Ar-condicionado exige aditivo na água do radiador?

Disseram para um ouvinte do AutoPapo que, pelo fato do carro dele ter ar-condicionado, é muito importante usar o aditivo na água do radiador

ar condicionado
Por Boris Feldman
Publicado em 15/09/2018 às 07h30
Atualizado em 18/06/2019 às 17h34

Carros com ar-condicionado devem ter uma atenção maior ao uso do aditivo do líquido de arrefecimento? De onde será que tiraram isso?

[TRANSCRIÇÃO]

Disseram para um ouvinte do AutoPapo, numa oficina, que pelo fato do carro dele ter ar-condicionado ele não poderia deixar de colocar o aditivo na água do sistema de refrigeração, a água do radiador. E a explicação foi de que o ar-condicionado exige mais do motor e que esta sobrecarga é que torna, então, necessária a presença do aditivo. Só que essa recomendação não tem pé nem cabeça. Porque todos os automóveis têm que ter esse aditivo na água, tenha ou não tenha o equipamento de ar-condicionado. Este aditivo é o etilenoglicol que vai misturado na água, na base de 50%. Este percentual pode variar, porém os líquidos que se encontram a venda para colocar no radiador já vêm prontos com a mistura água/etilonoglicol no percentual correto para cada automóvel.

As finalidades básicas do aditivo: em primeiro lugar, lubrificar o sistema de refrigeração e evitar que seus componentes se enferrujem; em segundo lugar, subir o ponto de ebulição da água. Ou seja, se o motor esquenta acima de sua temperatura normal, fica mais difícil da água ferver, o que pode prejudicar o sistema de refrigeração. Vai aqui, então, uma dica: toda vez que completar a água do radiador, use o líquido que já contém o aditivo.

ar-condicionado
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
manzambi André 15 de janeiro de 2019

gostei da dica, por outra gostaria de saber se agua do ar condicionado domestico dá, para usar no radiador de uma viatura.

Avatar
Joana Miller 13 de janeiro de 2019

Outro dia um amigo me disse: “Vc está colocando água no ar condicionado do seu carro né? pq se não vai “pifar”. Na hora eu ri, mas depois fiquei pensando que aquele comentário poderia ser verdade. Fiquei louca procurando um reservatório “particular” de água para o ar condicionado e não encontrei kkkk. Meu carro não tem manual, pesquisei até e nada. Então? isso é procede?

Avatar
Jamil 15 de setembro de 2018

Deve que o mecanico queria dizer era o sistema de ar quente

Avatar
Gideon Caldas 15 de setembro de 2018

Além das finalidades acima, existe uma outra que se aplica à regiões frias, que é baixar o ponto de solidificação, ou seja, evitar que o fluido do radiador congele à zero graus centígrados.
Outra dica é que o líquido de arrefecimento não deve está baixando o nível com frequência. Se isto estiver acontecendo é bem provável que exista a presença de vazamentos.
Parabéns pelo canal! Abraços!

Avatar
Deixe um comentário