Já comentamos aqui que os amortecedores não tem uma quilometragem certa para serem substituídos. Eles podem pifar aos 10 mil quilômetros ou durar mais de 100 mil, pois tudo depende das condições das estradas, do peso carregado pelo automóvel, dos buracos por onde ele passa, e assim por diante. Como avaliar o estado dos amortecedores? Existem alguns aparelhos específicos que fazem essa indicação, mas que não são muito confiáveis.
Alguns motoristas percebem que o carro já está balançando muito quando passa em ondulações, tá levantando a traseira quando freia e outros sinais de que o amortecedor já não está em condições. Mas, tem um teste prático que é aquele que se balança o carro. Como assim? Em cada uma das quatro extremidades do automóvel, empurra-se o paralama o máximo que se conseguir para baixo e solta o automóvel. Se ele sobe, volta e logo para de balançar é sinal de que o amortecedor pode estar bom ou não. Mas se você empurra o carro para baixo e o solta e ele fica balançando duas, três, quatro, cinco vezes aí pode se ter certeza de que aquele amortecedor já era. Então, apesar de muita gente indicar esse teste para se determinar as condições do amortecedor, não é bem por aí, só dá para saber se ele está ruim quando o carro balança muitas vezes, se não balançar, pode ser que ele esteja em condições ou não.
car suspension, frontal view. Vector Illustration.
Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.