Cânister danifica com o tanque cheio até a boca?

Abastecer o tanque de combustível não é uma boa ideia. Além de afetar o desempenho do automóvel, essa atitude também é prejudicial para o meio ambiente

Por Boris Feldman19/08/18 às 20h30

Completar o tanque de combustível até a boca é prejudicial ao cânister. Esse péssimo hábito também compromete o bom funcionamento do automóvel e deixa muito mecânico com a pulga atrás da orelha.

[TRANSCRIÇÃO]

Por que evitar que o tanque de combustível seja abastecido até a boca? Porque deve ficar um espaço livre no alto do tanque para que os gases emitidos, por esse combustível, sejam dirigidos ao cânister e não venham contaminar o ar que nós respiramos. Este cânister filtra os gases e os remete limpos para serem queimados pelo motor.

Acontece que geralmente esse cânister tem o seu filtro danificado, porque em vez de receber gases do tanque, vem combustível líquido, porque o tanque foi abastecido até a boca. E aí o cânister passa a jogar gases nocivos na atmosfera e ainda prejudica o bom funcionamento do motor. Pois, ele é conectado a central eletrônica e esta se confunde com os sinais que recebe dele. E aí o motor fica um beberrão com baixo desempenho e o mecânico, sem nem pensar em cânister, fica louco sem saber o que está acontecendo.

cânister
Foto Marcello Casal Júnior | Agência Brasil
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ervin Moretti 24 de agosto de 2020

    Bom dia. Se o canister foi atingido, ele se recupera se deixarmos de abastecer até a boca, ou é preciso trocar? Obrigado

Avatar
Deixe um comentário