Câmbio automático: afinal, ele tem embreagem ou não?

Você leva o seu carro, que não tem o pedal da embreagem, para a revisão e vem no orçamento: troca do disco de embreagem. Mas, como assim?

cambio automatico duster renault
Por Boris Feldman
28 de outubro de 2018 07:30

Depois de alguns mil quilômetros você, que sempre acreditou ter um carro com o câmbio automático, precisa levar o automóvel para uma revisão. Até aí, tudo bem. Mas, e se no orçamento constar a troca do disco de embreagem?

[TRANSCRIÇÃO]

O câmbio automático tem embreagem? Não, claro que não. O câmbio automático tem conversor de torque. Quem tem embreagem é o câmbio automatizado, porque ele é um câmbio manual, tem a embreagem, tem que passar as marchas. Só que o motorista não faz nada disso, tem como se fosse um pezinho escondido que aperta a embreagem e uma mãozinha escondida que passa as marchas, tudo controlado por um computador. Mesmo assim é inevitável aquele ‘tranquinho’ na passagem das marchas.

Já o câmbio automático convencional, por ter um conversor de torque, a passagem das marchas é muito mais suave. Mas, desde que surgiu o câmbio automatizado, alguns vendedores de concessionárias dizem para o cliente que o automático e o automatizado é tudo a mesma coisa. E aí na hora de fazer a revisão dos 40 ou 50 mil quilômetros, o dono do carro não entende nada, porque vem no orçamento da oficina a troca do disco de embreagem ou da chapa de pressão.

Exatamente porque o câmbio automatizado é mais barato que o automático, ao invés de aumentar ele reduz o consumo de combustível, é mais leve, mas tem desvantagens. Ele não é tão suave como o automático e, também, tem a troca da embreagem de tempos em tempos, ao contrário do automático convencional, que tem um conversor de torque no lugar da embreagem.

câmbio automático
Foto Fiat | Divulgação
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Wanderley 25 de dezembro de 2020

Tenho uma EcoSport 2012 automático, as vezes está dando umas patinadas, em baixo torque (1° e 2° marcha somente )

Avatar
Carlos 12 de abril de 2019

Câmbio automático tem embreagem sim. E é um pacote de discos em banho de óleo para cada marcha, acionado pela válvulas hidráulicas. Então, câmbio automático ou automatizado tem embreagem.
O automático gasta mais combustível, pois o atrito destas embreagens gera calor e desperdício.
O conversor de torque somente desacopla o câmbio do motor, mas as embreagens individuais acoplam a marcha desejada. Se o câmbio automático tem 6 marchas, tem 6 pacotes de embreagem

Avatar
Jaime 18 de abril de 2019

Tu é entendedor mesmo. O pacote dos discos definem a quantidade de marcha. E o cara fala de embreagem

Avatar
Teo Castro 28 de outubro de 2018

Eu sempre ouço as dicas dele, algumas a gente já sabe outras não…sempre é bom aprender!

Avatar
Edilson 2 de janeiro de 2021

Eu quero perguntar pra vcs, pra trocar a embreagem do carro que já foi automático e a mesma coisa do carro com o câmbio manual?

Avatar
Edilson 2 de janeiro de 2021

Oi bom dia! A troca do câmbio que sofreu transição para o câmbio manual é o mesmo procedimento ou altera e o valor?

Avatar
Deixe um comentário