Alternar o combustível no flex, só com o tanque quase vazio?

Concessionária recomendou alternar de etanol para gasolina, ou vice-versa, somente quando o combustível lá no tanque está acabando

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Por Boris Feldman
Publicado em 14/09/2018 às 06h30

Alternar o combustível no flex ainda gera algumas dúvidas. E um ouvinte pediu para reconfirmarmos se é preciso acabar com um para colocar o outro.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do nosso AutoPapo mandou um e-mail com a seguinte dúvida: ele diz ter um Honda com motor flex e, lá na concessionária, recomendaram que o combustível pode ser tanto o etanol, como a gasolina, que é uma característica do motor flex.  Só que sugeriram que ele não misture os dois. Se ele decidir mudar da gasolina para o etanol, só deve fazer isso quanto a gasolina já estiver bem no finalzinho do tanque. E, também, o vice-versa do contrário, só passar de etanol para gasolina quando o tanque já estiver no finalzinho. Isso, segundo a concessionária, é porque não é conveniente uma mistura desses dois combustíveis. E ele estranhou, porque já ouviu aqui no AutoPapo que tanto faz, pode ser um, pode ser outro, pode ser a mistura dos dois.

E ele quer uma confirmação. Pois então, tá confirmado o que dissemos aqui e, também, que essa concessionária Honda não tá com nada. Qualquer carro flex pode ter o tanque abastecido totalmente com etanol, ou gasolina, ou com qualquer mistura dos dois combustíveis. Isso é possível porque o carro flex tem um sensor no escapamento que identifica o combustível que está chegando no motor, qual a proporção de gasolina e do etanol. Ele então passa essa informação para a central eletrônica que, por sua vez, ajusta automaticamente a regulagem do motor para o combustível que está vindo do tanque.

alternar o combustível
Foto Shutterstock
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
71 Comentários
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Luciano Santos 25 de março de 2022

Quanto a mistura dos combustíveis, senti na pele de que não é seguro fazer a mistura, pois fiz a troca do combustível e o módulo não reconheceu o etanol e fiquei na mão.
Então acredito que a concessionária tem razão

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Ulisses 30 de julho de 2022

Rapaz tenho um palio fire e sempre misturo nunca deu problema. As vezes ando muitos dias só na gasolina e ainda tem meio tanque e completo com etanol nunca deu b.o. As vezes coloco 50 reais de um e 50 de outro nunca tive problemas. Mais já ouvi relatos igual esse seu

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cristiane Pereira 5 de julho de 2021

Tenho um renold 2019 e coloquei gasolina, com ele parado na garagem e tinha um pouco na reserva de etanol e o carro depois de minutos não liga a ignição isso é certo????

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Renato 27 de abril de 2021

Segundo o mecânico, é possivel sim mistuar os combustíveis. Porém, deve-se fazer um procedimento antes de poder usar o carro. Resetar a central que indentifica o combustível. Deve-se pisar no freio e acelerador até o fundo, ligar os painéis do carro (apenas), contar até dez, soltar os pedais e só depois dar a partida. Após isso percorrer uns +/- 5 km. Isso irá reiniciar a leitura do sensor que irá atualizar a central. Mas todos os usuários que usam um mesmo carro tem que saber disso, para não dar confusão na hora do abastecimento.

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Anderson Mário Ferreira Neto 8 de março de 2021

Olá,acabei de comprar um Siena tetrafuel 1.4 2010,o antigo dono disse que prefere usar o carro com gasolina ,já que o mesmo não dava manutenção no GNV,hoje com a manutenção em dia e com o GNV certinho,gostaria de saber se posso mudar radicalmente para o GNV/etanol, tendo em vista que o carro é flex ,e que sempre foi rodado com GNV/Gasolina! aguardo respostas,um abraço!!!

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José Marcio 20 de julho de 2022

Eu também comprei um recente estou com essa dúvida

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João Gabriel Gonçalves 27 de fevereiro de 2021

UTILIDADE PÚBLICA
Matéria de 2018 e mudando vidas até hj sempre me martelei com essa duvida e finalmente consegui a resposta, muito obrigado boris!

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Felix 13 de fevereiro de 2021

Basta abastecer com o combustivel escolhido para a troca, ligar a chave depois de abastecido, rodar uns 30 kms sem desligar o motor e pronto. Sempre que mudar o combustivel, fazer isso. Simples

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Luis 17 de dezembro de 2020

Não é bem assim não, tinha um prisma flex e ao tocar de combustível a média baixava, seja com etanol ou gasolina e ao ir reabastecendo o mesmo combustível a média ia melhorando, ou seja a injeção leva um determinado tempo pra Air fazendo o ajuste fino no tempo de injeção etc… E se ficar trocando ou misturando combustível o tempo todo não irá acontecer esse ajuste fino, por isso prefiro usar só etanol quando é vantajoso ou só gasolina isso por um período grande

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Bruno 12 de novembro de 2020

tenho um Renegade e ele esta rodando no alcool a 9 mil kilometros, posso trocar para gasolina ou o carro vicia no tipo de combustivel ?

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Luís 17 de dezembro de 2020

Pode trocar, o carro nao vicia mas leva tempo pra fazer um ajuste fino, basta que após o abastecimento vc rode com o carro uma distância considerável sem desligar o motor e de preferência mantenha os abastecimentos com mesmo combustível

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Julio 15 de setembro de 2018

Tenho um prisma 2011, viajo muito com ele para se ter uma ideia esta com 280 mil rodados nunca me deixou na mão, manutenção é tudo, quanto a mudança de combustível sempre faço a troca com o tanque quase vazio

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Eder 16 de setembro de 2018

Tenho um Prisma LTZ 1.4 automático e troquei de combustível abaixo de 1/2 tanque, o bendito começou a render menos. O combustível de hoje também vem misturado com água.

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Washington Luiz 15 de setembro de 2018

É por esses motivos que eu não abro mão da marca Toyota!! Tenho um Etios 2018 e não tenho problema na hora de mudar de combustível!!?

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Rodrigo Cardozo 15 de setembro de 2018

O que isso tem a ver com a Toyota??? Tenho carros Flex desde 2003 e nunca tive problemas ao alterar total ou parcialmente de combustível… Já se foram quase 2 dezenas de carros… Chevrolet’s, Vw’s, Citroen’s, Peugeot’s, Ford, Kia, Fiat, nunca um Toyota… Fã boy da marca?

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Dairson 15 de setembro de 2018

Verdade, sempre aparece um babaca querendo aparecer.

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Nelson lima 15 de setembro de 2018

O meu renault não tem problema pode usar qualquer proporção. E com o alcool hidratado ainda botam água na combustivel e para quem pensa ao contrario alguns postos já mistura com água é ter muita atenção no rendimento.

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Rafae 15 de setembro de 2018

Não sou mecânico mas concordo com os comentários acima acho que isso varia de veículo pra veículo . Tenho uma Ecosport automática e só posso usar um ou outro combustível se usar os dois dá falha e mesmo na troca de um para o outro o sensor demora um pouco mesmo para reconhecer se for álcool da falhas.
Como disse não sou mecânico muito menos engenheiro automotivo mas na minha opinião essa tecnologia foi criada para esse fim que os carros pudessem rodar tanto no álcool quanto na gasolina daí um espertao foi la e misturou os dois deu certo no carro dele e acabou espalhando por aí rsrss abraço!

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Rodrigo Cardozo 15 de setembro de 2018

Teu carro deve estar com algum problema… Já tivemos um Ka (entre 2013-2015) e nunca tivemos problemas em misturar/trocar de combustível…

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marilia 10 de julho de 2023

FORD KA é o pior carro da face da terra

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kazinho 17 de fevereiro de 2024

Marília o seu Ka deve ser aquele que parece uma perereca encolhida ainda kkkkkk

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Valnei 16 de outubro de 2018

Sou engenheiro mecânico .você tem razão amigo , a sonda lambda não reconhece mistura. A programação da central eletrônica só memoriza um ou o outro.

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Valnei 16 de outubro de 2018

A grande verdade é que os sensores químicos tipo SONDA LAMBDA fazem a conversão da leitura químico para a informação elétrica para a central com uma tolerância muito alta , daí a necessidade de manter o motor ligado por vários minutos até o novo combustível ser programado.

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Rosana 14 de setembro de 2018

Meu carro é um corsa clássic quando comprei o carro, ele só era usado álcool fomos em vários mecânicos pra poder poder fazer com q ele reconhecesse a gasolina ate q conseguimos hoje estamos usando gasolina so q precisou trocar várias peças, só q agora ele está com dificuldade pra ligar não só de manhã mas também a tarde, ja trocamos bobina de combustível os conjuntos borboleta, limpeza de bico e velas ja foram limpados, passamos na maquina pra detectar o problema mas não consta nada e mesmo assim continua com o problena ele nao pega na primeira vez q roda a chave, tem q ficar tentando e geralmente ele pega na 3 tentativas, alguem pode nos ajudar, alguem ja passou por isso também?

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Joan Kennedy 14 de setembro de 2018

Prezada Rosana, dois problemas podem estar acontecendo com seu carro, problemas com a Sonda Lambada ou fora de ponto, peça o seu mecânico para verificar esses dois itens, Boa sorte.

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Hugo 15 de setembro de 2018

Sugiro q troque de mecânico!

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Mauro 15 de setembro de 2018

sugiro trocar de mecânico e observar o TBI

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Mauro 15 de setembro de 2018

observe o TBI e troque de mecânico

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joao teixeira 15 de setembro de 2018

O carro da chevr. Eu tenho montana 2008 quando troco o combustivel o carro nao pega mais. Nao tem que troca o mecsnico nao tem que por fogo e uma porcaria que ninguel redolvekkkkk.

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Luciano Alves Araujo 16 de setembro de 2018

Ao trocar de conbustivel anbos devem rodar 10k para que a central recomheca o novo conbustivel.

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Reinaldo 16 de setembro de 2018

Olá Rosana. também tenho um classic com o mesmo problema , meu mecânico constatou que não estava passando ar no sistema para combustão, quando eu ligo de manhã e não pega solto a mangueira que vai pro filtro e tiro aí ele pega,o problema é o sensor que não tá reconhecimento,mas não achei pra comprar ainda

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Lui 17 de dezembro de 2020

Verifica sonda lambda

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Delmar 14 de setembro de 2018

Tínhamos um Ford Ka que deu pane quando misturamos os dois combustíveis, teve que reconfigurar o módulo. um Fox começou falha e afogava depois de um tempo voltou normalmente.

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Caio de Brito 14 de setembro de 2018

Concordo com a matéria! Eu tenho um Volkswagen Fox Prime 1.6 8v TotalFlex ano e modelo 2013 ao qual comprei à cinco anos atrás zero quilómetro e hoje o mesmo ainda esta comigo beirando os 83000km rodados , desde zero sempre misturei os dois combustíveis e já andei várias vezes com o tanque na reserva ,vários tanques seguido de etanol puro e outras vezes só com gasolina e nunca tive problemas até o prezado momento! Como sou formado em mecânica ,oque eu posso lhes aconselhar é sempre ler e compreender as informações contidas no manual do proprietário, e sempre que for mudar o combustível seja de etanol para gasolina ou vice versa ou a mistura de ambos em qualquer proporção, assim que a ignição for ligada e o motor dado partida é importante percorrer pelo menos uma distância de 8km sem desligar o motor antes dessa distância após sair do posto de combustível ou ficar mais de 40minutos com o motor ligado sem desliga antes desse tempo, isso é muito importante porque é o tempo ou distância necessários para que a sonda lambda do sistema de escape reconheça através dos gases resultantes da combustão do combustível e informe com precisão a central eletrónica “ECU” qual combustível esta sendo queimado pelo motor e qual a proporção deles no momento para que a central mude para o mapa correto de combustível e faça os ajustes da relação estequiometrica de ar e combustível e ajustes na largura de pulso dos bicos injetores, avanço de ignição, posição do obturador “BORBOLETA DE ACELERAÇÃO “do TBI no caso dos sistemas drive by were ou E-gas ou seja acelerador eletrónico, tempo da válvula de purga do filtro canister do tanque de combustível, etc. Vale lembrar que caso ocorra um defeito no sensor de oxigénio “Sonda Lambda ” o sistema de injeção pode trabalhar com mapa errado e isso fará o motor trabalhar de maneira errada com dificuldades nas partidas à frio ou com mistura rica ou pobre de combustível dentre outros problemas de leve a grave, mas no geral existem essas falsas informações além de mitos à cerca do assunto e o manual do proprietário prova bem isso o do meu carro por exemplo a Volkswagen afirma que eu posso abastece lo com qualquer tipo de combustível e em qualquer proporção dos dois e que eu devo percorrer uma distância de pelo menos 5km para que o sistema reconheça o novo combustível e eu só faço isso depois de 8km pra não ter erros na leitura das sondas e outra dica importante que dou é sempre utilizar gasolina adtivada de boa qualidade tanto nos veículos que utilizao sistema indireto de combustível que são os carros convencionais e principalmente os de injeção direta ,pois os carros de injeção direta tem apresentado muitos problemas como danos nas bombas mecânicas de alta pressão por conta da baixa qualidade dos combustíveis comercializados no Brasil e o maior problema disso é o preço dessa peça que no caso de um Jetta ou Golf pode checar à mais de mil reais numa simples bomba então todo cuidado é pouco! Espero ter ajudado quem precisa e lembrem se que quem conhece melhor seu automóvel é quem o fabrica e o manual é a melhor fonte de informações e a internet esta cheia de mentiras e mitos!

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Francisco de Assis 23 de julho de 2019

Excelente Resposta
E muitonimportantw lembrar que um sistema de controle tão complexo precisa de uma amostragem considerável dos
gazes da combustão para fazer os ajustes nescessarios.
Não sou mecânico mas trabalho na área de controle e automação.

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João Carlos 18 de março de 2020

Caio, o meu Fox e 2011 e com antigo dono sempre funcionou com etanol, concordo com você sobre o uso do d2 combustíveis, mas você tem alguma alguma informação se o cfox pode criar um vício ou memória no seu sistema de controle se ele usou só o etanol?

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Onézimo Mendes 14 de setembro de 2018

A resposta está no termo FLEX …pra quem não sabe o módulo de injeção aceita qualquer proporção de combustível adaptando-se

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José anhaia 14 de setembro de 2018

Eu coloco etanal ,ou gasolina sem preocupação se o tanque está vazio ou não . Misturo etanol com gasolina vice versa nunca tive problemas

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Junior 14 de setembro de 2018

Vocês podem abastecer com o ou com um ou com outro ou os dois ao mesmo tempo. O problema é que se o tanque estiver com 50% de gasolina e você coloca 50% de álcool, o que irá predominar no consumo será a média do álcool, se fizer ao contrário, também será i álcool. Por isso é interessante esvaziar para mudar o combustível.

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Noel humberto 14 de setembro de 2018

Vi em uma materia de programa de automoveis que o carro demora um pouco mais pra reconhecer a mistura de ambos os combustíveis, gerando assim um consumo maior até a adequação dos parâmetros, talvez tenha sido essa informação que tenham tentado passar

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Gilmar Fogaça 14 de setembro de 2018

Olá Tatiane, tdbem?Eu não sou mecânico mas eu sempre pergunto ao mecânico,leio essas matérias.A informação que tenho é que poderá abastecer o quanto a pessoa quiser,pois o sistema reconhece, lembrando que há um reservatório de gasolina próximo do motor que é utilizado para partida a frio(etanol). espero ter ajudado.

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José Maria Nascimento Neto 14 de setembro de 2018

Tenho um Sandero STW2014 Flex
Abasteco sempre sa seguinte forma 60% gasolina aditivada “boa” restante 40% etanol. Nunca tive problemas, ao contrário de que quando usava um só combustível.

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Paulo 14 de setembro de 2018

Tenho um Palio Economy Flex, mas qndo abasteço com Etanol ele não pega. Levei ao mecânico e ele me disse que o erro é na estação 1, tendo assim que possivelmente trocar a central, isso procede ?

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Joao 14 de setembro de 2018

Não
Observe se a luz de EPC acende, se sim, é só apagar a memória que elaapaga e o carro VOLTA ao normal
Tenho um pálio e o Fox com esse mesmo problema já resolvido assim
Mecânico cobra 30 reais para passar o scanner e disse para quando tricar combustível ou misturar, rodar 10 minutos ou deixar ligado para a Central LER

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Geraldo de Sá Leite 14 de setembro de 2018

Paulo está cheio de mecânico ladrão que só quer ganhar dinheiro e não sabem nada, trocar peças é muito fácil, até a gente não suportar mais!

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Luciano Alves Araujo 16 de setembro de 2018

Não trocou de conbustivel rode 10k para o reconhecimento da central.

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Luciano 14 de setembro de 2018

O ideal é rodar com o carro o tempo suficiente para o módulo ajustar a mistura. Já vi casos em que o condutor muda o combustível num reabastecimento e para o carro sem dá o tempo suficiente. Na próxima partida, após um tempo parado, o carro terá problemas pra ligar

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Caio 14 de setembro de 2018

Concordo com a opinião do Luciano. Não necessariamente vai dar problema. Mas já tive problema no meu carro ( Honda Fit ) sim. Depois de abastecer outro combustível não ligava mais, tive que chamar o guincho e o problema foi que o módulo não reconheceu a troca de combustível. Se os mecânicos da Honda não sabem o que falam, quem vai saber?? Sempre que troco o combustível deixo entrar a reserva.

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Henrique 15 de setembro de 2018

Já aconteceu isso comigo, acho que é o único problema que pode ocorrer numa mudança brusca.
Meu carro nunca deu problema p ligar e essa foi a única vez que ele engasgou.

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Luciano Alves Araujo 16 de setembro de 2018

Correto. Bem explicado

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Tatiane 14 de setembro de 2018

Bom dia!
Comprei um carro zero Ford ka em junho e no dia 22 de agosto ele não ligou não pegava de jeito algum, sendo que depois que misturei os dois combustíveis o carro parecia uma carroça, trocava de marcha e ele desacelerava, até que não ligou foi guinchado ! Não recebi em momento algum orientação como proceder no abastecimento e nem no manual do proprietário constava tal orientação! Me disseram na concessionária que deveria rodar mais tempo com um tipo de combustível! Abasteci denovo e ficou com desempenho ruim! Sou bem leiga sobre este assunto, mas estou muito insatisfeita com este carro!

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Joao 14 de setembro de 2018

O meu mecânico APÓS ter trocado o corpo da borboleta por duas vezes e cobrado 1100,00 nos dois serviços, me disse para quando a gasolina ficar na reserva eu colocar álcool e deixar funcionar ,ou andar 10 minutos para o sistema ler o combustível
Fiz isso ,está normal, . Quando chegar na reserva de novo vou colocar álcool, ..não vai ser preciso andar 10 minutos, mas se colocar gasolina, ai sim, a cada tanque cheio ou mistura de combustível tem que andar 10 minutos ou deixar ligado para a Central ler .
Vou ver o que acontece daqui pra frente

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Gilmar Fogaça 14 de setembro de 2018

Olá Tatiane, tdbem?Eu não sou mecânico mas eu sempre pergunto ao mecânico,leio essas matérias.A informação que tenho é que poderá abastecer o quanto a pessoa quiser,pois o sistema reconhece, lembrando que há um reservatório de gasolina próximo do motor que é utilizado para partida a frio(etanol). espero ter ajudado.

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Batista 14 de setembro de 2018

Pessoas devemos levar em consideração algo muito importante: A qualidade do combustível e local onde se abastece. O barato muitas vezes sai muito caro!!! Fica a dica!!!!!

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Dacio Luiz 20 de maio de 2019

O problema não é o combustível barato, o problema é os donos de postos que batizam o combustível, aqui onde moro o preço em qualquer posto aqui da cidade é um preço só, mas infelizmente tem uns picaretas que além do preço alto ainda fazem misturas, eu estou na situação do carro está ruim de tudo, não pega cedo, barulho estranho, fica engasgando, etc…. Isso depois que abasteci em um posto que nunca tinha abastecido antes, abasteci só porque estava no caminho da minha casa, me lasquei, primeira e última vez que abasteço nesse posto….

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Eduardo 14 de setembro de 2018

Meu carro sempre falha para dar partida ao deixar o tanque quase vazio e mudar de etanol para gasolina. Pesquisei que é o módulo que faz a leitura do combustível. Logo a recomendação dessa concessionária é um pouco suspeita. Adoram nosso dinheiro.

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Geraldo de Sá Leite 14 de setembro de 2018

O meu Idea 1.6 Dualogic está dando um trabalho danado pra pegar a primeira partida nos dias frios, já levei em mecânica só comem meu dinheiro e não resolvem ,,troquei sonda lambda, velas, limpeza no reservatório e nada!

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Joao 14 de setembro de 2018

Rode 10 minutos depois que trocar combustível
Para a Central ler se é um ou outro combustível ou mistura…

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Domingos 14 de setembro de 2018

Coloque gasolina com o tanque quase cheio, aí deu um suador pra pegar

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Carlos Tassinari 14 de setembro de 2018

Poucos sabem… Todo carro FLEX (abreviatura de flexibilidade de combustível) trabalha com gasolina ou etanol em quaisquer proporção. O que ocasiona falhas são motores mal regulados, velas desgastadas, motores com desgaste etc. Sensores no escape indicam a melhor mistura de ar/combustível baseada nos gases emitidos pelo escape, proporcionando um bom funcionamento do motor. Tudo foi de fabrica calculado e projetado para tal. As informações errôneas dadas nas concessionárias não procedem.

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Wagner 14 de setembro de 2018

Trabalho com auto socorro e na prática a concessionária está certa , não é recomendável misturar os combustíveis, não pela ineficiência do sistema Flex, mas por conta de nosso combustível ser ruim.

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Geronimovasconcelos 14 de setembro de 2018

Olá, tenho um Renault Sandero 2018 e na entrega do veículo me recomendaram a mesma coisa, etanol ou gasolina nunca misture os dois….

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sergiovandegraaf 14 de setembro de 2018

Dica super IMPORTANTE :. Quando for mudar de combustível , rode com o carro por uns 10 Km para o sistema identificar a mistura..

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Onézimo Mendes 14 de setembro de 2018

Isso é um mito amigo…rodando uma quadra o sensor de oxigênio já passou a informação para o módulo corrigir as proporções

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Maurício Oliveira 14 de setembro de 2018

De fato, carros flex podem usar álcool, gasolina ou qualquer proporção dos dois combustíveis. MÁS.. algumas vezes, o sistema não consegue identificar direito a mistura, e você pode ter problemas para dar a partida no veículo.

Eis uma solução simples: se seu carro apresentar esse problema,

>>>> segure o pedal de freio e o acelerador até o fundo por 10s. Depois solte e dê a partida no carro. PRONTO! Ele vai pegar de primeira. E você pode usar essa dica sempre que quiser. Funciona na maioria dos carros.

Um abraço

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Renato 29 de janeiro de 2019

Maurício, nesse caso qual seria a posição da chave no contato? Ou não interfere? Valeu!

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Junior 6 de maio de 2019

Cara que comentário fantástico, me ajudou muito. Obrigado ????

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Roge 14 de setembro de 2018

Não é bem assim…
Na prática, alguns modelos podem ter problemas na passagem do etanol para gasolina. Se a sonda demorar para avaliar o oadrao, principalmente na partida pela manhã, pode ocasionar falhas.

Talvez para alguns modelos de veículos a matéria se encaixe mas para outros não. A matéria deveria passar por uma revisão…

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Mateus 14 de setembro de 2018

Pura mentira ainda mais se for de etanol pra gasolina se for mudado radicalmente o carro nem pega frio pra vcs nao ter problema tem que mudar gradualmente que estas tecnologias flex não reconhece o combustível automático é um procedimento lento!

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Carlos 6 de setembro de 2019

Concordo com vc na prática, pois ainda hj precisei do mecânico por causa desse procedimento errôneo.

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OSWAldo 4 de julho de 2021

é, e nao é mentira como Mateus aqui postou…
hj de manhá o carro me deixou na mao e apos 15 tentativas ele ligou soltando um cheiro horrivel do escapamento.
detalhe, troquei etanol pra gasolina apos 6 meses de usar etanol só… hehehe!
vc ta bem certo ROGE.
agora, qual o algoritmo q usam os bixos na central eletrónica podem ser varias coisas..ENTRE ELAS a sonda LAMBDA. q é uma aproximacao somente essa bendita sonda….

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