Câmbio automatizado: vale a pena comprar um carro com ele?
"O câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador"
Por Boris Feldman 26/12/19 às 10h00"O câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador"
Por Boris Feldman 26/12/19 às 10h00O leitor do nosso AutoPapo pergunta: “vale a pena comprar um carro com o câmbio automatizado, seja ele novo ou usado?”
Pra quem não sabe o câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador, que se chama Dualogic na Fiat, I-Motion na Volkswagen, Easytronic na GM, e Easy’R na Renault.
Pois eu não aconselho a compra de um carro nem novo, ainda tem da Fiat, nem usado, pois esta é uma daquelas inovações que não deram certo. Ele realmente funciona como um câmbio automático convencional, mas ele é desconfortável e engasga ao cambiar e costuma dar problema e dor de cabeça para o dono do carro. Tanto isso é verdade que todas as fábricas eliminaram esse câmbio automatizado e partiram pra caixa automática convencional.
Tenho um Siena 2011 dualogic, tive o primeiro problema as 75 mil km onde tive que trocar a embreagem e fazer reparos no câmbio isso custou aproximadamente 4.200 reais, agora 30 mil km estou tendo problemas novamente com o cambio. Pior desgosto da minha vida. Se arrependimento matasse eu estava em estado de putrefação.
Tive um Linea e rodei 120.000 km, Vendi e está com um amigo, 200,000 mil km sem problemas. Hoje tenho uma S10 LTZ automática, carro impecável, mas posso dizer que O Linea foi o melhor carro que já tive. Confortável e porta malas gigante sem aqueles suportes internos que ocupam metade do bagageiro.
Já estou no meu segundo Fiat Idea dualogic. Não faço ideia do que vcs estão falando. Não sei se tive sorte ou se de fato sei dirigir, pois com o primeiro rodei 110.000, com o segundo rodei 230 km. Não é pouco, né? O câmbio é MARAVILHOSO!!! Claro que a cada 100.000 é bom fazer a revisão e trocar o óleo do robô, que custa 150 reais. Muito conforto esse carro. Não entendo essas matérias!!!
Concordo totalmente. Tenho um Stilo 2010 dualogic a 3 anos, fiz a troca da primeira embreagem com 140mil km, alguns trancos que falam até apresentou, mas em uma era coxim e outra vez era bico gotejando, Kkk. Já andei com cvt de 3 marcas diferentes e esses sim não gostei. Sentir a força do motor de forma imediata é demais e isso que me faz querer ficar com meu stilo. Abraço.
Só da problema pra quem acha que esta num carro de corrida ou fórmula 1, que fica mexendo no câmbio toda hora, uma hora ta no automatico, outra no manual, ai não tem câmbio que aguente.
Mas tem opção de trocar manual e automático, é pra ser USADO ! Se der problemas é porque NAO presta
O câmbio é perfeito. Eu o denominaria como “satanás dentro do carro”
É o famoso carro de 2 alegrias, uma.qua do vc compra e outra quando vc vende
O dualogic é tão bom que até hoje a Fiat tenta corrigir a programação. Simples assim, ofereça seu carro com esse câmbio dualogic pra uma revendedora e depois me diga. Depois compare os preços comparado ao manual.
É o famoso carro de 2 alegrias, uma.qua do vc compra e outra quando vc vende
Amigo, essas revendedoras são usurpadora, infeliz de quem precisa deles. Tenho um Idea 2014 dualogic funcionando tudo. Lataria brilhando. Sabe quanto me ofereceram??? 8 mil reais. Falaram que é pq a km está alta. Sendo que eles sempre alteram a km para vender. Coincidentemente lá tinha um Idea dualogic igual ao meu. Inclusive um ano mais velho. Adivinha o valor que vi no vidro? 28.900. isso mesmo!!! Eles ganhariam 20 mil reais em cima da minha idiotice caso vendesse p eles. Revendedores são os lixos da sociedade.
Tenho um Fox 1.6 automatizado que comprei usado a mais de cinco anos, ele está com 120.000km e nunca tive nenhum problema, troquei a embreagem com 75.000km, no transito do anda e para em São Paulo, esse recurso faz toda a diferença no final do dia.
Tenho um Grand Siena Essense 1.6 dualogic a 6 anos, nunca me deu problema, o cambio não é desconfortável, os supostos trancos são imperceptíveis, enfrento o engarrafamento diariamente no percurso casa / trabalho, costumo dirigir em média 30km/dia.
Olha tive uma strada com o dualogic por 3 anos, nunca me deu problema, muito bom e fiquei muito satisfeito, compraria novamente e recomendaria, papo furado esse negócio de tranco, no dia a dia vc nem percebe, o pessoal anda meia hora com o carro e reclama, tem que conhecer o sistema é como melhor usar e meia hora não dá.
A pior desgraça que fiz foi ter comprado um gran Siena com esse câmbio,,
Boris, sou seu fã, mas acho que dessa vez você exagerou.
Tenho um Tiggo 5x, adquirido há quase um ano, e posso dizer que estou plenamente satisfeito com o conjunto 1.5 turboxDCT Getrag, que inclusive tem melhor acerto nas escolhas das marchas que o meu carro anterior, um Peugeot 3008, com o tão propalado 1.6 THPxAisin. Em pequenas ladeiras em baixa velocidade o 3008 errava marchas e assim produzia trancos indesejáveis, o Tiggo 5x não tem essa falha e atua sempre suavemente na marcha correta. Na estrada se equivalem.
Alem disso, não acho sadio generalizar considerando apenas as implementações mal sucedidas de algumas montadoras no Brasil, creio inclusive que o Dr. CAOA não iria enfiar a mão em uma cumbuca com a boca apertada. A CAOA Chery dá garantia de 5 anos para o conjunto motriz, não deve ser a toa, né?
Ivan,
Não confunda o cambio do Tiggo 5X que é automatizado de dupla embreagem com um automatizado convencional.
Tive um Fiat 500 e um Linea com câmbio dualogic e fiquei satisfeito com ambos. O problema é que a Fiat tentou vender como automático, o que não é. A melhor forma de dirigir um automatizado mono embreagem é no modo manual. Assim, você tem o domínio sobre o carro como um manual, mas sem a embreagem, como um automático.
Outro problema é essa imprensa que acha que, porque não agradou de um carro ele não presta. Ora, existem gostos e necessidades infinitas. Eu mesmo, teria novamente um dualogic, apesar de todos os “especialistas” não recomendarem…
Alguém sabe se é necessário algum tipo de manutenção e de quanto e quanto tempo?
Olha. A cada 200.000 km rodados é bom levar num mecânico de confiança e trocar o óleo do robô. O valor hoje está em 150 reais mais os reparos de manutenção em torno de 200 que são as borrachas. Aí com o custo do mecânico fica em torno de 500 reais. O bom é vc não comprar com uma km muito alta para evitar esses custos. Apesar que câmbio manual também da problemas com a embreagem que tem que ser trocada geralmente a cada 100 mil
Ja usei vários inclusive uma Strada (167.000 km) sem nenhum problema…
Tenho um Cronos GSR e nada tenho a reclamar. Não é um automático, mas funciona perfeitamente, além de ser muito econômico.
Não é verdade. Olhe os câmbios dual cluch da VW e da Audi, por exemplo.
O Golf TSi, o New Tucson, etc tem câmbio automatizado.