km/l 11,5 km/l

Qual é a capacidade do porta-malas?

O volume do porta-malas é de 475 litros. A capacidade de carga é de 500 kg,

Qual é a suspensão do Renault Duster Iconic Plus?

O SUV utiliza McPherson na dianteira com eixo de torção na traseira. O conjunto multilink na traseira é oferecido apenas na versão de tração integral, que não é vendida no Brasil.

Freios

O Renault Duster Iconic Plus utiliza disco ventilado nas rodas dianteiras. No eixo traseiro são utilizados tambores.

Medidas do Renault Duster Iconic Plus

  • Comprimento: 4,37 m
  • Largura: 1,83 m
  • Altura: 1,69 m
  • Entre eixos: 2,67 m
  • Diâmetro de giro: 10,7 m
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gustavo Lima 4 de julho de 2024

Só o motor que presta ! No resto perde em tudo para o Renegade. Acabamento, freios, suspensão e equipamentos de série o Renegade da um banho no Duster !

Avatar
Tiago 4 de julho de 2024

Tive duster 4WD por vários anos. É uma pena que a Renault parou no tempo e hoje deixa a desejar a TODOS seus concorrentes.

Avatar
Deixe um comentário