Bateria de carro: há um vilão que impede seu funcionamento correto

Não é coincidência que as baterias sempre pifam no inverno... Uma série de fatores complicam a vida deste componente nesta época do ano

cofre motor hyundai creta
Por Boris Feldman
Publicado em 15/07/2019 às 20h30

Um leitor do AutoPapo pergunta: “por quê no inverno as baterias sempre pifam, é coincidência?” Não, é uma série de fatores que, acumulados, transformam o inverno no grande vilão das baterias.

A começar da dificuldade do combustível em se vaporizar, principalmente o álcool – que acaba entrando no motor em estado líquido. E esse daí não pega de jeito nenhum, a menos que ele seja aquecido ou com uma injeçãozinha de gasolina para ajudar.

Outro problema é que o óleo lubrificante, no frio, fica mais viscoso e as partes móveis do motor têm mais dificuldade em se movimentar, exigindo muito mais do arranque e da bateria.

Além do tombo, o coice, porque a bateria fornece energia elétrica a partir de uma reação química, com mais dificuldade de ocorrer no frio.

Bateria de carro
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário