Volvo EX30: elétrico premium chega com preço de SUV médio

Os preços partem de R$ 229.950, o menor cobrado por um carro de marca premium no Brasil e similar ao de modelos generalistas

volvo ex30 ultra 2025 branco e cinza
Três versões são oferecidas (Fotos: Volvo | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
De Campos do Jordão (SP)
Publicado em 21/05/2024 às 09h02
Atualizado em 22/05/2024 às 12h17

O Volvo EX30 estava em fase de pré-venda no Brasil desde setembro de 2023. Agora, o modelo elétrico de entrada da marca sueca finalmente começará a ser entregue para os 2 mil clientes que realizaram a reserva e inicia as vendas oficialmente.

VEJA TAMBÉM:

O preço sofreu um reajuste em janeiro devido aos novos impostos de importação para elétricos. Apesar do acréscimo, o Volvo EX30 segue surpreendendo por partir de um patamar similar a SUVs médios de marca generalista.

Versão Preço
EX30 Core R$ 229.950
EX30 Core Extended Range R$ 249.950
EX30 Plus Extended Range R$ 277.950
EX30 Ultra Extended Ranger R$ 293.950

Esse valor inicial também é praticamente idêntico ao do BYD Yuan Plus, SUV elétrico chinês que vem agradando ao púbico. Isso exemplifica como a Volvo está agressiva com seus preços mesmo sendo uma marca premium.

Volvo EX30 tem medidas de compacto

O EX30 é um SUV de porte compacto: mede 4,23 m de comprimento, 1,82 m de largura e seu entre eixos fica em 2,65 m. São medidas parecidas com as do Volkswagen T-Cross.

Por ser um carro elétrico, o Volvo EX30 possui dois porta-malas: o traseiro tem volume para 318 litros, que é complementado por um compartimento sob o assoalho de 61 litros. O dianteiro leva 7 litros.

Motor e baterias

volvo ex30 ultra 2025 branco parado em cidade
Motor de 272 cv proporciona zero a 100 km/h em 5,3 segundos

O Brasil recebe apenas o Volvo EX30 com um motor, que fica montado no eixo traseiro e que produz 272 cv e 35 kgfm. O modelo mais forte de dois motores não é ofertado por enquanto.

Ainda assim, é um veículo bastante rápido para sua faixa de preço: acelera de zero a 100 km/h em 5,3 segundo. A velocidade máxima é limitada em 180 km/h, como em todos os outros carros da Volvo.

A versão Core de entrada é a única com a bateria menor, de 51 kWh. Ela proporciona 250 km de autonomia no ciclo PBEV do Inmetro. A bateria maior de 69 kWh permite rodar até 338 km.

Uma carga rápida, de 10 a 80% em um carregador de 175 kW, dura 26 minutos independente do modelo. A carga completa no wallbox de 11 kW dura 6 horas no modelo de entrada e 8 horas nas versões com maior capacidade de carga.

Equipamentos do EX30

O EX30 estreia na Volvo um novo sistema operacional para a central multimídia. Ele é baseado em Android e usa o Google nativamente. Ou seja, o motorista pode logar com sua conta Google e sincronizar com outros dispositivos.

De início, ele ainda não traz os espelhamentos Android Auto e Apple Carplay. Eles virão mais tarde através de atualizações remotas. Mas o carro conta com a Play Store para baixar aplicativos.

O Volvo EX30 também traz conexão 5G nativa. No Brasil ele utiliza a rede da Claro e o carro vem com um plano de dados gratuito por 4 anos.

A central engloba vários comandos para reduzir a quantidade de botões. Por ela o motorista pode, por exemplo, regular os retrovisores, o fluxo de ventilação, abrir o porta-malas e tem as informações que ficaria no painel de instrumentos.

O que faz falta são os comandos redundantes para algumas funções, como a climatização, os retrovisores e comandos do sistema de som. Os únicos botões são os dos vidros no console e os das luzes no teto.

O acabamento do Volvo EX30 utiliza materiais reciclados, como jeans, poliéster, garrafas PET e outros. O acabamento é bem montado e utiliza materiais macios ao toque nas portas e painel, mas alguns dos reciclados são de aparência mais simples e destoam do bom padrão já conhecido da marca sueca.

Volvo EX30 Core

  • Ar-condicionado automático de 1 zona;
  • Bancos com regulagem manual;
  • Rodas de liga leve aro 18″;
  • Cruise control adaptativo;
  • Pacote ADAS completo;
  • Câmera de ré;
  • Sistema de som com 100W.

Volvo EX30 Plus

  • Iluminação ambiente com temas;
  • Medição de qualidade do ar com pré-limpeza remota da cabine;
  • Ar-condicionado de duas zonas;
  • Rodas de liga leve aro 19″;
  • Teto e capas dos retrovisores em preto;
  • Chave digital no smartphone;
  • Espelho retrovisor eletrocrômico;
  • Assistente de mudança de faixa;
  • Cruise control adaptativo com assistente para manutenção em faixa;
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
  • Carregador de smartphone por indução;
  • Sistema de som Harman Kardon com 1.040W.

Volvo EX30 Ultra

  • Teto solar panorâmico fixo;
  • Assistente de baliza;
  • Câmera com visão 360°;
  • Bancos dianteiros com regulagem elétrica;
  • Ajuste do suporte lombar para o motorista;
  • Rodas de liga leve aro 20″.

Garantia

volvo ex30 ultra 2025 branco e cinza parado
Cobertura é de apenas 3 anos ou 100 mil km

Em tempos onde todas as montadores apostam em garantias extensas — algumas até aumentaram a cobertura incluindo carros que já foram vendidos — a Volvo decepciona. A cobertura para o carro é de 3 anos ou 100 mil km. Para as baterias é de 8 anos ou 160 mil km.

Em compensação, o EX30 possui as revisões gratuitas para os 3 primeiros anos. O primeiro serviço é realizado em 24 meses ou 30 mil km.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário