Posso acrescentar etanol na gasolina em um carro que não é flex?
Ouvinte tem um carro com motor a gasolina e pergunta se pode acrescentar etanol no tanque também. Mas, essa não é uma boa ideia...
Por Boris Feldman 15/09/18 às 19h00Ouvinte tem um carro com motor a gasolina e pergunta se pode acrescentar etanol no tanque também. Mas, essa não é uma boa ideia...
Por Boris Feldman 15/09/18 às 19h00Ouvinte tem um carro, que não é flex, e pergunta se pode acrescentar etanol na gasolina na hora de abastecer. Será que essa mistura pode dar samba?
[TRANSCRIÇÃO]
Ouvinte diz ter lido matéria nossa comentando sobre as vantagens e desvantagens de mais ou menos etanol na gasolina, no tanque do carro flex. E ele diz ter um carro da linha Chevrolet com motor a gasolina e quer saber se pode acrescentar etanol no tanque.
A resposta é que, infelizmente, não se pode nem pensar nisso, por vários motivos: em primeiro lugar, a gasolina vendida no Brasil já tem 27% de etanol, se acrescentar mais um pouco o motor a gasolina não dará conta. Em segundo lugar, o etanol adicionado a gasolina é do tipo anidro, sem água. Se o nosso ouvinte resolver colocar o etanol vendido no posto, que é hidratado, ou seja, tem água, isso vai oxidar, danificar os componentes do seu carro. Afinal, ele não é flex e não foi projetado para receber água.
Eu gostaria de saber se a nossa gasolina é muito prejudicial para esses carros importados que não são flex.
Eu diria para o ouvinte que não faça isso. Pela lei a gasolina já traz uma mistura de 27% de etanol. Mas, como o Brasil é Brasil, muitas vezes você para seu carro no posto, paga gasolina e leva etanol devido ao fato de o posto aumentar essa proporção. Estraga seu carro e ainda paga combustível mais caro ainda.