Posso acrescentar etanol na gasolina em um carro que não é flex?

Ouvinte tem um carro com motor a gasolina e pergunta se pode acrescentar etanol no tanque também. Mas, essa não é uma boa ideia...

shutterstock 1012712692
Por Boris Feldman
15 de setembro de 2018 19:00

Ouvinte tem um carro, que não é flex, e pergunta se pode acrescentar etanol na gasolina na hora de abastecer. Será que essa mistura pode dar samba?

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte diz ter lido matéria nossa comentando sobre as vantagens e desvantagens de mais ou menos etanol na gasolina, no tanque do carro flex. E ele diz ter um carro da linha Chevrolet com motor a gasolina e quer saber se pode acrescentar etanol no tanque.

A resposta é que, infelizmente, não se pode nem pensar nisso, por vários motivos: em primeiro lugar, a gasolina vendida no Brasil já tem 27% de etanol, se acrescentar mais um pouco o motor a gasolina não dará conta. Em segundo lugar, o etanol adicionado a gasolina é do tipo anidro, sem água. Se o nosso ouvinte resolver colocar o etanol vendido no posto, que é hidratado, ou seja, tem água, isso vai oxidar, danificar os componentes do seu carro. Afinal, ele não é flex e não foi projetado para receber água.

acrescentar etanol na gasolina
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fábio Yukio Nakazoni 11 de outubro de 2021

O álcool na gasolina bagunça todo o ajuste mais fino de carros antigos. Quem faz esse tipo de serviço vai entender, pois a percepção é sutil. Primeiro é o giglê do carburador, que outrora alimentava bem e agr deixa a mistura pobre por conta do álcool que necessita maior quantidade. Mas o menos comentado é a questão do ponto do carro, que fica difícil acertar corretamente. Isso porque o do álcool é completamente diferente. Na prática, quando se acerta o ponto estático, na marcha lenta, a dinâmica (curva) fica muito adiantado, chegando até a dar pré detonação e estouro no carburador. E quando se acerta o avanço dinâmico, a marcha lenta fica com ponto atrasado, causando má queima e cheiro no escapamento, trepidação do motor e dificuldade de partida

Avatar
EVANDRO MARQUES 3 de outubro de 2021

Tenho jeep grand cherokee limited lx 5.9 v8 5.9 a gasolina eu posso usar alcool.

Avatar
David 23 de agosto de 2021

tenho um veículo movido a gasolina e por engano o frentista colocou algool invés de gasolina, 10L, a solução foi completar o tanque com gasolina aditivada e de boa qualidade, acredito que compensou e não houve dano, agora fico atento, tem frentista que não prestam atenção.

Avatar
GERSON A. TEIXEIRA 9 de agosto de 2021

Tenho um gol especial 2001 8 válvulas, não é flex, motor a gasolina, coloco 70% gasolina e 30% álcool no abastecimento, faço isso há 2 anos acreditem nunca tive problemas no motor.

Avatar
Felipe Zilli 20 de abril de 2019

Eu gostaria de saber se a nossa gasolina é muito prejudicial para esses carros importados que não são flex.

Avatar
Antonio Donizeti Martinsd 31 de dezembro de 2018

Eu diria para o ouvinte que não faça isso. Pela lei a gasolina já traz uma mistura de 27% de etanol. Mas, como o Brasil é Brasil, muitas vezes você para seu carro no posto, paga gasolina e leva etanol devido ao fato de o posto aumentar essa proporção. Estraga seu carro e ainda paga combustível mais caro ainda.

Avatar
Deixe um comentário