Barulho no carro desaparece quando piso na embreagem

É quase impossível não ter um barulhinho chato ao rodar com o carro; saiba o que pode causar aquele som que some com o acionamento da embreagem

embreagem pedal shutterstock 693519874
Por Boris Feldman
18 de junho de 2018 21:30

Alguns ruídos constantes tiram o sossego dos donos de automóveis que, sem descobrir a razão do problema, acabam levando o veículo para a oficina. Mas, e quando o barulho no carro desaparece quando se pisa no pedal da embreagem? Não é nenhum mistério, a explicação é bem simples. Veja:

[TRANSCRIÇÃO]

É quase impossível um carro que não tenha barulho nenhum, em lugar nenhum. Tem sempre um barulhinho daqui, outro acolá, o importante é que alguns deles só incomodam, sem provocar dano nenhum no automóvel. Outros quando aparecem devem ser verificados.

Barulho no carro relacionado a embreagem não representa perigo

Um barulho no carro que costuma incomodar muito motorista, mas não tem problema nenhum, é aquele que vem da região da caixa de marchas quando o carro está funcionando em ponto morto e quando o motorista pisa na embreagem ele some.

O carro é levado na oficina, mas ninguém consegue resolver o problema. Sabe por quê? Porque em algumas caixas de marchas, quando as engrenagens e eixos estão soltos e livres, pode haver uma batidinha entre um e outro.

Quando o motorista pisa na embreagem, esse conjunto de componentes é pressionado, muda de posição, deixa de esbarrar um no outro e o tal barulho simplesmente desaparece.

Saiba qual é a razão para aquele barulho no carro que some quando o motorista pisa na embreagem.

Foto Shutterstock | Reprodução

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Dorival geraldi 19 de maio de 2021

Bom dia!
Tenho um onix 2015 1.4 Ltz manual com o mesmo que vc descreveu.
Troquei o kit de embreagem ,no momento parou e depois de 2 meses voltou o barulho.
Você resolveu o problema do seu, e se resolveu o que era?

Avatar
Silad 30 de maio de 2021

Bom dia a todos, tenho um focus 2005 com as características ditas acima, barulho some au pisar na embreagem,seria algo pra ser trocado com urgência?

Avatar
Jucimar 12 de junho de 2021

O texto fala ao contrário colega, não tem problema se o barulho tá fazendo sem você pisar em nada e some o barulho quando você pisa na embreagem. No seu caso você descreve ao contrário não tem barulho mas surge ao você pisar na embreagem…então teu carro tá com problema no disco de planto ou platum sei lá como fala, eu tava com esse problema e resolvi

Avatar
Dione de Almeida leita 10 de janeiro de 2021

Minha 710 deveis enquanto barulha a caixa em neutro ok pode

Avatar
Marcelo Mascarenhas Peixoto 27 de junho de 2020

Primeiramente um bom dia ,tenho cobalt 1.8 ltz manual e quando estou parado marcha lenta um barulho que incômoda muito parecendo uma batidinha quando piso embreagem some e quando ando some também esse tipo de barulho teria conserto ou é crônico no cobalt. Me chamo marcelo Rio de Janeiro

Avatar
Ramon Luiz 4 de março de 2020

Tem como resolver esse barulho de uma vez?

Avatar
Rafael 7 de janeiro de 2019

Falou, falou, falou e nao esclareceu nada!
A metade do texto repetia algo já dito frazes acima.

Avatar
Eduardo 2 de outubro de 2018

Mas devo me preocupar? Quando isso acontece

Avatar
thiago 1 de setembro de 2021

Eu tenho um Escort hobbi e tá com barulho no motor tec tec alguém teve esse problema

Avatar
Deixe um comentário