BYD ‘despreza’ Inmetro e divulga autonomia chinesa de carros elétricos

BYD ignora padrão de consumo estabelecido pelo Inmetro e insiste em divulgar apenas o padrão chinês, mais otimista que o brasileiro

BYD Padrão de autonomia do Inmetro não é o mais simpático, mas deve ser respeitado
Padrão de aferição brasileiro é mais 'pessimista' que e em outros mercados (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 27/05/2024 às 07h03
Atualizado em 27/05/2024 às 11h20

Desde que surgiram os carros elétricos, foram estabelecidos também os diversos padrões para medir a sua autonomia. Essa autonomia corresponde ao alcance do veículo, ou seja, quantos quilômetros ele roda com uma carga de bateria.

VEJA TAMBÉM:

Existem vários padrões usados em todo o mundo e o Inmetro estabeleceu o brasileiro, que deve ser respeitado por quem comercializa automóveis aqui. Porém, ele não agrada muitos por ser mais pessimista e reduzir o alcance estabelecido em comparação a outros.

Porém, assim como o padrão Inmetro para o consumo de gasolina, por exemplo, o do carro elétrico deve ser respeitado. Ele pode até não ser exato, mas é um referencial, que possibilita a comparação de um modelo com outro, ou seja, avaliar qual tem maior autonomia.

E é por isso que não se entende porque a BYD adota o padrão chinês, já que isso impossibilita a comparação de seus modelos com os demais elétricos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Victor Hugo 28 de maio de 2024

Esse padrão do Inmetro é bem pessimista tem relatos de proprietários desses carros que conseguem rodar mais do que o padrão do Inmetro. Contudo menos que o wltp que aí já acho otimista demais.

Avatar
Luiz Fernando Ramos Lemos 27 de maio de 2024

De qual modelo? Vocês tem um vídeo no YouTube que anunciam o Ora com o padrão chinês. O Dolphin até onde eu sei foi anunciado com a medida do Inmetro, aliás a BYD foi uma das primeiras marcas a divulgar o padrão do Inmetro e chegou a fazer marketing criticando as outras.

Avatar
Alexandre Sa 27 de maio de 2024

Eu acho curioso isso do Inmetro, nos carros a combustão a autonomia sempre é menor que a informada pelo Inmetro. Isso não seria um protecionismo para a indústria brasileira?

AutoPapo
AutoPapo 27 de maio de 2024

Olá, Alexandre. Explicamos o motivo: https://autopapo.uol.com.br/noticia/teste-consumo-carro-inmetro/

Avatar
Patryk 27 de maio de 2024

Byd divulga o padrão wltp que não é o chinês. O inmetro pegou este padrão e tirou tipo uns 30%

Avatar
Deixe um comentário