Aditivo para o óleo do motor é necessário ou não?

São várias as promessas em relação a esse aditivo para o óleo do motor, como melhorar a performance, diminuir o consumo e emissões

Por Boris Feldman 09/11/18 às 06h15
iStock 38130406 XLARGE 1

Internauta nos encaminhou uma dúvida em relação a necessidade do uso do aditivo para o óleo do motor do carro. Pode até haver um aditivo benéfico, mas a nossa dica é outra:

[TRANSCRIÇÃO]

Internauta do AutoPapo diz que sempre que leva o carro para trocar o óleo do motor num posto, numa troca de óleo, ou numa oficina, ele sempre recebe a sugestão de colocar junto do óleo, um aditivo que vai melhorar a performance, reduzir o atrito, vai diminuir o consumo e as emissões e prolongar a vida útil do motor. Enfim, são tantas ofertas que ele na dúvida, ainda não aceitou nenhuma delas.

Quer saber a minha opinião? Continue recusando todas essas sugestões, pois não existe um aditivo necessário ao óleo do motor. Ou melhor, existem sim vários aditivos, mas todos eles já foram colocados pela fábrica do óleo, de acordo com a recomendação e as exigências do fabricante do carro. Pode até existir um aditivo benéfico ao óleo, mas diante das dezenas de opções, é quase impossível separar o joio do trigo.

Aditivo para óleo do motor
Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
anidal rodrigues da costa 25 de abril de 2020

eu uso bardhal b 12 tem meio século em todos os meus carros . no geral os mecanicos não recomendam porque o carro para de dar defeito……………

Avatar
Emerson 11 de outubro de 2019

MILITEC É EXCELENTE

Avatar
Cerqueira 21 de outubro de 2020

MILITEC-1 Reprovado pela ANP – Processo nº 48620.202203/2019-86
Posteriormente, em análises laboratoriais no CPT-DF, o produto MILITEC – 1, amostra 0047618, apresentou não conformidades quanto ao registro (produto sem registro) e qualidade (presença de cloro na composição do produto, quando o rótulo afirma não possuir parafinas cloradas); sendo desta maneira autuada conforme DF 551968, de 30/07/2019, pelas infrações acima descritas.
Em resumo, segundo a Agencia Nacional do Petróleo (ANP) MILITEC-1 De acordo com o Relatório de Ensaio nº CPT/FA00001/2018, o produto MILITEC-1, presente na amostra nº 0047618, não estava em conformidade quanto à qualidade, por ter sido detectada a presença do elemento Cloro, sendo que o rótulo do produto (Figura 2 do Relatório de Ensaio nº CPT/FA00001/2018), consta claramente que o produto “não contém parafinas cloradas”.

Avatar
Márcio nascimento silva 11 de agosto de 2019

Boris.conheçe do assunto.

Avatar
DANIEL BARBIERI 9 de novembro de 2018

BOM DIA, RECOMENDO O MILLITEC, VENDEMOS MUITO NA NOSSA AUTO PEÇAS O DIA TODOS, E 100% DOS USUÁRIOS ESTÃO SATISFEITOS. USAMOS EM CAIXA, EM MOTOR E ATE EM AR CONDICIONADO ESTÃO USANDO, NOS VEÍCULOS MAIS ANTIGOS ATE O BARULHO DIMINUI.CASO NÃO CONHEÇA RECOMENDO A PESQUISA DE USUÁRIOS E OS VIDEOS DISPONÍVEIS QUE VERÁ QUE O ADITIVOS JUNTO COM O ÓLEO É MUITO BOM SIM !!!

Avatar
Joao 13 de janeiro de 2019

Olá eu vou exclarecer uma dúvida,você pode não acreditar…mais meu carro já está com 124.000 km.Todas trocas de óleo dento do filtro aquele saia um pouco de pó de ferro.Ai coloquei um aditivo chamado radinak tratamento …Na próxima troca de óleo não saiu mais esse pó de ferro.

Avatar
Jonas japonês 9 de novembro de 2018

O ford focus hatch cambio manual apartir de 2014 qual versão E E melhor em custos beneficios na visão E experiências Boris grato

Avatar
Deixe um comentário