Câmbio automatizado: vale a pena comprar um carro com ele?

"O câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador"

Por Boris Feldman26/12/19 às 10h00

O leitor do nosso AutoPapo pergunta: “vale a pena comprar um carro com o câmbio automatizado, seja ele novo ou usado?”

Pra quem não sabe o câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador, que se chama Dualogic na Fiat, I-Motion na Volkswagen, Easytronic na GM, e Easy’R na Renault.

Pois eu não aconselho a compra de um carro nem novo, ainda tem da Fiat, nem usado, pois esta é uma daquelas inovações que não deram certo. Ele realmente funciona como um câmbio automático convencional, mas ele é desconfortável e engasga ao cambiar e costuma dar problema e dor de cabeça para o dono do carro. Tanto isso é verdade que todas as fábricas eliminaram esse câmbio automatizado e partiram pra caixa automática convencional.

Câmbio automatizado
Foto VW | Divulgação
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Jorge Luiz Santos 9 de outubro de 2020

    Já estou no meu segundo Fiat Idea dualogic. Não faço ideia do que vcs estão falando. Não sei se tive sorte ou se de fato sei dirigir, pois com o primeiro rodei 110.000, com o segundo rodei 230 km. Não é pouco, né? O câmbio é MARAVILHOSO!!! Claro que a cada 100.000 é bom fazer a revisão e trocar o óleo do robô, que custa 150 reais. Muito conforto esse carro. Não entendo essas matérias!!!

  • Avatar
    Wesley Gomes Evangelista 29 de setembro de 2020

    Só da problema pra quem acha que esta num carro de corrida ou fórmula 1, que fica mexendo no câmbio toda hora, uma hora ta no automatico, outra no manual, ai não tem câmbio que aguente.

  • Avatar
    Lúcio 28 de setembro de 2020

    O câmbio é perfeito. Eu o denominaria como “satanás dentro do carro”

  • Avatar
    Robson 18 de agosto de 2020

    É o famoso carro de 2 alegrias, uma.qua do vc compra e outra quando vc vende

  • Avatar
    Marcos André 21 de julho de 2020

    O dualogic é tão bom que até hoje a Fiat tenta corrigir a programação. Simples assim, ofereça seu carro com esse câmbio dualogic pra uma revendedora e depois me diga. Depois compare os preços comparado ao manual.

    • Avatar
      Robson 18 de agosto de 2020

      É o famoso carro de 2 alegrias, uma.qua do vc compra e outra quando vc vende

    • Avatar
      Jorge Luiz Santos 9 de outubro de 2020

      Amigo, essas revendedoras são usurpadora, infeliz de quem precisa deles. Tenho um Idea 2014 dualogic funcionando tudo. Lataria brilhando. Sabe quanto me ofereceram??? 8 mil reais. Falaram que é pq a km está alta. Sendo que eles sempre alteram a km para vender. Coincidentemente lá tinha um Idea dualogic igual ao meu. Inclusive um ano mais velho. Adivinha o valor que vi no vidro? 28.900. isso mesmo!!! Eles ganhariam 20 mil reais em cima da minha idiotice caso vendesse p eles. Revendedores são os lixos da sociedade.

  • Avatar
    Nelson 11 de maio de 2020

    Tenho um Fox 1.6 automatizado que comprei usado a mais de cinco anos, ele está com 120.000km e nunca tive nenhum problema, troquei a embreagem com 75.000km, no transito do anda e para em São Paulo, esse recurso faz toda a diferença no final do dia.

  • Avatar
    André Luís 11 de maio de 2020

    Tenho um Grand Siena Essense 1.6 dualogic a 6 anos, nunca me deu problema, o cambio não é desconfortável, os supostos trancos são imperceptíveis, enfrento o engarrafamento diariamente no percurso casa / trabalho, costumo dirigir em média 30km/dia.

  • Avatar
    Waldeco 11 de fevereiro de 2020

    Olha tive uma strada com o dualogic por 3 anos, nunca me deu problema, muito bom e fiquei muito satisfeito, compraria novamente e recomendaria, papo furado esse negócio de tranco, no dia a dia vc nem percebe, o pessoal anda meia hora com o carro e reclama, tem que conhecer o sistema é como melhor usar e meia hora não dá.

  • Avatar
    robson procopio 11 de fevereiro de 2020

    A pior desgraça que fiz foi ter comprado um gran Siena com esse câmbio,,

  • Avatar
    IVAN VASCONCELLOS 29 de dezembro de 2019

    Boris, sou seu fã, mas acho que dessa vez você exagerou.
    Tenho um Tiggo 5x, adquirido há quase um ano, e posso dizer que estou plenamente satisfeito com o conjunto 1.5 turboxDCT Getrag, que inclusive tem melhor acerto nas escolhas das marchas que o meu carro anterior, um Peugeot 3008, com o tão propalado 1.6 THPxAisin. Em pequenas ladeiras em baixa velocidade o 3008 errava marchas e assim produzia trancos indesejáveis, o Tiggo 5x não tem essa falha e atua sempre suavemente na marcha correta. Na estrada se equivalem.
    Alem disso, não acho sadio generalizar considerando apenas as implementações mal sucedidas de algumas montadoras no Brasil, creio inclusive que o Dr. CAOA não iria enfiar a mão em uma cumbuca com a boca apertada. A CAOA Chery dá garantia de 5 anos para o conjunto motriz, não deve ser a toa, né?

    • Avatar
      Bruno 28 de fevereiro de 2020

      Ivan,
      Não confunda o cambio do Tiggo 5X que é automatizado de dupla embreagem com um automatizado convencional.

  • Avatar
    Rafael 27 de dezembro de 2019

    Tive um Fiat 500 e um Linea com câmbio dualogic e fiquei satisfeito com ambos. O problema é que a Fiat tentou vender como automático, o que não é. A melhor forma de dirigir um automatizado mono embreagem é no modo manual. Assim, você tem o domínio sobre o carro como um manual, mas sem a embreagem, como um automático.
    Outro problema é essa imprensa que acha que, porque não agradou de um carro ele não presta. Ora, existem gostos e necessidades infinitas. Eu mesmo, teria novamente um dualogic, apesar de todos os “especialistas” não recomendarem…

  • Avatar
    Anderson de Almeida 27 de dezembro de 2019

    Alguém sabe se é necessário algum tipo de manutenção e de quanto e quanto tempo?

    • Avatar
      Jorge Luiz Santos 9 de outubro de 2020

      Olha. A cada 200.000 km rodados é bom levar num mecânico de confiança e trocar o óleo do robô. O valor hoje está em 150 reais mais os reparos de manutenção em torno de 200 que são as borrachas. Aí com o custo do mecânico fica em torno de 500 reais. O bom é vc não comprar com uma km muito alta para evitar esses custos. Apesar que câmbio manual também da problemas com a embreagem que tem que ser trocada geralmente a cada 100 mil

  • Avatar
    Adeilson 26 de dezembro de 2019

    Ja usei vários inclusive uma Strada (167.000 km) sem nenhum problema…

  • Avatar
    Paulo 26 de dezembro de 2019

    Tenho um Cronos GSR e nada tenho a reclamar. Não é um automático, mas funciona perfeitamente, além de ser muito econômico.

  • Avatar
    Paulo Debrot 26 de dezembro de 2019

    Não é verdade. Olhe os câmbios dual cluch da VW e da Audi, por exemplo.

  • Avatar
    Waslon T. A. Lopes 26 de dezembro de 2019

    O Golf TSi, o New Tucson, etc tem câmbio automatizado.

Avatar
Deixe um comentário