Câmbio automatizado: vale a pena comprar um carro com ele?

"O câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador"

Por Boris Feldman26/12/19 às 10h00

O leitor do nosso AutoPapo pergunta: “vale a pena comprar um carro com o câmbio automatizado, seja ele novo ou usado?”

Pra quem não sabe o câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador, que se chama Dualogic na Fiat, I-Motion na Volkswagen, Easytronic na GM, e Easy’R na Renault.

Pois eu não aconselho a compra de um carro nem novo, ainda tem da Fiat, nem usado, pois esta é uma daquelas inovações que não deram certo. Ele realmente funciona como um câmbio automático convencional, mas ele é desconfortável e engasga ao cambiar e costuma dar problema e dor de cabeça para o dono do carro. Tanto isso é verdade que todas as fábricas eliminaram esse câmbio automatizado e partiram pra caixa automática convencional.

Câmbio automatizado
Foto VW | Divulgação
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Nelson 11 de maio de 2020

    Tenho um Fox 1.6 automatizado que comprei usado a mais de cinco anos, ele está com 120.000km e nunca tive nenhum problema, troquei a embreagem com 75.000km, no transito do anda e para em São Paulo, esse recurso faz toda a diferença no final do dia.

  • Avatar
    André Luís 11 de maio de 2020

    Tenho um Grand Siena Essense 1.6 dualogic a 6 anos, nunca me deu problema, o cambio não é desconfortável, os supostos trancos são imperceptíveis, enfrento o engarrafamento diariamente no percurso casa / trabalho, costumo dirigir em média 30km/dia.

  • Avatar
    Waldeco 11 de fevereiro de 2020

    Olha tive uma strada com o dualogic por 3 anos, nunca me deu problema, muito bom e fiquei muito satisfeito, compraria novamente e recomendaria, papo furado esse negócio de tranco, no dia a dia vc nem percebe, o pessoal anda meia hora com o carro e reclama, tem que conhecer o sistema é como melhor usar e meia hora não dá.

  • Avatar
    robson procopio 11 de fevereiro de 2020

    A pior desgraça que fiz foi ter comprado um gran Siena com esse câmbio,,

  • Avatar
    IVAN VASCONCELLOS 29 de dezembro de 2019

    Boris, sou seu fã, mas acho que dessa vez você exagerou.
    Tenho um Tiggo 5x, adquirido há quase um ano, e posso dizer que estou plenamente satisfeito com o conjunto 1.5 turboxDCT Getrag, que inclusive tem melhor acerto nas escolhas das marchas que o meu carro anterior, um Peugeot 3008, com o tão propalado 1.6 THPxAisin. Em pequenas ladeiras em baixa velocidade o 3008 errava marchas e assim produzia trancos indesejáveis, o Tiggo 5x não tem essa falha e atua sempre suavemente na marcha correta. Na estrada se equivalem.
    Alem disso, não acho sadio generalizar considerando apenas as implementações mal sucedidas de algumas montadoras no Brasil, creio inclusive que o Dr. CAOA não iria enfiar a mão em uma cumbuca com a boca apertada. A CAOA Chery dá garantia de 5 anos para o conjunto motriz, não deve ser a toa, né?

    • Avatar
      Bruno 28 de fevereiro de 2020

      Ivan,
      Não confunda o cambio do Tiggo 5X que é automatizado de dupla embreagem com um automatizado convencional.

  • Avatar
    Rafael 27 de dezembro de 2019

    Tive um Fiat 500 e um Linea com câmbio dualogic e fiquei satisfeito com ambos. O problema é que a Fiat tentou vender como automático, o que não é. A melhor forma de dirigir um automatizado mono embreagem é no modo manual. Assim, você tem o domínio sobre o carro como um manual, mas sem a embreagem, como um automático.
    Outro problema é essa imprensa que acha que, porque não agradou de um carro ele não presta. Ora, existem gostos e necessidades infinitas. Eu mesmo, teria novamente um dualogic, apesar de todos os “especialistas” não recomendarem…

  • Avatar
    Anderson de Almeida 27 de dezembro de 2019

    Alguém sabe se é necessário algum tipo de manutenção e de quanto e quanto tempo?

  • Avatar
    Adeilson 26 de dezembro de 2019

    Ja usei vários inclusive uma Strada (167.000 km) sem nenhum problema…

  • Avatar
    Paulo 26 de dezembro de 2019

    Tenho um Cronos GSR e nada tenho a reclamar. Não é um automático, mas funciona perfeitamente, além de ser muito econômico.

  • Avatar
    Paulo Debrot 26 de dezembro de 2019

    Não é verdade. Olhe os câmbios dual cluch da VW e da Audi, por exemplo.

  • Avatar
    Waslon T. A. Lopes 26 de dezembro de 2019

    O Golf TSi, o New Tucson, etc tem câmbio automatizado.

Avatar
Deixe um comentário