Bafômetro pode pegar cerveja ‘sem álcool’

A fórmula de algumas dessas bebidas têm um percentual mínimo de álcool e alguns motoristas podem se dar mal na blitz

Cervejas sem álcool podem ter tanto o teor alcoólico de 0%, quanto de 0,2 ; 0,3 ou 0,4% (Foto: Adobe Stock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/03/2024 às 07h02

A lei seca no Brasil é muito mais rigorosa que em países do ‘primeiro mundo’, onde se permite um copo de cerveja ou de vinho, que não prejudica ninguém ao volante. Mas lei é lei e deve ser respeitada.

VEJA TAMBÉM:

Por isso, muitos motoristas optam pela cerveja chamada sem álcool. Mas, fique atento, pois muitas vezes a sua fórmula foi elaborada para aqueles países de ‘primeiro mundo’. Por isso, ela pode conter um percentual mínimo de álcool, que é abaixo de meio por cento, mas, se ingerido em grandes volumes, pode acusar um percentual no bafômetro.

Dessa forma, a recomendação é, antes de beber uma cerveja dita sem álcool, olhe com cuidado o rótulo, pois lá pode constar tanto o teor alcoólico 0%, quanto o teor alcoólico 0,2 ; 0,3 ou 0,4%. Essas últimas, ingeridas em pequeno volume, podem não acusar nada no bafômetro, mas, por via das dúvidas, é preferível ficar com as cervejas de teor alcoólico 0%.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tobias 18 de março de 2024

Lei inóciua. Uma dose de qualquer bebida não deixa ninguém louco. O que falta é fiscalização e colocar realmente os bebuns na cadeia, estes sim prejudicam ….

Avatar
Ana 18 de março de 2024

Abaixo de 0,5 %nao é graduação alcoólica . O bafômetro não pega . Mas é preciso que os testes tenham sido feitos e atestado realmente que apresentava essa graduação .
Além disso é importante não ingerir outras bebidas e depois uma desalcoolizado .

Avatar
Deixe um comentário