É necessário trocar o óleo do câmbio automático do tipo CVT?

Mesmo com a ascensão dos carros com câmbio automático no Brasil, alguns motoristas ainda têm dúvidas em relação à manutenção

sandero cvt 2020 025
Por Boris Feldman
12 de novembro de 2019 08:30

Até uns 20 anos atrás, o brasileiro tinha verdadeiro pavor do câmbio automático. Pois hoje, numa reviravolta de mercado, vai se registrar no Brasil o primeiro ano em que se venderão mais automóveis com câmbio automático do que manual.

E uma outra novidade é que, no passado, o câmbio era ou manual ou automático. Agora, o automático se divide em diversas categorias, entre elas o CVT, que está ganhando cada vez mais espaço.

E os motoristas ficam meio que sem saber se esse CVT, o Continuamente Variável, tem as mesmas características que o automático tradicional. Pois não tem não, ele é completamente diferente.

A começar do fluido, do seu óleo, que tem outra composição, é específico para o câmbio CVT. E não é como o câmbio manual que não pede troca de óleo: o CVT, quando pede, é com elevada quilometragem, tipo 100 mil quilômetros. Confira no manual do proprietário.

câmbio automático
Câmbio automático

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos Henrique 13 de março de 2021

Boa tarde Boris!
E o Fluence CVT, troca ou não troca o óleo do CVT?
Se troca, qual a KM?
O meu está com 63000 km

Avatar
Ana Paula De Oliveira 4 de janeiro de 2022

O meu fluence com 90.000 começou a assobiar e perder a força o mecânico diz ser necessário a troca do óleo, então melhor não arriscar!

Avatar
Fernando 26 de janeiro de 2021

Também tenho a mesma dúvida Luiz Carlos, no manual não tem nenhuma informação !! Alguns dizem que é vitalicio, outros que deve ser trocado com 70 mil KM.

Avatar
LUIS CARLOS JOSE DA SILVA 30 de outubro de 2020

Tudo bem?
No manual do Fluence, tem de tudo, menos troca do oleo do CVT.
E AI como descobrir o tipo de oleo?
Obrigado

Avatar
Geraldo M. Carmo 25 de março de 2022

Serviços que são feitos apenas na oficina da concessionária não consta no manual do proprietário, os técnicos informam na hora das revisões anuais.

Avatar
Deixe um comentário