Carro movido a hidrogênio é alternativa possível e sustentável

O hidrogênio está entre as três fontes alternativas de energia mais prováveis para locomover o carro futuramente

Por Boris Feldman 03/10/19 às 06h15
Ideia consiste em extrair o nitrogênio presente no etanol para alimentar a Fuel Cell, que gera energia para movimentar o carro elétrico.

São três as energias alternativas mais prováveis para o automóvel: o híbrido, que tem o motor a combustão e outro elétrico. A segunda é o carro totalmente elétrico. E a terceira é o carro movido a hidrogênio, que muitos acham ter o motor a combustão que queima o hidrogênio, mas não é nada disso.

Essa é até uma solução possível, e que já foi usada no passado pela BMW. Mas hoje a ideia é outra: ele é utilizado em carros do tipo fuel-cell, ou seja, com célula a combustível onde o tanque do carro é abastecido com hidrogênio.

Daí ele vai para a fuel-cell, onde em uma reação química com o oxigênio, se produz a energia elétrica que vai movimentar os motores. Ou seja: o carro movido a hidrogênio é um elétrico que funciona gerando sua própria energia e dispensando as baterias. E sabe o que sai pelo escapamento? O hidrogênio, H2, junto com o oxigênio, O, formam H2O. Ou seja, água limpa e potável.

lateral bmw i hydrogen next Carro movido a hidrogênio
BMW i Hydrogen – foto BMW | Divulgação
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Geisiane 1 de março de 2021

Gostei da marcar

Avatar
Salmo dias de Moraes 24 de dezembro de 2019

Quero conhecer um veículo que usa só hidrogênio para andar

Avatar
Costa 4 de outubro de 2019

Discordo de que o que saí no escapamento do veículo movido a hidrogênio é água potável. A água para ser considerada potável tem outros parâmetros a serem considerados para ser potável. Como você é um formador de opinião, vai ter motorista coletando água do escapamento para beber

Avatar
Pantoja 14 de janeiro de 2020

Gostaria de saber mais sobre a reação química do H e O2, pois há pessoas dizendo na internet que não produz H2O na saída. Tenho estudando essa possibilidade. Na California já existe postos que vendem Hidrogênio.

Avatar
Ricardo Bortolotti 16 de janeiro de 2020

Gostaria de saber quantos carros movidos a água existem no Brasil e qual seus preços na compra destes veículos

Avatar
Deixe um comentário