Carro antigo não amassava. Quem amassava era você!

Sempre tem um sujeito que defende que carro bom era aquele do passado que batia e não estragava, diferentemente dos atuais que se deformam totalmente

caro antigo acidente portal
Os carros antigos não tinham tecnologia de segurança como nos atuais (Foto: IIHS.org)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/01/2023 às 07h32

Tem gente que ainda insiste que os carros antigos resistiam muito melhor no momento de uma batida, de um acidente.

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Eles falam isso no sentido crítico de que os velhos carros, aquele Buickão do vovô, eram muito mais resistentes e protegiam melhor os passageiros do que os mais modernos que, segundo esse mesmo pessoal, não passam de uma lata de sardinha.

E qual é a verdade nisso aí? Que a lata era mais resistente não tenha a menor dúvida. Entretanto ela protegia o automóvel, não o motorista e passageiros.

Os automóveis modernos são projetados para, no caso de uma batida, de um acidente, distribuir as forças resultantes do impacto de modo a proteger os ocupantes. Além, é claro, dos cintos, dos airbags e de outros dispositivos de segurança.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
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Lohan Exugoi 10 de junho de 2024

Por causa da perspectiva da crise de petróleo, por volta de 1938 os países consumidores resolveram reduzir a massa da carcaça dos veículos para que os mesmos apresentassem melhor desempenho quanto ao consumo. A inovação foi lançada no mercado, escondida sob a falsa propaganda de que novas tecnologias que melhoravam o desempenho, possibilitando fazer mais quilômetros com menos combustível, fora implantada. Se reduzir a resistência do veículo servisse para proteger os tripulantes, os carros de fórmula 1 seriam feitas de papel celofane e dispensariam o receptáculo do piloto, quase inquebrável. O petróleo está acabando e a massa dos veículos será reduzida em razão proporcional à estimativa fóssil restante. (L.E.V.I.:)

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Lula2026 8 de março de 2024

bate um opala num hb20 e voce vai ver o resultado.

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Polvo 26 de janeiro de 2023

E a perua Volvo 850 indestrutível? Impressionante!

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Cadillata 25 de janeiro de 2023

Se o Ford Corcel II não foi o primeiro feito no Brasil apto a absorver impactos, foi um dos primeiros. O chamado efeito sanfona.
Logo que foi lançado, vi um acidente que envolveu um Corcel II e outro carro.
Embora os ocupantes do Corcel II não foram afetados pelo acidente, os do outro carro tiveram que ser socorridos.
Mesmo assim, as pessoas que lá estavam criticaram o Corcel que ficou mais amassado que o outro.
Tentei explicar, mas ninguém acreditou.

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