No posto, atenção na escolha da bomba

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que regula comércio de combustível proíbe bomba branca, mas volta atrás em decisão

bomba branca posto de combustível
A bomba branca está presente nos postos de bandeiras conhecidas, mas fornece combustível que não é fabricado por aquela distribuidora (Fotomontagem: Amanda Borges )
Por Boris Feldman
Publicado em 14/03/2024 às 18h02
Atualizado em 14/03/2024 às 19h30

A  Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), numa decisão meio desastrada, permitiu que o posto de determinada bandeira, seja ela Shell, Petrobras ou Ale, forneça também combustível em uma bomba branca. Essa bomba fornece combustível que não é fabricado por aquela distribuidora.

VEJA TAMBÉM:

A medida é desastrada, pois a maioria dos motoristas entra no posto Shell achando que vai abastecer com o combustível daquele estabelecimento e não repara que naquela bomba está escrito: combustível fornecido pela distribuidora ou pela refinaria X.

Mas, o promotor Fernando Martins do Ministério Público de Uberlândia proibiu esta famigerada bomba branca e a ANP resolveu estender essa proibição para todo o país. Entretanto, a turma da bomba branca veio correndo e obrigou a ANP a voltar atrás. Hoje apenas 14 municípios do Triângulo Mineiro não podem enganar o motorista com essa picaretagem.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Alberto Ranieri 18 de março de 2024

Mais uma vantagem do carro elétrico

Avatar
heliocatalone@gmail.com 16 de março de 2024

Vergonha esse país, 27% de etanol na gasolina, o governo rouba com mistura e impostos e os postos na bomba. Motos importadas porcentagem de etanol admissível é 10% descrito no manual, nem a Podium gasolina premium tem isso, tem 25% de etanol. É para acabar mesmo, com nosso dinheiro e com nossos veículos.

Avatar
Claudio 16 de março de 2024

Roubo é 35% de ETANOL na gasolina. Espero que algum advogado entte contra essa decisão no STF, pois vai totalmente contra código consumidor.

Avatar
Nelson 16 de março de 2024

STF, filho?

Avatar
Claudio 18 de março de 2024

Pode não?

Avatar
Claudinei Raulin Fonseca 16 de março de 2024

Essa fiscalização tem que ser mais rígida porque os postos Shell roubam de mais nas bombas o Ipiranga também e uma vergonha se vc manda colocar 100 reais eles colocam 75 no seu tanque.

Avatar
Ricardo Nascimento dos Santos 16 de março de 2024

A que ponto chegamos neste país, ou seja gasolina de boa qualidade esquece. Que vergonha tudo neste país está adulterado. Governo adulterado, álcool adulterado, gasolina adulterado, alimentos adulterado, ética e moral adulterados. Olha está desanimador. Brasil aonde ser criminoso é profissão.

Avatar
Anderson Viana 16 de março de 2024

Faz o L

Avatar
Reginaldo 15 de março de 2024

Por que $erá que a ANP havia tomado tal decisão?

Avatar
Glaucio 15 de março de 2024

Vivemos num país de ladrões começando pelos governantes.

Avatar
Ezequias 15 de março de 2024

Eles não só roubam. Eles estimulam o crime de forma generalizada.

Avatar
Erlon 16 de março de 2024

Nenhum governante se elegeu sozinho.

Avatar
Glaucio 15 de março de 2024

Tanto faz a gasolina aqui nesse país não presta de qualquer jeito msm 30 % álcool 20% água 50 % gasolina

Avatar
max 15 de março de 2024

não sabia que a ale ou ipiranga fabricava combustível
é cada coisa

Avatar
José Ferreira 15 de março de 2024

Olá. A reportagem sobre bomba branca não deixa claro se a bomba é branca ou se é só uma denominação. Como identificar além do está escrito.

AutoPapo
AutoPapo 15 de março de 2024

Olá! É só uma denominação. Ela, provavelmente, será iguais as outras do posto, mas, obrigatoriamente, deve estar sinalizada informando que nela, o combustível fornecido é de outra distribuidora.

Avatar
Ezequias 15 de março de 2024

Com certeza irão proceder assim. Lá em Marte, Júpiter, Saturno, ou até mesmo na Antártida, mas no Brasil never.

Avatar
Moisés 16 de março de 2024

Ao descer do veículo pergunte ao frentista quais são os fornecedores de combustível daquele posto. Voce vai se surpreender muitos deles não sabem . Outra coisa a mistura desses combustíveis prejudica rendimento.procure posto e sua bandeira seja um só fornecedor.

Avatar
Deixe um comentário