É verdade que o ar-condicionado consome mais em baixa temperatura?

Muitos boatos ainda envolvem o ar-condicionado sobre seu funcionamento e também em como ele influi no consumo de combustível

Por Boris Feldman 11/11/19 às 08h30
ar condicionado manual analogico fiat uno

Discussão de apaixonados por automóvel em mesa de botequim: uns dizendo que o ar-condicionado do automóvel pode ser colocado em qualquer temperatura que não muda o consumo de combustível. “Tanto faz colocar frio máximo como frio médio, porque essa temperatura é ajustada pelo equipamento com mais ou menos água quente. E o compressor do ar-condicionado vai estar sempre trabalhando do mesmo jeito”.

Entretanto, não é mais assim que ele funciona. É até um absurdo em temos ecológicos, pois não faz sentido o compressor jogar ar frio de um lado e o radiador água quente do outro, como as torneiras de um chuveiro.

Nos carros mais modernos, quando é atingida a temperatura estabelecida pelo motorista, o compressor, que é variável, vai reduzindo a quantidade de ar frio fornecida. Então, quanto mais baixa se quer a temperatura, maior o consumo de combustível.

ar condicionado digital vw polo Ar-condicionado
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Lu 13 de novembro de 2019

Carro C3 beleza ar.condicionado não faz nenhum barulho

Avatar
Alfred Pereira 12 de novembro de 2019

Informação totalmente equivocada! Não existe ar-condicionado que use água de ar quente para equilibrar temperaturas! Existe uma peça chamada pressostato que atua juntamente ao termostato(equipamento que define o nível de resfriamento desejado) e esta peça faz com que o compressor desligue quando a temperatura é atingida, sendo assim o termostato trabalha ligando e desligando o compressor na temperatura definida oscilando de 2 à 5 graus para religar. Em carros modernos para melhorar autonomia, foi criado um sistema que quando o carro está em locais íngremes ou necessita de mais arrancada, caso precise de mais força para subir ou arrancar o compressor será desativado automaticamente, religando quando o acabar a necessidade de mais força ou terminar de subir a ladeira por exemplo.

Avatar
Geilson José 12 de novembro de 2019

Melhor explicação amigo, essa é a forma de funcionamento de quase todos os tipos de refrigeração, e em automóveis imagino que seja assim Tmb!

Avatar
Geilson José dos Santos 12 de novembro de 2019

Melhor explicação amigo, essa é a forma de funcionamento de quase todos os tipos de refrigeração, e em automóveis imagino que seja assim Tmb!

Avatar
Paulo 13 de novembro de 2019

Não fale sobre o que não conhece. Alguns utilizam termostato… Outros válvula torre, variando o fluxo de fluído refrigerante. E muitos ainda misturam ar quente sim, mesmo em veículos mais novos. Matéria sem nexo e comentários mais ainda.

Avatar
Helena 11 de novembro de 2019

E o que ficou concluído ??

Avatar
Luciano 12 de novembro de 2019

Reportagem ruim pois tem carro 2019 que o ar não é digital

Avatar
João Abrantes 11 de novembro de 2019

Faltou o resto da reportagem

Avatar
Felipe 11 de novembro de 2019

Péssima matéria. Jesus!!

Avatar
Mateus Rocha 11 de novembro de 2019

Carros mais modernos… Quais seriam esses, depois de 2000, 2010? Como saber se possui compressor variável?

Avatar
Fábio Santos 12 de novembro de 2019

É simples, é só ver se o ar é digital

Avatar
Leandro 12 de novembro de 2019

Ar condicionado analógico também tem modelos que usa compressores de compressão variável.

Avatar
Carlos Minkap 11 de novembro de 2019

Mas acredito que este sistema citado seja de ar condicionado automático.

No manual o que demanda mais ou menos frio é a velocidade do ventilador.

Me corrija se estiver errado Boris .

Avatar
Fábio Dos Santos 12 de novembro de 2019

Esta errado. Oque demanda é a entrada de agua quente

Avatar
Deixe um comentário