Até quando posso cancelar a compra de um carro novo?

Qual é o prazo e os motivos que permitem que um comprador cancele a aquisição do carro, mesmo depois de já tê-lo emplacado em seu nome?

Por Boris Feldman07/06/18 às 21h30

Você compra um carro novo, transfere para o seu nome, mas desiste da compra e resolve cancelar tudo. Será que ainda dá tempo?

VEJA TAMBÉM:

[TRANSCRIÇÃO]

É possível cancelar a compra de um carro novo depois que ele já está emplacado em seu nome? Sim, até sete dias depois da emissão da nota se a compra tiver sido feita pela internet, é o que diz o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Se o comprador foi fisicamente na loja, examinou o carro e o adquiriu, então não é possível essa devolução, a menos que o carro apresente um defeito e a concessionária não consiga corrigi-lo. Nesse caso, também segundo o Código do Consumidor, o comprador tem direito à devolução do que ele pagou ou então à substituição daquele automóvel, por um outro zero quilômetro. Alguns casos assim vão parar na Justiça e quase sempre a decisão é favorável ao comprador.

compra um carro novo
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
35 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Rodiney 29 de agosto de 2020

    Assinei uma proposta de compra de veiculo novo. Meu carro usado entrou como parte do negócio, contudo ainda não entreguei na concessionária. Também não passei a procuração para concessionária e logicamente nem mandei fazer a documentação do carro novo e muito menos pude retirar o carro, mas meu financiamento foi aprovado. Ou seja, só assinei a Proposta de Compra sem ainda ter assinado o Contrato. Pergunto: Posso cancelar essa compra ainda?

  • Avatar
    André Recchi 2 de agosto de 2020

    Assinei uma proposta de compra e venda,ainda não dei entrada e nem procuração para concessionária e não retirei o carro ainda e nem mandei fazer a documentação do carro novo,mas meu financiamento foi aprovado.Posso cancelar essa compra ainda?

    • Avatar
      Josi 3 de agosto de 2020

      Também estou na mesma situação.voce conseguiu cancelar?

    • Avatar
      Janete da Silva Macedo 16 de setembro de 2020

      Comprei um carro novo fiz todos os procedimentos até dei entrada, será que posso cancelar a comprar ???

  • Avatar
    Claudia Maria da Costa 25 de julho de 2020

    Assinei uma proposta de compra e venda,ainda não dei entrada e nem procuração para concessionária e não retirei o carro ainda,mas meu financiamento foi aprovado.Posso cancelar essa compra ainda?

  • Avatar
    Marcelo 21 de julho de 2020

    Meu carro pcd faturou,a volks emitiu um boleto de pagamento de 57,600,para dia 30 desse mês. No entanto preciso vender meu carro usado para efetivar o pagamento.
    Tem como eles cancelar o boleto para me dá mais tempo, para vender meu carro? Fui na loja negociar mais disse que não tem como, e que se eu não pagar no prazo vai ter juros, no documento em cartório diz que pagaria o carro na troca de meu usado, eles disseram que me avusaria com bastante antecedência para poder vender meu carro e isso não foi feito, fui pego de surpresa.

  • Avatar
    Nelson Loia 12 de julho de 2020

    Olá!

    Mas e se foi antes de concluir a compra, ainda na fase da proposta?
    .
    A concessionária avaliou meu carro usado, propôs o valor do carro zero e eu escolhi um financiamento para a diferença. Tudo isso num sábado à tarde, quando eu dei um sinal de R$ 470,00 (quatrocentos e setenta reais).
    No domingo entendi que queria desistir.
    Na proposta eles citam uma multa de 10% sobre o valor do carro zero e em não devolver o sinal.
    A proposta tem prazo valido de 3 dias úteis, vencendo na quarta-feira seguinte.
    O carro zero ainda não foi faturado.
    Não concordo com a multa nem com a retenção do sinal. Estou certo?
    Posso cobrar a devolução do sinal e não pagar essa “multa”.
    .
    Desde já obrigado.

  • Avatar
    Ajax jerfferson de morais nobrega 30 de junho de 2020

    Boa tarde eu comprei um carro dia 17 junho mais até hoje não peguei o carro etc mais tv um problema entrei contato com a empresa ver eles pode segurar o carro até dia 27 próximo mês de julho 2020 assine contrato via internet foto etc carro usado eles pode alegar alguma coisa ou seja Meu nome etc obs comprei financiado

  • Avatar
    Danilo Santos Guimarães 23 de maio de 2020

    Comprei um carro semi novo na concessionária,dei uma entrada de sinal de compra e assinei o contrato de compra dois dias depois desisti da compra porém a concessionária não quis devolver minha entrada e eles usaram como argumento que o carro foi retirado da área de venda que minha entrada não será devolvida,mas o carro ficou só um dia fora da loja. É justo pagar 2 mil reais por um carro ficar um dia fora da loja?

  • Avatar
    AMARO JOZE DE SOUZA 30 de março de 2020

    Comprei um carro okm , eles ficaram de me entregar , mas a loja está fechada por causa do corona vírus , eu posso cancelar a compra?

    • Avatar
      Frederico de S. Barbosa 6 de abril de 2020

      AMARO JOZE DE SOUZA, Estou na mesma situação que vc!!

      O vendedor me falou que entregava antes de começar a quarentena, sendo que aqui em GO, já previamos um decreto do Governador!

      Se tiver alguma resposta me avise por gentileza!!

      • Avatar
        Ricardo 16 de abril de 2020

        Ola, comprei um Jeep renegade diesel e estou com o mesmo problema só que invertido, o banco não pagou a concessionária e mesmo assim eles na correria emitiram a nota fiscal, ficaram desde o dia 23 de março pedindo para eu ter paciência, no inicio de abril comentei em cancelar e disseram que não podiam e iriam aguardar o pagamento. Depois que resolvi deixar para lá o banco e pagar a diferença a vista a concessionária disse que no negócio perderam o bonus e estão me forçando a mandar um e-mail solicitando o cancelamento e assim prometeM dar o dinheiro de volta. Eu quero o negócio é led não querem mais com nf e tudo emitido, o que devo fazer? Eu falo que vou depositar a diferença faltante e eles falam para não depositar senao vai piorar as cousas, chegaram a ameaçar a cancelar o negócio por conta.

  • Avatar
    ZENILDA 28 de janeiro de 2020

    FUI NA CONCESSIONARIA OLHAR UM CARRO COM DESEJO DE COMPRAR UM FIAT MOBI ..A VENDEDORA MOSTROU E FEZ A PROPAGANDA DE OUTRO CARRO MOBI TOP DE LINHA COMPLETO ,,EU FIQUEI INTERESSADA E ELA ATÉ MOSTROU FOTOS POIS O VEICULO NAO SE ENCONTRAVA NA LOJA ..COMO GOSTEI DO CARRO ASSINEI UM CONTRATO COM A CONCESSIONARIA DE DÁ UMA ENTRADA NA COMPRA DESSE CARRO FIAT MOBI TOP DE LINHA COMPLETO.. SÓ QUE QUANDO EU FUI VER O CARRO INFORMADO PELA VENDEDORA E VISTO PELO CELULAR NAO CONTINHA O QUE ELA FALOU OU SEJA NAO ERA O MOBI TOP DE LINHA COMPLETO E SIM UM CARRO BASICO QUE NAO TINHA NEM TRAVAS NA CHAVE..TINHA QUE ABRIR NA PORTA,,NAO GOSTEI E NAO PAGUEI A ENTRADA E FALEI QUE QUERIA O CANCELAMENTO DO CONTRATO ..FIZ UMA CARTA DE PROPRIO PUNHO PEDINDO O CANCELAMENTO DO MESMO..E ENTREGUEI NAS MAOS DA VENDEDORA ,,,DEPOIS DE ALGUNS DIAS FUI EM OUTRA CONCESSIONARIA OLHAR E COMPRAR OUTRO CARRO E NAO FOI APROVADO O MEU NOME COM CPF E CNPJ PORQUE ESTÁ NEGATIVADO COMO MAL PAGADORA NA PRAÇA ,,ESTOU INDIGNADA POIS NAO DEVO NADA A NINGUEM JUNTO AO SERASA ..COMO FAÇO PRA RESOLVER ,,VISTO QUE CONCERTEZA FOI A CONCESSIONARIA DA FIAT QUE A LIENOU O CARRO AO MEU CPF E CNPJ..

  • Avatar
    Elaine Cristina morais 27 de dezembro de 2019

    Comprei um carro usado no cartão me arrependi da compr como devolver?

    • Avatar
      José Paulo de Araújo 8 de março de 2020

      Se não usou o carro, creio assim. Vc não pode pagar pelo q não usou?

  • Avatar
    Sabrina 19 de dezembro de 2019

    Comprei um carro a vista e no sete dia da compra ele quebrou sera q posso devolver e recer meu dinheiro d volta..

  • Avatar
    Ggg 15 de dezembro de 2019

    Dei meus documentos para tirar um carro alienado com o banco mas nao assinei nada posso desistir da compra

  • Avatar
    Rui Jorge Silva Simões 14 de dezembro de 2019

    Boa noite, comprei um carro usado importado num stand há 2 dias, viatura de 2017, qua por sua vez quando levei a um mecânico o motor e outros acessórios no sei interior está cheio de ferrugem e salitre.
    Quero entregar a viatura devido ao mau estado do motor
    Como fazer

  • Avatar
    Luciano Reis 16 de outubro de 2019

    Comprei um Logan 2010 numa revedendora
    Porém o carro com 7 dias quebrou a caixa de marcha. Depois deu problema no setor de direção, aí eles em vês deles me entregarem o carro andaram 45 kilo metros gastaram meu combustível.
    Aí eles quebraram a barra de direção e amassaram a porta do motorista. Já está pra vencer a segunda parcela.
    Oque eu faço para cancelar a compra e receber oque eu dei de entrada .
    E quando eu fui olha o carro os pneus eram normais e trocaram os pneus.

  • Avatar
    Vanderleia Silva Dias 9 de outubro de 2019

    Olá …comprei um carro avista de uma.pessoa física .. só foi passado via cartório. Faz 10 dias amanhã mas o carro dês do primeiro dia está com vários problemas quero devolver. Posso ? Purfavor responda

  • Avatar
    Vanderleia Silva Dias 9 de outubro de 2019

    Olá …comprei um carro avista de uma.pessoa física .. só foi passado via cartório. Faz 19 dias amanhã mas o carro dês do primeiro dia está com vários problemas quero devolver. Posso ? Purfavor responda

  • Avatar
    Isabel Santos 11 de setembro de 2019

    Compramos um carro que apromessa foi que o teria 5 dias após assinatura, a vendedora veio dizer que havia arabo e que só 15 dias depois o teria, quiz anular…ela nao deixa….sera que posso ter o dinheiro de volta ???obrigados

  • Avatar
    RODRIGO FERNANDES 20 de agosto de 2019

    Minha mãe ia comprar um automotivo semi novo financiado, ia da l carro dela de entrada chegou a assinou o contrato, porem o vendedor fez um cálculo que minha mãe estivesse dado uns 10mil a mais do que ela teria e então ele cancelou a compra mesmo de ter assinado o contrato. Isso pode?

    • Avatar
      Ereni 26 de setembro de 2019

      Estou na mesma situacao
      Assinei o contrato n revendedora
      Porem desisti no outro dia
      Como procedo?

  • Avatar
    RODRIGO FERNANDES DE SOUZA DA SILVA 20 de agosto de 2019

    Minha mãe ia comprar um automotivo semi novo financiado, ia da l carro dela de entrada chegou a assinou o contrato, porem o vendedor fez um cálculo que minha mãe estivesse dado uns 10mil a mais do que ela teria e então ele cancelou a compra mesmo de ter assinado o contrato. Isso pode?

  • Avatar
    dione 31 de julho de 2019

    comprei um carro , já paguei a documentação mas o mesmo ainda não saiu da concessionária toda vez inventam que o malote com o documento não chegou … será que posso cancelar a compra .. e acionar a a Justiça?

    • Avatar
      SIMONE 14 de setembro de 2019

      Também estou passando por mesma situação

  • Avatar
    ADRIANO DOS SANTOS 26 de junho de 2019

    Neste caso você pode procurar quem lhe vendeu o carro para uma negociação, Você sabia que havia leilão?

  • Avatar
    Erenildo Coelho Alves 22 de junho de 2019

    Como cancelar uma compra de carro

  • Avatar
    Edimar Moreira Alarcão 15 de maio de 2019

    Fui numa loja de carros adquiri um usado. Dei uma pequena entrada depois recebi uma mensagem que não foi aprovado. Como receber este valor de volta. Qual o prazo ou seja quanto tempo demora…

    • Avatar
      Felipe 7 de outubro de 2019

      Também estou na mesma situação amigo,

    • Avatar
      Angelica 16 de julho de 2020

      Alguma resposta?

  • Avatar
    ANTONIO FRANCISCO DA SILVA 16 de abril de 2019

    Eu eu comprei um carro no sabado numa concessionária no sabado ainda nao assinei o contato e nao dei o meu carro como entrada eu posso cacelar

    • Avatar
      Valeria 28 de maio de 2019

      Fui numa concessaria comprei um semi usado e dei meu usado como parte do pagamento. Na hora da entrada disseram que meu carro não foi aceito pois eta carro de leilão. O que devo fazer?

    • Avatar
      Ereni 26 de setembro de 2019

      Estou na mesma situaçao
      Na verdade so seservei o carro
      Mas nao quero mais
      Posso desistir?

Avatar
Deixe um comentário