Bardahl: saiba como usar esse tipo de aditivo

Muitos desses aditivos do sistema de refrigeração já vêm misturados. Mas a utilização do Bardahl depende do que está escrito no frasco

Por Boris Feldman 02/11/18 às 07h30
ilustra bardal

O Bardahl é um aditivo mineral que protege o sistema de refrigeração do carro. Veja aqui a forma correta de usá-lo:

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do nosso AutoPapo diz estar em dúvida em relação ao aditivo Bardahl ecológico, que ele vai usar no automóvel, no sistema de refrigeração para completar o líquido do radiador. Ele quer saber se usa puro ou se usa misturado à água. E aí depende do que diz o frasco do seu Bardahl. Se ele falar que é puro, então deve ser misturado à água. Mas muitos desses aditivos do sistema de refrigeração do radiador já vêm misturados, de acordo com a especificação da fábrica, que em geral é 50% do aditivo 50% de água.

A função do aditivo é de aumentar o ponto de ebulição da água, ou seja, fica mais difícil de ferver quando esquenta. Além de evitar a formação de ferrugem, de proteger as partes internas do sistema de refrigeração. Lembre-se: ao completar o nível, não use água pura, mas sim misturada ao aditivo.

Bardahl
Foto iStock 
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
André Almeida 7 de novembro de 2018

Wagner, dê uma olhada na tampa do bocal do combustível. No meu Classic tá lá.

Avatar
Wagner Antônio 14 de março de 2019

Boa tarde.
Sim, consta na tampa do combustível. Obrigado

Avatar
Wagner Antônio 2 de novembro de 2018

Bom dia. Muito bom, pra quem sabe nada de mecânica, esse site do Boris Feldman é muito instrutivo, fica por tudo a respeito do veículo, pois um veículo zero Renault Sandero Stepway dimanique eiser 1.6 16 v apenas para passeio, qual a calibragem dos pneus não encontrei no manual, geralmente vem na porta. Desde já agradeço pela atenção. Wagner

Avatar
Deixe um comentário