Acendeu a luz do óleo? Cuidado, essa é das perigosas!

Quando esta luz se acende, ao contrário do que a maioria pensa, pode ser um defeito muito mais grave que o nível baixo de óleo - ou muito mais simples.

painel luz do oleo
Por Boris Feldman
11 de agosto de 2018 17:30

Acendeu a luz do óleo no painel e o motorista se preocupou? Com razão, pois com lubrificação do motor não se brinca. Motor fundido está entre as contas mais elevadas na mecânica do automóvel, conforme o Boris explica na coluna de hoje.

acendeu a luz do óleo? cuidado, pois esta luz de alerta do painel do carro é das mais perigosas!

Parou no primeiro posto e foi logo conferir o nível do óleo no cárter. Ele já percebeu que, sempre que esta luz de alerta se acende, é sinal de que o nível está baixo, sinalizando a necessidade de completar com mais meio ou um litro de óleo.

Considerado normal já que o carro dele estava bem rodado, com quase cem mil km no hodômetro. Com esta quilometragem o desgaste das peças móveis reduz a vedação e pode mesmo provocar uma queima do óleo na câmara de combustão. E uma “fumacinha” no escapamento. Razoável, portanto, um consumo do óleo superior ao de um motor novo, exigindo que se complete o nível com maior frequência.

Entretanto, para sua surpresa, a vareta indicava nível correto, entre as marcas de “mínimo” e “máximo”. Ou seja, o óleo estava com a quantidade correta no cárter. O que poderia estar ocorrendo, então, quando acendeu a luz do óleo?

Este é um engano da maioria dos motoristas: a luz de alerta do óleo não indica nível baixo no cárter, mas falta de pressão no sistema de lubrificação do motor. Então, se a luz se acende, uma das possibilidades é de falta de óleo, que se resolve completando o nível. Pois, se não tem óleo, a pressão do sistema cai a zero.

Mas, se o nível está correto e a luz se acendeu, existe então a possibilidade de um problema grave no sistema de lubrificação. Pode ser um defeito (ou entupimento) da bomba de óleo, ou do próprio óleo que ficou muito grosso (borra), ou do excesso de folga entre partes móveis (bronzinas e eixo, por exemplo). Este é um defeito que não dá margem sequer ao motorista levar o carro rodando até a oficina, sob risco de agravar o problema e tornar o reparo bem mais caro. É chamar o reboque na hora!

Entretanto, existe também a possibilidade de a luz de alerta do óleo se acender sem que haja nenhum problema no motor: pode ser apenas um defeito do sensor que indica a pressão (“cebolinha”), ou então do circuito elétrico da lâmpada. Reze para que esta seja a causa da luz acesa, pois o reparo é rápido e barato!

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eilson 15 de maio de 2022

Meu carro ascendeu a luz do óleo na lenta quando acelero apaga que pode ser?

Avatar
Dilça Rodrigues De Araújo 11 de janeiro de 2022

Recentemente conversei com outro mecanico a respeito desta luz de óleo acessa e ele disse que precisar fazer o motor só que lugar certo que onde foi feito no meu não resolve. Em outras palavras consertaram no lugar errado segundo ele e que ficava em 4 mil o conserto pq ia precisar trocar várias peças fazendo o tal conserto. Hoje o motor no local onde foi feito o reparo no passado o tal cabeçote esta fazendo um barulho muito irritante que incomoda mais q a luz ac

Avatar
Hitler 24 de maio de 2021

Olá, uso i10, 1.2, a Luz acende se eu pisar no fundo no pedal de travão. E depois a paga. Gostaria que me ajudassem, nesses casos o que devo fazer l!? Se estiver a longo curso.

Avatar
susi 6 de fevereiro de 2021

Passei em um bolsao dagua ontem onde meu carro enguiçou e tive que deixa lo numa calcada secando ate hoje para ele dar a partida, porém após um pequeno trecho andando ele ameaçou morrer e acendeu a luz do óleo. Consegui ligar ele mais uma vez para tirar da rua e seguir até um local seguro, gostaria de saber se é perigoso ligar ele novamente para levar ao mecanico?

Avatar
Denis Bitencourt Iglesias Soto 20 de dezembro de 2020

A luz fica ascendendo quando a aceleração está baixa , quando acelera apaga, o que está ocorrendo?

Avatar
Alessandro 20 de dezembro de 2020

Só luz de óleo estava acendendo na lenta, levei no mecânico , ele abril em baixo limpou o pescador , que não estava muito sujo e trocou a cebolinha, sai de lá com a luz apagada, depois de rodar uns 5km , acendeu de novo a luz de óleo , é só apagava em alta rotação . Voltei no mecânico , ele falou que poderia ser a pressão da bomba, fui pra casa as uns 20 km da oficina e a luz acessa direto, será que posso ir rodando pra oficina medir a pressão da bomba ou melhor levar no guincho?

Avatar
Dilça Rodrigues De Araújo 24 de julho de 2021

Assim como aconteceu com o Alexandro tive o mesmo problema mais fui além levei na verdade em 4 mecânicos diferentes no último este levou o o motor na retifica e continuou igual voltei nele e levou de novo na retifica trocou as peças necessárias e tudo continua igual ate hoje. Como gastei uns 4 mil tentando arrumar e nenhum deles conseguiu desisti ate hoje ou seja uns 4 anos o carro acende a luz de óleo na lenta e parado no sinal. Comecei trocando óleo na credenciada cebolinha motor de arranque tudo. Nada resolveu. Eu desisti.

Avatar
CAROLYNE BIANCA ROCHA DE O. CARNEIRO 2 de setembro de 2021

Passei o mesmo que você!4 mecânicos e ninguémresolveu. Ando com esse apito infernal a mais de um ano.

Avatar
Leandro 11 de janeiro de 2022

Bem vindo ao seleto grupo de quem toma susto com a lampada do Aladim acesa!
Tenho um Gol G5 2010 1.6. Tive esse problema aos 90 mil KM. Já passeio por 3 mecanicos diferentes, com troca de bomba, cebolinha, oleo novo e por aí vai. Eventualmente a luz acende ainda, geralmente quando estou perto da troca ou em dias extremamente quentes. Quando ascende, dou um tempo de alguns minutos e volto andar, aí não ascende mais. Só ocorre em trajetos muito longos, coisa de mais de 100km. Parece que tem haver com viscosidade de óleo que fica mais fino quando o motor aquece, ou perto da troca que fica mais sujo…não sei dizer. MEu mecânico atual diz que deve ter alguma folga no motor e que nesse caso só fazendo ele para resolver e ainda assim pode não fica muito bom.
Já se passaram 60 mil km desde a primeira vez que aconteceu. Vou levando, motor parece estar muito bom mesmo com esse problema. Seja o que deus quiser..kk

Avatar
Rod 31 de março de 2022

Fui em vários e dizem que tem que fazer o motor, mesmo a pressão estando ok. Sem lógica isso, segundo os mesmo isso pode bater o motor.

Avatar
Fernando Antônio Gagliardi 10 de dezembro de 2019

Bom dia, gostaria de saber o que acontece se andar uns três km com a luz do óleo acesa, motor retificado e feita revisão dos 1000km, detalhe tinha voltado da retifica com barulho na válvula, depois disso o comando de válvulas parece escola de samba,vai voltar pra retifica e tenho certeza que não vão olhar camisas e pistões,pq já falaram que leva num dia e traz no outro!

Avatar
Edvaldo Conceição Nasci,emto 13 de novembro de 2018

Estou com um FOX 2007, com um problema em que a luz do óleo mantem-se ligada direto, já fez revisão trocou-se o óleo e nada, mas segundo os analisadores, a informação que nos foram passada é que o problema está no “PAINEL” é possível este fato. No aguardo de uma informação técnica precisa e ansioso por esta, desde já ficam aqui meus agradecimentos.

Avatar
Dilça Rodrigues De Araújo 24 de julho de 2021

Eu desisti depois de fazer de tudo pra resolver mais esse fato do problema ser no painel nenhum dos mecânicos q levei aceitou esta hipótese.

Avatar
Deixe um comentário