Alinhamento da direção deve ser feito com qual frequência?

As fábricas indicam um determinado prazo seguindo um padrão internacional. Mas, as nossas ruas e estradas não colaboram muito com ele

Por Boris Feldman 20/09/20 às 13h00
cambagem alinhamento shutterstock
Alinhamento da direção (Foto | Shutterstock)

Com que frequência deve se fazer o alinhamento de direção de um automóvel? Este item da manutenção é sujeito a chuvas e trovoadas, porque as fábricas seguem no Brasil o padrão internacional, alinhar a cada 10 mil quilômetros.

Mas, as nossas ruas e estradas não segue o padrão internacional e, dificilmente, um carro sobrevive às nossas crateras asfálticas com a direção alinhada. A tendência, a possibilidade de uma roda levar o impacto e a geometria da direção ficar prejudicada é muito grande. Então, 10 mil quilômetros fica como limite para se fazer o alinhamento.

Mas, se a suspensão dianteira levou um tranco em um buraco profundo ou em um quebra-molas não sinalizado, deve se levar o carro para o alinhamento antes do prazo. Até porque a durabilidade dos pneus dianteiros está também em jogo.

carro-no-elevador-para-alinhamento-da-direção
Foto | Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Eduardo de Oliveira Oliveira 22 de setembro de 2020

Com certeza aqui no Brasil não dá pra seguir esse padrão internacional , pois temos muitas vias esburacadas , entendam saindo a cambagem fora automaticamente seu carro perde o alinhamento , e que faz a cambagem sair fora da maioria das vezes são os buracos ou quando vc faz troca de amortecedores ou algum reparo na suspenção do seu carro ., Dicas fire auto center .

Avatar
Sandro de melo vicente 21 de setembro de 2020

Olá boa tarde!! Sou Sandro geometrista d uma loja em Criciúma, esse assunto deveria ser mais publicado para q o cliente pegue confiança em q seu geometrista esteja lê mostrando e falando a respeito d seu carro. Hoje em dia está muito difícil o cliente acredita no q o geometrista fala a respeito prq logo já pensam q estao querendo vender gato por lebre. Não eh b assim. Eu particularmente faço questão de colocar o cliente do lado da rampa e mostra passo a passo para q o cliente entenda o funcionamento de uma suspensão e a função da geometria. Claro q nossas estradas não estão ajudando nada no nosso trabalho por isso precisamos afunilar as medidas para ficarem mais perfeitas possíveis. Obrigado pelo espaço!!!🔧

Avatar
João Batista Pestana 21 de setembro de 2020

Sempre ouvi seus comentários automotivo, parabéns.

Avatar
Mair Soares de Souza 21 de setembro de 2020

Bom dia!
Eu sei que este não é o assunto em destaque, mas entendo que vocês podem resolver esse meu problema.
Eu tenho uma T.Cross e a sua multimídia ler as mensagens na língua inglesa, já fiz de tudo, levei em várias autorizadas, sem sucesso. O interessante é que todas as outras informações são em Português, mas quando passo pra ler as mensagens que chegam são lidas em inglês. O que vocês podem fazer por mim. Obrigado. Abraços.

Avatar
Marcelo augusto lopes santos 21 de setembro de 2020

Bom dia com esse queijo suiço que temos nas ruas.deve alinhar a cada três meses.affff vergonha.

Avatar
Marco Brito 21 de setembro de 2020

alinhamento de direção é uma prevenção não tenho tempo determinado tempo certo deve ser feito preventivamente pois não há nenhum detector que o carro está desalinhado a sintomas mas não vou não então toda vida que se for viajar pegar estrada fazer uma quilometragem muito longa deve ser feito alinhamento de direção e balanceamento das rodas

Avatar
Luiz Carlos Lask 21 de setembro de 2020

Qual é a durabilidade das baterias do novo Corolla elétrico? Quando chegar o momento da troca de uma ou das duas baterias, o custo benefício vai ser compensado?

Avatar
Deixe um comentário