‘Água do radiador’ pode baixar no reservatório?

É normal baixar o líquido de refrigeração, que alguns ainda chamam de ''água do radiador"? Mesmo que não haja nenhum vazamento?

Por Boris Feldman 13/09/19 às 21h00
radiador

É normal baixar o líquido de refrigeração, que alguns ainda chamam de ”água do radiador”?

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.

E vai aqui uma observação para que esse nível não seja completado apenas com água. Pois esse líquido de refrigeração é metade água, metade um aditivo, o etilenoglicol, que já existe pronto à venda em concessionárias, casas de peças e postos.

E atenção: com o motor frio esse líquido não pode estar acima do nível médio (vide foto abaixo), pois tem que ter um espaço para receber o líquido que se expande quando o motor se aquece.

água do radiador

Foto Shutterstock

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
22 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Wilington aleixo 23 de julho de 2021

Esse Boris vezes por outra parece que posta o que ele acha e não os fatos, não tem que baixar nada!

Avatar
Marcelo Avelar Rosa 26 de julho de 2021

Não creio que ele esteja errado, a água aquece e por isso tende a evaporar, mesmo que pouco. É uma questão de ciência e não de opinião.

Avatar
Manoel cândido de pereira 28 de junho de 2021

Tenho um Voyage 1.6 2012 a água do reservatório abaixa rápido e demais saio com a água no nível máximo e quando rodo 50 km chega no mínimo, mais a temperatura não passa dos 90, é normal.

Avatar
Adriano 28 de julho de 2021

Não é normal, devemos verificar o nível uma vez na semana, e completar se for o caso, mas no seu carro existe algum vazamento, leve no seu mecânico.

Avatar
Fabiano 21 de junho de 2021

História pra boi dormir. Se usar líquido de arrefecimento de acordo com o fabricante e cuidar do carro com as trocas corretas não baixa nunca. O líquido ali dentro está sob pressão, vai evaporar para onde? Se evaporar se liquefaz de novo.

O único carro que tive que baixava água estava com o radiador furado. Minha Outlander 2014 vai fazer a primeira troca do fluido de arrefecimento agora (seguindo o manual), sabe quanto baixou em 8 anos? Nada.

Avatar
Jcobertor 1 de julho de 2021

Todo o vapor tem que sair e sai por um lugar no carro,faça uma análise,no caso da minha spin,pelo escapamento,o líquido não retorna totalmente do sistema ao recepiente,perde parte no caminho,ou tô errado?

Avatar
FABIANO 1 de julho de 2021

Bastante errado amigo. Líquido de arrefecimento saindo no escape? Só se a junta estiver queimada, aí nesse caso teu motor estaria correndo o sério risco de bater, pois está adicionando água à mistura de combustão, o que além de errado é muito prejudicial a seu motor. Sistema de arrefecimento é para refrigerar o motor do carro, não tem que sair por lugar nenhum. Não tem vapor no líquido de arrefecimento, não tem evaporação ali, ele está sob pressão.

O que sai pelo escapamento é o resto da queima do combustível, às vezes com um pouco de óleo. Se sair mais que isso é sinal de defeito do motor.

Avatar
Thais 14 de julho de 2021

Estou com uma dúvida cruel me ajudem, tenho um celta 2008, está baixando água, levei no mecânico pq até então tinha vazamento em uma mangueira, é troquei a mangueira, troquei a bomba de agua, continua baixando, de 3 em 3 dias tenho que colocar água até o máximo eu rodo com o carro é baixa um pouquinho, o mecânico já disse que é junta de cabeçote, agora não apresenta mais vazamento, o mais estranho é que ele não aquece, não tem borra de café como pode ser junta sem apresentar sinais????

Avatar
Márcio 19 de julho de 2021

Pode experimentar um selante de junta de cabeçote. tem no mercado livre um abro super seal, produto americano. caso leve como o seu deve resolver bem

Avatar
Sérgio 20 de abril de 2021

Minha l200 triton tá com o reservatorio de expansão vazio mas o radiador tá completo. Tenho q colocar fluido no reservatório?

Avatar
Cezar Amaral 28 de junho de 2021

Claro que sim, podem coloca líquido p radiator ate nível indicado bem cedo

Avatar
FABIANO 1 de julho de 2021

Não amigo, cuidado com as dicas de quem não conhece o carro. Você completa o aditivo de qualquer carro Mitsubishi pela tampa no radiador, não no tanque de expansão. O tanque de expansão é justamente para o líquido se expandir, e só deve ser mexido caso você vá fazer a troca.

O que acontece é que alguns carros, geralmente mais populares e nacionais, não têm abertura no radiador para se colocar aditivo, o sistema é alimentado pelo tanque de arrefecimento. Nos Mitsubishi ele é para expansão e verificação do nível, devendo ser completado pelo radiador em casa de nível baixo.

Avatar
Marcelo Avelar Rosa 26 de julho de 2021

Sim, o reservatório de expansão deve ser completado com líquido de arrefecimento até o nível indicado

Avatar
fernando 3 de fevereiro de 2021

A strada 2011 baixa muito água do reservatório sei que é normal mais não tem vazamento no reservatório porque baixar tanto, será que se trocasse o reservatório ou pode ser outro problema

Avatar
Gustavo 28 de fevereiro de 2021

No meu Fiat bravo baixa muita também. Mais o frentista medeu a dica de por anticongelante aí fiz o teste com um Litro e notei que Hoje baixa bem menos vó completar com mais um litro acho que vai resolver

Avatar
Paulo 18 de abril de 2021

Verifique se não é decorrente de vasamentos de agua em forma de vapor na mangueira de arrefecimento.observe a tampa do reservatorio de agua do liquido aditivo veja se esta fazendo um barulho em forma de escape de vapor.terceira dica:verifique se a tubulaçao do evaporizador esta em perfeito estado.para alguns testes acima e necessario colocar o relogio de pressao no reservatorio do liquido arrefeciador.caso a pressao continue instável e possivel que seja a junta do cabeçote com problemas;entao nesse caso procure uma oficina especializada.

Avatar
Fábio Rocha 4 de agosto de 2020

Meu golf baixa as vezes rápido outras vezes devagar,verifico o óleo e sempre parece estar normal, notei liquido de arrefecimento nas mangueiras do ar condicionado será que pode ser o problema, ar condicionado não funciona

Avatar
SAMUEL 31 de maio de 2020

Boa tarde!
Tenho um corolla 2010, 1.8 AUTOMÁTICO ele está abaixando água aos poucos toda semana tenho que colocar agua pra completar oque deve ser já levei oficina e não resolverão o problema

Avatar
JORGE RICARDO FERREIRA LIMA 11 de setembro de 2020

Ja pensou em trocar o reservatorio?

Avatar
Rodrigo nunes 15 de setembro de 2019

Tenho um golf 99 e ele tá sempre mostrando que está com a temperatura da água está aquecendo o que será esse problema

Avatar
Rogério Leite 14 de setembro de 2019

As informações são sempre úteis e valiosas para pessoas idosas que muitas vezes se esquecem …

Avatar
Ailton 26 de julho de 2021

Oi boa tarde tenho um Palio 2001 16v
Ele funcionando não baixa a água e nem ergue a temperatura e normal mas quando parado no reservatório abaixa sozinho e tem que completar o que pode estar acontecendo?

Avatar
Deixe um comentário