Amortecedor e velha lorota da troca preventiva

O motorista deve ficar atento aos cuidados com o amortecedor e todo o restante do veículo para não ser tapeado em uma dessas falsas trocas preventivas

amortecedor rodas carro portal
Dependendo do uso do carro o amortecedor pode durar mais de 100 mil km (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/08/2022 às 20h02

Alguns componentes do automóvel tem prazo fixo e determinado para serem substituídos, pois tem validade limitada, expiram, assim como remédio. Mas tem outros de durabilidade variável em função das exigências a que são submetidos.

VEJA TAMBÉM:

E um bom exemplo é o amortecedor, que pode durar 10 mil, 50 mil, ou mais de 100 mil km. E por isso, os do seu carro devem ser verificados a cada 10 mil kms. Mas é aí que surgem marcas, fábricas que só se preocupam com o seu próprio faturamento e que indicam sua troca aos 40 mil ou 50 mil km.

Como está fazendo agora, por exemplo, a Amortex, que indica a troca dos seus amortecedores aos 50 mil km. Ela diz que é uma troca preventiva. Eu digo que é PICARETAGEM. Ou será que nem a própria Amortex confia na qualidade de seus produtos?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rafael Schettino 17 de agosto de 2023

O problema é que para verificar tem que desmontar, e aí você vai pagar R$ 300 pra desmontar e não trocar?

Avatar
Jovi 4 de agosto de 2022

Meu carro é 2013, está com 154.000km rodados e acabei de efetuar a troca dos amortecedores originais. 99% do tempo rodo em rodovias boas, e o próprio dono da oficina sugeriu a troca deles para aproveitar outra mão de obra mexendo na suspensão, pois os amortecedores estavam com jeito de pedir a troca em alguns milhares de quilômetros à frente. Antes que duvidem, meu carro segue absolutamente todas as substituições especificadas no manual do proprietário e as revisões são feitas rigorosamente no prazo em oficina Bosch Car Service de confiança.

Avatar
Deixe um comentário