Calibragem os pneus com 42 libras: essa recomendação está correta?

Ouvinte do AutoPapo diz que manual do automóvel dele recomenda calibrar os pneus com 42 libras: vale a pena diminuir essa pressão?

shutterstock 127394777
Por Boris Feldman
Publicado em 08/05/2018 às 19h30
Atualizado em 30/01/2020 às 21h05

Rodar com os pneus na calibragem correta é muito importante para garantir tanto o conforto quanto a segurança dos ocupantes dos automóveis.  E é bom ficar esperto com algumas dicas que aparecem por aí.

VEJA TAMBÉM:

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do AutoPapo diz ter estranhando a recomendação que consta no manual do automóvel dele, não disse qual, para calibrar os pneus com 42 libras. E, que ele acha um exagero e até hoje jamais teve automóvel que recomendasse acima de 32 ou 34 libras de pressão. E, ele está achando o carro dele um pouquinho duro.

Um amigo já até recomendou que ele reduzisse um pouco essa pressão, e ele pergunta: se vale a pena diminuir essa calibragem? Olha, reduzir pode. Embora, não seja recomendável, porque se a fábrica diz 42 libras, ela tem lá os seus motivos.

Provavelmente o pneu é do tipo perfil baixo, que tem a banda lateral baixinha. E, neste caso, reduzir a pressão tem alguns inconvenientes: o primeiro deles é aumentara possibilidade dele se romper ao passar por um buraco.

Em segundo lugar, a pressão reduzida vai reduzir também sua durabilidade e afetar também o seu comportamento. Ele vai perder um pouco de estabilidade. Então, reduzir a pressão vai deixar o carro mesmo um pouco mais macio. E o seu amigo está certo sobre esse ponto de vista. Porém, será que vale a pena mesmo, diante de todos esses inconvenientes?

Rodar com os pneus na calibragem correta
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Kennedy 7 de novembro de 2020

Tenho um monza roda aro 15 pneu 185/60 r85 coloco 40libras quem me falou isso fabricante da loja onde comprei o pneu não sei se está certo mais roda com ele assim nunca deu problema nem estourar.
Está certo isso?

Avatar
Ilgon F.Soares 18 de agosto de 2018

Calibragem ,,uso nitrogênio e garanto é mais macio seguro evita desgaste pré maturo evita aquecimento no inverno na faz forma ao pernoitar e a calibragem pode durar até três meses,,então.

Avatar
Chris 2 de agosto de 2022

O nitrogenio não deixa mais macio, somente traz menos variação de pressão com a diferença de temperatura

Avatar
Fernando 3 de junho de 2018

32

Avatar
Severino eugenio 9 de maio de 2018

Libras exatas do ecosport

Avatar
Deixe um comentário