Alinhamento da direção deve ser feito com qual frequência?

As fábricas indicam um determinado prazo seguindo um padrão internacional. Mas, as nossas ruas e estradas não colaboram muito com ele

Por Boris Feldman20/09/20 às 13h00

Com que frequência deve se fazer o alinhamento de direção de um automóvel? Este item da manutenção é sujeito a chuvas e trovoadas, porque as fábricas seguem no Brasil o padrão internacional, alinhar a cada 10 mil quilômetros.

Mas, as nossas ruas e estradas não segue o padrão internacional e, dificilmente, um carro sobrevive às nossas crateras asfálticas com a direção alinhada. A tendência, a possibilidade de uma roda levar o impacto e a geometria da direção ficar prejudicada é muito grande. Então, 10 mil quilômetros fica como limite para se fazer o alinhamento.

Mas, se a suspensão dianteira levou um tranco em um buraco profundo ou em um quebra-molas não sinalizado, deve se levar o carro para o alinhamento antes do prazo. Até porque a durabilidade dos pneus dianteiros está também em jogo.

carro-no-elevador-para-alinhamento-da-direção
Foto | Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Carlos Eduardo de Oliveira Oliveira 22 de setembro de 2020

    Com certeza aqui no Brasil não dá pra seguir esse padrão internacional , pois temos muitas vias esburacadas , entendam saindo a cambagem fora automaticamente seu carro perde o alinhamento , e que faz a cambagem sair fora da maioria das vezes são os buracos ou quando vc faz troca de amortecedores ou algum reparo na suspenção do seu carro ., Dicas fire auto center .

  • Avatar
    Sandro de melo vicente 21 de setembro de 2020

    Olá boa tarde!! Sou Sandro geometrista d uma loja em Criciúma, esse assunto deveria ser mais publicado para q o cliente pegue confiança em q seu geometrista esteja lê mostrando e falando a respeito d seu carro. Hoje em dia está muito difícil o cliente acredita no q o geometrista fala a respeito prq logo já pensam q estao querendo vender gato por lebre. Não eh b assim. Eu particularmente faço questão de colocar o cliente do lado da rampa e mostra passo a passo para q o cliente entenda o funcionamento de uma suspensão e a função da geometria. Claro q nossas estradas não estão ajudando nada no nosso trabalho por isso precisamos afunilar as medidas para ficarem mais perfeitas possíveis. Obrigado pelo espaço!!!🔧

  • Avatar
    João Batista Pestana 21 de setembro de 2020

    Sempre ouvi seus comentários automotivo, parabéns.

  • Avatar
    Mair Soares de Souza 21 de setembro de 2020

    Bom dia!
    Eu sei que este não é o assunto em destaque, mas entendo que vocês podem resolver esse meu problema.
    Eu tenho uma T.Cross e a sua multimídia ler as mensagens na língua inglesa, já fiz de tudo, levei em várias autorizadas, sem sucesso. O interessante é que todas as outras informações são em Português, mas quando passo pra ler as mensagens que chegam são lidas em inglês. O que vocês podem fazer por mim. Obrigado. Abraços.

  • Avatar
    Marcelo augusto lopes santos 21 de setembro de 2020

    Bom dia com esse queijo suiço que temos nas ruas.deve alinhar a cada três meses.affff vergonha.

  • Avatar
    Marco Brito 21 de setembro de 2020

    alinhamento de direção é uma prevenção não tenho tempo determinado tempo certo deve ser feito preventivamente pois não há nenhum detector que o carro está desalinhado a sintomas mas não vou não então toda vida que se for viajar pegar estrada fazer uma quilometragem muito longa deve ser feito alinhamento de direção e balanceamento das rodas

  • Avatar
    Luiz Carlos Lask 21 de setembro de 2020

    Qual é a durabilidade das baterias do novo Corolla elétrico? Quando chegar o momento da troca de uma ou das duas baterias, o custo benefício vai ser compensado?

Avatar
Deixe um comentário