Usar água desmineralizada dispensa o uso do aditivo?

"Leitor diz usar água desmineralizada no radiador. E, ele quer saber se mesmo assim é necessário o uso do aditivo, do tal etilenoglicol"

radiador
Por Boris Feldman
09 de maio de 2019 14:45

Um leitor do AutoPapo faz uma pergunta curiosa: ele disse que usa no radiador, no sistema de refrigeração do carro, apenas água desmineralizada. Ele quer saber se mesmo assim é necessário o uso do aditivo, do tal etilenoglicol, que é recomendado se misturar na proporção de 50% à água.

E a resposta é que o uso da água desmineralizada não substitui a necessidade do aditivo. Afinal, este, não resolve eventuais problemas de impurezas na água. Pois, as finalidades desse aditivo são: primeiro, aumentar o ponto de ebulição da água para tornar mais difícil dela ferver, no caso de algum problema de aquecimento do motor.

Em segundo lugar, o etilenoglicol  é o responsável também por uma limpeza do sistema de refrigeração,  evitando a sua oxidação. E finalmente, em lugares muito frios ele evita da água se congelar.

radiador agua desmineralizada aditivo
Foto iStock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sebastião de Jesus Guethe 9 de maio de 2021

Bom dia eu colo no radiador somente o aditivo então posso uma porpoção de 50%

Avatar
Rivaldo 6 de julho de 2020

Boa noite só completo o reservatório do radiador com aditivo concentrado orgânico , até agora só usei uma garrafa tem algum problema?

Avatar
Patrick 6 de fevereiro de 2021

Concentrado direto daqui a pouco vai estar 100% de aditivo concentrado. Isso tbm não pode.

Avatar
Waldemir Aguiar 25 de outubro de 2019

Bom dia tenho um corsa Classic 2011/2012 e está gastando muito só estou usando etanol, faço as revisões periódica mas não está resolvendo o problema de consumo, será que se começar rodar com gasolina o consumo melhora ?

Avatar
Juan 14 de março de 2020

O meu estava assim, troquei a mangueira do respiro de combustível, melhorou 100%

Avatar
Jadiel 19 de julho de 2019

Além disso, o aditivo tem a função de lubrificar as partes móveis do sistema, como bomba de água e válvula termostatica.

Avatar
Marcos Lopes 10 de maio de 2019

Boa noite,ainda estou em.duvida quanto. A água desmineralizada .
Tenho que colocar antes do fluido para radiator.

Avatar
Rauser 18 de abril de 2019

O etileno glicol so tem a funçao de baixar ponto de congelamento e aumento do ponto de ebulicão. A função de proteger contra corrosão é de outros compostos dentro do aditivo. Há aditivos apenas com protetores contra corrasão no mercado….

Avatar
Hertzlene 31 de dezembro de 2018

Eu coloquei, sem querer, mais aditivo do que água desmineralizada no radiador, tem algum problema? Isso quando eu fui completar pq a água estava um pouquinho abaixo do mínimo.

AutoPapo
André Felipe de Almeida 10 de maio de 2019

Resposta do Boris: Se foi só no momento de completar, sem problema. Na próxima, procure compensar trocando as proporções.

Avatar
Sandro Roberto de Menezes 18 de setembro de 2021

Fiquei na dúvida…meu carro está usando água da torneira há anos ,nunca deu BO,mas isso a pedido do mecânico e dono do carro… há 3 anos.Hoje ele vem aquecendo muito.
Não há vaza de água,não baixa água muito, acionamento de ventoinha normal demora mais que de costume,e ainda coloquei kit verão.o que fazer? Vectra 99 8 válvulas

Avatar
Deixe um comentário